Quando uma indústria farmacêutica compra as caixas da Knauf Isopor®, são realizadas pesquisas que garantem até 120 horas de duração da temperatura necessária ao produto.
O tempo que o gelo dura em uma caixa de isopor pode variar conforme qualidade do isopor, temperatura ambiente e frequência com que a caixa é aberta. No entanto, em condições ideais, o gelo pode durar até 24 horas.
Como funciona o isopor para conservar carnes e bebidas?
O isopor é uma das embalagens térmicas mais conhecidas no mercado. No armazenamento de alimentos e bebidas quentes, como chá e café, o material atua retendo o calor dentro da embalagem, mantendo as bebidas quentinhas por mais tempo.
A única desvantagem que o isopor apresenta pode ser uma vantagem, dependendo do descarte que for dado às embalagens. Isso se deve ao fato de que, ao mesmo tempo que o isopor é 100% reciclável, ele também é um dos piores poluidores do planeta, se deixado para decompor na natureza.
Os dois produtos tem o mesmo objetivo: manter a temperatura do que estiver dentro deles. Entretanto, a Caixa Térmica leva uma pequena vantagem. Ela é mais resistente, e dura mais tempo do que o isopor, um produto bastante sensível à ação do tempo.
Como conservar alimentos no isopor por mais tempo?
Evite colocar os alimentos em contato direto com o EPS Isopor®. O ideal é que eles sejam embalados em sacos plásticos ou papel alumínio, de forma a garantir a higiene e a melhor conservação dos produtos. Sempre limpe suas caixas de EPS Isopor® antes e depois de utilizá-las.
2- Acrescente gelo com álcool ou com sal nas caixas térmicas. Isso ajuda a manter as temperaturas baixas; 3- Dê preferência às latinhas, ao invés das garrafas de vidro, que demoram mais para gelar; 4- Utilize suporte de EPS Isopor® para as latas.
Nesse momento, surge a dúvida sobre: qual a melhor caixa térmica ou isopor? Apesar de o isopor ter um custo mais barato, as caixas térmicas geralmente possuem mais qualidade e durabilidade, são mais resistentes a impactos e podem suportar temperaturas altas.
Cubra o gelo com outra toalha e feche a tampa da caixa de isopor. Por fim, se o isopor não tiver uma trava de segurança, sele a caixa com fita adesiva para evitar que o ar frio vaze.
Por exemplo, o gelo é a fonte principal de refrigeração, portanto, deve ser distribuído para garantir uma temperatura estável. Dessa forma, a caixa térmica de EPS Isopor® consegue manter os alimentos refrigerados e em bons estados para consumo por até 12 horas.
Com o uso dos Forros com aplicação de manta térmica a temperatura interna do telhado pode ser reduzida em até 18ºC. Além de ser um ótimo aliado em dias de calor, faz toda a diferença em dias frios, pois mantém a temperatura interna do ambiente.
Isso quer dizer que ele vai derreter da mesma forma. Em longas viagens, o recomendado é transportar a sobremesa em uma caixa de isopor com gelo seco, que possui temperatura inferior a 78 graus negativos. Fazendo isso, o sorvete permanece por 24 horas sem sofrer alterações.
O isopor é um material leve, versátil e que não prolifera bactérias ou fungos. No quesito de conservação, as embalagens para alimentos em isopor garantem um controle de temperatura muito maior, sendo um ótimo isolante térmico, ou seja, mantém sua comida fresca por mais tempo.
Caso seja possível, leve uma caixa térmica ou de isopor para fazer o transporte de alimentos congelados. Eles devem ser os últimos itens da lista a serem pegos, para que fiquem o mínimo de tempo possível fora da refrigeração.
As caixas de isopor e os recipientes de plástico são utilizados para conservar a temperatura dos alimentos. Como são isolantes térmicos, esses materiais evitam as trocas de calor entre o alimento e o meio externo, e a temperatura mantém-se constante por muito mais tempo.
Faz mal? Não, mas também não é recomendado comer", ressaltou ela. Especialistas reforçam que o material não deve ser ingerido por pessoas, já que não é produzido para fins alimentícios.
Este material frequentemente gera dúvidas sobre sua reciclabilidade. Ele é um material plástico leve e resistente, amplamente utilizado em embalagens e produtos descartáveis. Por ser altamente poluente e de difícil decomposição, o seu descarte correto é fundamental para evitar danos ao meio ambiente.