Com duração de cerca de 11 meses, entre 330 e 350 dias, a gestação das éguas exige uma atenção especial por parte dos criadores. Os animais devem gozar de cuidados pontuais durante a prenhez, a fim de garantir que a saúde da fêmea e do potro que está por vir sejam preservadas.
A duração média da gestação das éguas foi de 330,42±9,89 dias, confirmando os resultados para a raça no Brasil (Unanian, 1991), porém ligeiramente inferior à maioria das informações obtidas em outros países: 332,1±3,3 dias (El- Wishy et al., 1990), 335,84±0,46 (Dermici, 1988) e 341,7±10 dias (Vivo et al., 1984).
1a MUDA – aos dois anos e meio, ocorre a erupção das pinças permanentes, com a consequente queda das pinças de leite. Elas alcançarão as opostas em 6 meses. 2a MUDA – aos três anos e meio ocorre a erupção dos médios que chegarão na altura das pinças, aos quatro anos de idade.
Quanto Tempo Dura a Prenhês de Uma Égua? - Curiosidades Equestres
Quanto tempo leva para um potro nascer?
Com duração de cerca de 11 meses, entre 330 e 350 dias, a gestação das éguas exige uma atenção especial por parte dos criadores. Os animais devem gozar de cuidados pontuais durante a prenhez, a fim de garantir que a saúde da fêmea e do potro que está por vir sejam preservadas.
Os potros ficam férteis a partir de 1 ano e 8 meses, tendo espermatozóides viáveis que podem emprenhar a égua, podendo variar de raça para raça. É ideal já separar os machos das fêmeas durante a desmama, ou no máximo com 1 ano e 2 meses.
Então, como descobrir se a égua está prenhe? Em primeiro lugar, é possível observar o comportamento delas quando estão próximas dos machos. 14 dias após a monta, coloque-a próxima do cavalo e observe: se ela estiver grávida, normalmente se distanciará dele e não se posicionará de costas.
Aproximadamente um mês antes do parto, as éguas começam a apresentar certos sintomas característicos como o aparecimento do edema na parte inferior do abdômen e o aumento do tamanho do úbero. Estes sinais são muito mais evidentes nas 2 semanas antes do parto.
Geralmente as éguas só aceitam serem cobertas durante o cio, período que estão preparadas para serem fertilizadas. O cio ocorre, em média, a cada 21 dias, dura de 7 a 9 dias, e a ovulação* ocorre mais ou menos 2 a 3 dias antes do término do cio.
O ciclo estral em éguas é o período de que se estende de uma ovulação até a subsequente. A repetição dos ciclos, ou cios, é o que prepara o animal para receber a concepção. Nas éguas, o período ocorre repetidas vezes, uma vez por ano, no momento em que há maior incidência solar.
Os cavalos podem se reproduzir a partir dos 18 meses de idade. Mas, a gestação em equinos jovens não é recomendada uma vez que pode prejudicar o desenvolvimento da égua.
Uma vez que o cavalo atinge a idade de quatro anos, eles geralmente são considerados adultos. Enquanto algumas raças de maturação lenta continuarão crescendo, a maioria atingirá seu tamanho adulto entre quatro e cinco anos de idade. Muitos começarão a ir para a pista de provas nessa idade, entre três e quatro anos.
A gestação da égua, fêmea do cavalo, dura em média 11 meses. No geral, ela só gera um filhote por vez, que é chamado de potro. Esse bebê já é capaz de ficar de pé duas horas após seu nascimento e mama até os sete meses!
Após o nascimento, o potro pode consumir ração a partir do sétimo dia de vida. O aleitamento é ideal de quatro a seis meses de vida, mas pode ser expandido caso o animal ainda precise. Segundo Natalia, o ideal é separar a mãe do potro no momento da alimentação para maior controle do que os animais consomem.
Temperamento caprichoso, inquieto. A região do dorso, próxima à cernelha, fica arqueada. Relaxamento ou afundamento da região pélvica e da garupa. Ventre bastante abaulado.
Além disso, do período da fecundação até o sexto mês, apenas exercícios leves são recomendados. Não deve éguas prenhas para cavalgadas longas, as montas devem ter no máximo uma hora, evitando a exaustão do animal e complicações na gestação.
O 1º cio pós-parto ocorre em média aos 12,3 (± 10,9) dias pós-parto e, quando apresenta uma duração de 8 a 14 dias, é significativamente mais fértil do que quando tem uma duração fora destes limites. A taxa de prenhez observada no 2º cio pós-parto foi significativamente superior à do 1º cio pós-parto.
“A gestação mais longa é a da mamãe elefante, que leva de 22 a 24 meses”, diz a bióloga Mara Cristina Marques, da Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Os de gestação mais curta são os roedores. Por isso eles são geralmente escolhidos para as pesquisas de laboratório.
A avaliação das características ovulatórias e dos resultados de fertilidade, neste trabalho, permitiram concluir que a fertilidade das éguas decaiu a partir dos 15 anos de idade; entretanto, a senescência não ocorreu até os 19 anos.
De forma geral, a desmama dos potros deve ser feita quando os animais estiverem com 5 meses a 6 meses de idade. Quando está na natureza, porém, a própria égua percebe o período de desmame, e nessa situação pode-se ter uma desmama mais tardia, com 8 meses ou mais.
O bom desenvolvimento do potro dependerá de diferentes fatores. Primeiro de tudo fatores genéticos, tais como raça, tamanho, período de gestação, peso ao nascer…, mas também fatores externos, tais como a produção de leite da égua, a dieta do potro, o cuidado e a atenção dada ao potro durante seu crescimento.
Com o avanço da lactação a égua vai se recu- perando aos poucos; deste modo deve-se ter atenção na sua alimentação para permitir sua recuperação e uma produção adequada de leite para sua cria. Geralmente o desmame dos potros é realizado en- tre o sexto e oitavo mês de vida.