Quanto tempo o vírus da dengue fica ativo no corpo?
Os sintomas da dengue clássica duram em média 7 dias, dependendo do estado de saúde do paciente antes de adoecer. Em geral, adultos saudáveis costumam se recuperar da doença em apenas 2 ou 3 dias, pois o organismo está mais preparado para combater o vírus.
Até essa descoberta, os cientistas sabiam que o sistema imunológico conseguia se livrar do vírus, mas nunca tinham entendido o processo em detalhes. O que a MBL faz é identificar moléculas de açúcar presentes ao redor do vírus. Uma vez que o corpo estranho é detectado, os anticorpos reagem e matam os vírus.
Quanto tempo o vírus da dengue permanece no organismo?
Na maioria dos casos, há uma cura espontânea depois de dez dias. No caso da forma grave da doença, o protocolo do Ministério da Saúde é a internação do paciente para o manejo clínico adequado.
A imunidade é permanente para um mesmo sorotipo (homóloga). Entretanto, a imunidade cruzada (heteróloga) é temporária por dois a três meses. Logo, se a pessoa for contaminada por outro tipo após esse período, terá adquirido novamente a doença por outro sorotipo.
A princípio, não. Estima-se que um caso de dengue gere imunidade à doença por um período de pelo menos 6 meses. Neste período a pessoa está segura e, em vigência de uma nova síndrome febril, deve-se pensar em outros diagnósticos diferenciais.
Estou com dengue posso ter relação com meu marido?
Indivíduos que tiveram dengue devem aguardar ao menos 30 dias após a recuperação clínica para fazer o procedimento, assim como quem teve relação sexual recente com alguma pessoa que teve a doença.
Assim, uma pessoa pode ter doença até quatro vezes ao longo de sua vida, já que se torna imune somente ao sorotipo que já foi infectada. "Quando você dengue pela segunda vez, você ainda possui anticorpos da primeira infecção, mas eles não são suficientes para matar o vírus.
A partir do terceiro dia, a maioria dos pacientes tem uma melhora, com a febre indo embora, mas com a continuidade da dor. Só que tem uma parcela pequena entre o terceiro e o sétimo dia que pode evoluir para a dengue hemorrágica”, explica a médica de família da UBS 2 de Santa Maria, Fabiana Fonseca.
Não existe tratamento específico para combater o vírus da dengue. O mais importante é combater a desidratação e aliviar os sintomas. A hidratação adequada é a principal forma de tratar a doença.
O infectologista Julival Ribeiro aponta que as pessoas diagnosticadas com dengue grave, chamada de dengue hemorrágica, podem continuar com sintomas e ter sequelas, como insuficiência cardíaca e miocardite – uma inflamação do tecido muscular do coração. Julival menciona, ainda, que podem haver sequelas cerebrais.
Quando a dengue começa a coçar? Quando a dengue está sarando, ela coça em algumas pessoas. Alguns estudos mostram que o prurido (coceira) pode ocorrer em cerca de 30% dos pacientes, geralmente surgindo com o aparecimento das erupções cutâneas, podendo surgir após, quando começa a descamação da pele.
A fase crônica se manifesta, principalmente, com o cansaço, fraqueza muscular e fadiga. “Essa fase durar até 90 dias, com dias melhores e dias piores, mas com uma tendência progressiva de melhora.
Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), podem surgir manifestações clínicas (sinais de alarme) correspondentes a uma complicação da doença potencialmente letal chamada dengue grave (conhecida anteriormente como dengue hemorrágica).
Porque quem está com dengue não pode comer batata?
Segundo a Asbran, abricó, ameixa fresca, amêndoa, amora, batata, cereja, groselha, limão, maçã, melão, morango, nectarina, nozes, passa, pepino, pêssego, pimenta, tangerina, tomate e a uva possuem salicilatos, que além de potencializar os efeitos da dengue, podem, como consequência, piorar a condição da pessoa ...
O que comer para se recuperar mais rápido da dengue?
Carnes brancas, peixes, ovos, laticínios e fígado, que são fontes de vitamina D. Castanhas, sementes e arroz integral também são importantes pois têm zinco. Além disso, o suco de folhas de papaia tem efeito imunomodulador e aumenta o número de plaquetas (porque sua diminuição é uma complicação usual da dengue).
Quanto tempo as plaquetas voltam ao normal depois da dengue?
No caso da coordenadora de projetos Beatriz Lavandoscki, as plaquetas chegaram a 115 mil durante o período em que esteve com a doença, mas os valores voltaram à normalidade após uma semana em tratamento.
Embora a imunidade para o vírus da dengue seja sorotipo específica, admite-se que por um período de 1 a 3 meses após a infecção por algum tipo, o indivíduo apresente alguma imunidade cruzada contra os demais.
Assim, o tratamento é basicamente de suporte, com reposição de líquidos, albumina e plaquetas conforme necessidade, segundo protocolo do Ministério da Saúde (acima). A elevação de enzimas hepáticas ocorre em até 50-90% dos portadores de dengue, geralmente com pequeno aumento e sem significado clínico.
Varia de 3 a 15 dias, sendo, em média, de 5 a 6 dias. A transmissão ocorre enquanto houver presença de vírus no sangue do homem (período de viremia). Este período começa um dia antes do aparecimento da febre e vai até o 6º dia da doença. A suscetibilidade ao vírus da dengue é universal.
A dengue pode causar miocardite que é inflamação do músculo cardíaco ou pericardite, uma inflamação na membrana que envolve o coração, com sintomas como no peito, falta de ar, dificuldade para respirar, inchaço nos pés ou tornozelos ou tonturas.
Por isso, deve-se evitar beijar, ter contato muito próximo ou com pessoas desconhecidas ou que estejam com sintomas como febre, dor no corpo ou feridas na boca. Também se deve evitar compartilhar o mesmo copo.