O cálculo da v/1000 (velocidade por 1.000 rpm) Há várias maneiras de calcular a v/1000, mas a que uso há anos, por achar prática, é como segue. Pegue o diâmetro e multiplique-o por 3,1416 (Pi) e em seguida por 0,06 (ou multiplique direto por 0,188496, dá no mesmo), que é igual 117,037.
Na prática, ele mostra a rotação do motor que é denominada RPM ou rotações por minuto. A descrição no relógio é mostrada de forma abreviada — já que 1, 2,3 e 4 indicam 1.000, 2.000, 3000 e 4.000 giros, respectivamente — e quer dizer quantas milhares de vezes o virabrequim gira por minuto.
A velocidade amostrada no velocímetro é a 3.000 rpm - 40 Km ; 4.000 rpm - 60 Km ; 5.000 rpm 80 km, sendo que a mais de 4.000 rpm, parece que o motor está sendo aparentemente forçado !!
Quantos RPM economiza gasolina? Convertendo essa velocidade média para uma rotação ideal para economizar combustível, seria de 2.000 RPM a 3.000 RPM quando em velocidade constante de 80 km/h e de 2.500 RPM a 3.500 RPM, em velocidade constante de 100 km/h.
Convertendo essa velocidade média para uma rotação ideal para economizar combustível, seria de 2.000 RPM a 3.000 RPM quando em velocidade constante de 80 km/h e de 2.500 RPM a 3.500 RPM, em velocidade constante de 100 km/h.
Basta dividir a velocidade desejada pela v/1000 multiplicando por 1.000. Para 120 km/h e v/1000 de 38,5 km/h, por exemplo, 120 ÷ 38,5 x 1.000 = 3.116 rpm.
Já os de alta rotação são motores a combustão (gasolina, álcool e GNV) que operam em regime de rotação acima de 5000 RPM, e motores a explosão (diesel) que operam em regimes de rotação acima de 3000 RPM.
Primeiro precisamos saber que a velocidade dos motores é gerada em RPM (rotações por minuto). Como o nome já diz, a RPM é o número de voltas completas que um eixo, ou uma polia, ou uma engrenagem dá em um minuto. A velocidade fornecida por um conjunto transmissor depende da relação entre os diâmetros das polias.
Digamos que essa medida deu 2 metros, e digamos que você mediu 1200 RPM, isso significa 2 x 1200 = 2400 metros por minuto de “rolagem no chão”, divide por 60, terá 40 metros por segundo.
Cientistas da Universade de St. Andrews, na Escócia, apresentaram os resultados de uma pesquisa que criou o objeto com rotação mais rápida da Terra. Uma microscópica esfera feita de carbonato de cálcio registrou um ápice de 600 milhões de rotações por minuto, o famoso RPM que tanto vemos em motores por aí.
A faixa de RPM ideal para economizar combustível pode variar de veículo para veículo, mas geralmente fica entre 2.000 e 3.000 RPM. Nessa faixa, o motor funciona de maneira mais eficiente e consome menos combustível. Importante ressaltar que o comportamento do condutor e o tipo de estrada também influenciam no consumo.
O indicador do RPM possui um apontador que vai do número 1 ao 8 (e que indica a contagem de giros), além de uma estampa com o número x1000 (ou seja, o número é multiplicado por mil).
Possíveis problemas que podem ocorrer no motor se o mesmo ficar no corte de giro por muito tempo: Empenamento de. Avarias na cabeça do pistão. Engripar o pistão no cilindro (Falta de lubrificação ou alta temperatura de trabalho)
Aqui esta a grande jogada da leitura. É feito a cada 1 segundo, a leitura da variável RPM, que foi modificada pela interrupção da ventoinha. Para converter as rotações por segundo, para rotações por minuto, é necessário multiplicar por 60, já que 1 minuto tem 60 segundos.
Para medirmos a rotação de um motor podemos utilizar de alguns dispositivos. O mais comum e de maior uso no mercado é o tacômetro manual. Esse dispositivo é colocado diretamente no eixo do motor. A rotação do motor é transmitida para o tacômetro através de uma embreagem de borracha.
Assim, é preciso multiplicar a frequência da rede em Hertz (Hz) por 60 (que é o fator de conversão para rotação em minutos) e dividir o resultado pelo número de pares de polos do motor.