Causas de Morte das BaleiasBaleias de grandes dimensões, representadas pela maioria dos Mysticeti e os cachalotes, podem ter uma expectativa de vida de 80-90 anos dependendo da espécie, em casos extremos podem chegar aos 200 anos de idade (baleia-da-groenlândia).
Uma baleia jubarte foi encontrada morta, nesta terça-feira (16), em uma praia da cidade de Mucuri, no extremo sul do estado. Segundo profissionais do Projeto Baleia Jubarte, o animal era uma fêmea adulta e estava na região da praia da Costa Dourada.
Depois da morte, o corpo das baleias pode se expandir de forma significativa por conta do gás produzido durante a decomposição, o que faz com que flutuem. Nesse momento, a carcaça serve de alimento para tubarões, como os tigre.
Orca mais velha do mundo morre aos 100 anos de idade
Como é que a baleia dorme?
Sabendo disso, como então os cetáceos dormem? Eles dormem com um lado do cérebro de cada vez, isso mesmo. Essa adaptação recebe o nome de sono uni-hemisférico, estado no qual um hemisfério cerebral dorme enquanto o outro permanece acordado.
Michael Packard, um norte-americano de 56 anos, ficou conhecido no mundo em 2021, ao protagonizar uma história digna de livros ou filmes de ficção, em que sobreviveu após ser engolido por uma baleia.
As baleias são animais gigantescos adaptados à vida aquática e, por isso, não conseguem suportar seu peso na terra. O seu corpo é tão pesado que pressiona os órgãos internos, incluindo o pulmão, e a baleia acaba não conseguindo oxigenar seu corpo.
Molusco bivalve (Arctica islandica) Alguns exemplares desse molusco podem ultrapassar 500 anos. Sua longevidade é atribuída ao crescimento lento e ao metabolismo extremamente baixo. Ele é encontrado em águas frias e profundas do Atlântico Norte.
Podendo ultrapassar os 200 anos, essa baleia pesa entre 75 e 100 toneladas. Além disso, podem chegar a 18 metros de comprimento, no caso das fêmeas. Ele pode atingir até sete metros de comprimento e e que vive em ambientes que são pouco frequentados pelos homens. Ele pode viver por volta de 300 anos.
Ele já vagava pelos mares durante o surto de peste bubônica em Londres em 1665. O tubarão-da-Groenlândia reapareceu nas proximidades de Belize, no Caribe. Considerado o animal mais longevo do planeta, com idade aproximada de 518 anos, ele continua a impressionar cientistas.
Baleia-cinzenta foi vista nos mares próximos de Boston, EUA
Especialistas acreditam afinal que a espécie tenha sido extinta do Oceano Atlântico há 200 anos. O animal foi visto por uma equipe de exploração aérea no último dia 1.
Mas nem a baleia nem a tartaruga detêm o título de animal com a maior expectativa de vida da Terra. Este título cabe a um molusco bivalve da espécie Arctica Islandica, que entrou para o livro Guiness dos Recordes quando pesquisadores descobriram, em 2013 que ele tinha 507 anos.
Primeiro, isso acontece quando, ao invés de afundar, que é o comum, o animal morre encalhado ou fica boiando na água. Segundo, elas explodem porque o corpo entra em decomposição. e começa a produzir. e acumular gases de sulfeto de hidrogênio, metano e amônia.
Neste cenário, muitas pessoas podem se atrever a tocar no animal, mas esta atitude esconde um risco terrível. É importante saber por que nunca se deve tocar em uma baleia morta. Depois que morre, o corpo de algumas baleias começa a produzir gazes que vão se acumulando e fazendo com que a carcaça se expanda em tamanho.
Outros animais marinhos, como golfinhos e baleias, nunca bebem água do oceano, mas acabam ingerindo um pouco durante a alimentação, mesmo sem querer. Como bebem menos água, os rins deles são menores do que os nossos e a urina é concentrada, ou seja, com mais sais minerais e menos líquidos.
O cachalote tem o sistema intestinal mais longo do mundo, excedendo 300 metros em espécimes maiores. Semelhante aos ruminantes, o cachalote tem um estômago de quatro câmaras.
O número de dentes varia entre 36 e 60. Como curiosidade, o nome popular cachalote vem de cachalot, do francês antigo, que significa "dente grande". A fonte principal de alimento dos cachalotes são as lulas gigantes, que podem atingir 18 m de comprimento, e que vivem em grandes profundidades.
Nos textos bíblicos, o profeta Jonas foi chamado por Deus para viajar até Nínive e cometeu uma desobediência, ao rumar para Társis. Preso em uma tempestade, foi tragado por um “peixe gigante”, que o vomitou, três dias depois, assim que decidiu corrigir a rota.
“Elas não enxergam pelos olhos, mas sim pelo som. As baleias têm o sonar mais aprimorado que existe na natureza. Quando existe interferência sonora, ficam perdidas.” O biólogo acrescenta que as baleias-francas são também conhecidas como “mãezonas”: “A relação mãe-filhote é única. A mãe nunca sai de perto do filhote.
A maior parte das vezes, dormem em períodos curtos ao longo do dia ou enquanto estão a nadar. Mas o período de repouso também depende da sua alimentação. Por exemplo, o krill migra verticalmente ao anoitecer para evitar predadores como os peixes, mas essa é a melhor altura para as baleias de barbas se alimentarem dele.