Entretanto, quando o equipamento é eficiente e está com um bom desempenho, demora, em média, de 30 minutos a uma hora para recarregar a bateria automotiva. É válido ressaltar que se ela estiver totalmente descarregada, pode levar muito mais tempo para recarregar.
Quanto tempo devo deixar o carro ligado para recarregar a bateria?
É importante ligar o carro pelo menos uma vez por semana por cerca de 15 minutos para o alternador recarregar a bateria. Isso porque mesmo quando o veículo está parado, ele continua consumindo energia para alimentar os sistemas elétricos.
Para verificar se o alternador está carregando corretamente, você pode usar um multímetro. Com o motor ligado, busque manter uma rotação próxima de 2.000 RPM e conecte o multímetro aos terminais da bateria.
Quanto tempo a bateria dura com o carro fora de uso? Com o alternador impossibilitado de fazer seu trabalho, é normal que a bateria descarregue. Uma bateria de carro normalmente dura cerca de quatro semanas, mas varia de acordo com o veículo e a idade da bateria.
Em condições normais, a ferramenta vai indicar até 13 V e, com a oscilação de rotação, entre 13 e 14,5 V. É sinal de que o alternador está em boas condições; se a voltagem não passar de 13 V ou estiver abaixo disso, então realmente há um defeito no alternador e ele não está carregando a bateria como deveria.
Quanto tempo leva para a bateria carregar no alternador?
Entretanto, quando o equipamento é eficiente e está com um bom desempenho, demora, em média, de 30 minutos a uma hora para recarregar a bateria automotiva. É válido ressaltar que se ela estiver totalmente descarregada, pode levar muito mais tempo para recarregar.
Isto pode dever-se pela correia ter partido ou porque o alternador não está a gerar energia suficiente. Os ruídos podem não ser fáceis de distinguir de outras falhas no motor, no entanto deve ficar atento se este coincide com as rotações do motor.
Sem o alternador, não seria possível manter a bateria do automóvel na sua máxima capacidade de carga e o veículo só iria continuar a funcionar normalmente até esgotar toda a energia acumulada. Sendo assim, se tiver o alternador avariado, é recomendável não utilizar o carro nessas situações.
Uma bateria quando é boa, segura a carga e não apresenta uma queda de voltagem para menos de 9V. Para você ter ideia, uma bateria sem condições de uso mostrará uma queda de voltagem em torno de 5V ou 0V.
Especialistas normalmente recomendam substituir o alternador quando o veículo atinge aproximadamente 200 mil quilômetros rodados. No entanto, em alguns casos, é possível reparar e restaurar um alternador defeituoso, desde que os danos não tenham comprometido sua carcaça.
Agora vamos conhecer as causas mais comuns que danificam o alternador, são elas: Sobrecarga por excesso de consumo , ou seja, o uso de lâmpadas de alta potência, equipamentos de som e acessórios. Baterias com defeito são incapazes de fornecer energia, se tornando uma “peso” para o alternador.
Contaminação por água, óleo, pó ou outros resíduos, podem vir a danificar os componentes internos do alternador. Outra causa de defeito no alternador normalmente acontece devido ao ajuste inadequado da correia, podendo ela estar muito esticada ou frouxa.
Como saber se o problema é no alternador ou na bateria?
* Se a lâmpada do painel ficar ligada constantemente ou estiver piscando, isso pode indicar um problema no alternador ou em seu regulador de voltagem. Outro componente que requer atenção é a correia que faz a ligação entre o motor e o alternador: por exemplo, se ela estiver rompida, a bateria não irá recarregar.
Tem que andar com o carro para carregar a bateria?
Para que a bateria seja carregada deve deixar o carro ligado e a funcionar durante 20 minutos. Logo que passe este tempo, a bateria estará carregada e poderá voltar a utilizar o carro para ir onde quiser.
Para evitar a deterioração do combustível comum, é importante ligar o motor do carro periodicamente. O recomendado é uma vez por semana durante 20 minutos. Lembre-se de sempre fazer isso em locais abertos. Em ambientes fechados, os gases do escapamento acumulados podem causar riscos à saúde.
Em média, a corrente de energia que esse equipamento permite é de 8 a 10 A (amperes). Ou seja, o fluxo máximo desse modelo é de cerca de 3kW. Para exemplificar, em um veículo com uma bateria de 40kW, uma carga levaria um tempo médio de 20h a 40h para estar completa.
Sistema de ignição: A baixa tensão da bateria pode resultar em uma faísca fraca nas velas de ignição, o que dificulta a partida do motor. Isso pode levar a uma partida lenta, falhas na ignição ou até mesmo a impossibilidade de ligar o motor.
Qual a voltagem de uma bateria totalmente carregada?
Você pode usar essa relação que trazemos abaixo, por exemplo: se o multímetro estiver mostrando 12,80 volts, sua bateria está em 100% de carga e com a saúde completamente carregada. Importante notar que se o motor estiver funcionando, a voltagem será maior, variando entre 13.5 até 14.5.
Quanto maior for a voltagem, mais energia poderá fluir da bateria. Quando totalmente carregada e com o carro parado, a voltagem da bateria deve medir 12,6 V ou mais. Com o motor em funcionamento, a medição deve ser entre 13,7 V e 14,7 V.
O fenômeno é causado por vários motivos um deles é o mau funcionamento do regulador de tensão do veículo. O regulador deve executar o gerenciamento da tensão (voltagem) que é enviada pelo alternador do veículo para a bateria e o sistema elétrico do veículo.
O custo médio do alternador do carro para reposição varia de acordo com o modelo e o fabricante da peça, girando em torno de R$600 a R$2 mil, considerando o valor da peça toda. Em alguns casos, é possível trocar apenas um ou mais componentes internos para baratear o custo.
Normalmente um alternador pode funcionar perfeitamente até os 200.000 quilômetros rodados, em alguns casos o alternador pode ser reparado apenas com a substituição de seus componentes internos, o que torna o conserto bem mais barato.
Alguns dos problemas mais comuns são: O carro não conseguir dar partida, bateria descarregada, chiado intenso na correia da serpentina, a luz da bateria ligada e etc. Outro defeito comum é no próprio regulador. Com um multímetro e o motor ligado, mede-se a carga do alternador na bateria.
Sobrecarga elétrica: O alternador é projetado para fornecer uma certa quantidade de energia elétrica ao veículo. Se houver uma sobrecarga elétrica, seja por causa de componentes defeituosos ou pelo uso excessivo de acessórios elétricos, o alternador pode não ser capaz de suprir essa demanda e acabar queimando.
Geralmente, ela acende devido a um defeito no sistema elétrico que está fazendo com que a bateria não seja carregada, e nesse caso o motivo é a correia responsável pelo alternador. A luz também acende sempre que o sistema elétrico não carrega a bateria em uma tensão específica.