E, entre as características que a tornam singular, está a longevidade - já foram identificados exemplares com mais de 800 anos – e grande produção de castanhas. A majestosa castanheira é a personagem da penúltima edição da série “As Anciãs do Museu Goeldi”. A castanheira ( Bertholletia excelsa Bonpl.)
(Chudnoff,1979) Estudo realizado pela (SUDAM/IPT,1981) verificou que a durabilidade desta Madeira é inferior a 12 anos de serviço em contato com o solo.
A castanheira apresenta floração nos meses de outubro a dezembro e frutificação de outubro a março. Plantas provenientes de sementes iniciam a fase produtiva em torno de oito anos e somente aos 12 atingem a produção normal, desde que plantadas a sol pleno.
Quanto tempo leva uma castanheira para dar castanha?
Suas flores só são polinizadas por alguns tipos de insetos, que são atraídos por orquídeas que vivem perto das árvores de castanha. Se as orquídeas ou os insetos são mortos, as castanheiras não dão frutos. O fruto da castanha leva mais de um ano para amadurecer, é mais ou menos do tamanho de um coco e pode pesar 2kg.
Conheça a maior plantação de castanheiras do Brasil | Jornal da Band
Quanto tempo dura a castanha?
Castanhas inteiras, em casca, parcialmente desidratadas, contendo 6,8% de umidade, armazenadas em ambiente com 80% de umidade relativa, podem ser conservadas por até 6 meses.
Seus frutos são colhidos em forma de ouriços, que caem no chão ao longo dos castanhais. No interior do fruto encontra-se o principal produto da espécie, as amêndoas. Em cada ouriço podem ser encontrados de 10 a 25 sementes, que são utilizadas para consumo humano e possuem alto valor proteico.
Existe uma lei nacional determinando que ninguém pode derrubar as castanheiras - é a lei federal nº 4.771. A castanheira e o piquiá são as árvores com os troncos mais grossos de todas as espécies da Amazônia.
A castanheira ( Bertholletia excelsa H.B.K) é uma das plantas mais valiosa da floresta amazônica de terra firme, devido sua madeira de excelente qualidade para construção civil e naval e produção de sementes altamente nutritivas.
O Decreto n° 1282, de 19 de outubro de 1994 (substituído pelo Decreto nº 5.975, de 30 de novembro de 2006), proibiu “o corte e a comercialização da castanheira em florestas nativas, primitivas ou regeneradas, ressalvados os casos [...] de obras de relevante interesse público”.
Sem os insetos e as orquídeas, a castanheira não dá os frutos os quais vários animais, como a cutia, se alimentam. A maior ameaça às castanheiras é o desmatamento. A madeira oriunda de sua derrubada é utilizada na construção de estradas e barragens.
O que poucos sabem é que a casca dessa árvore pode esconder um poderoso elemento para o tratamento de doenças gastrointestinais, como úlcera e gastrite. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates.
São árvores da família das fagaceae, decíduas e que podem atingir 30 metros de altura. Suas folhas são lanceoladas e com a borda serrilhada. Presume-se que a castanheira seja oriunda da Ásia Menor, Balcãs e Cáucaso, acompanhando a história da civilização ocidental há mais de 100 mil anos.
Quantos metros pode chegar uma castanheira-do-pará?
A castanheira se destaca no meio da mata pelo porte majestoso. Com um ciclo de vida que pode chegar aos 400 anos, atinge até 60 metros de altura com diâmetro da base superior a 4 metros.
Comunidades de castanheiros no Rio Paru preservam o modo tradicional de coleta há gerações. Em toda a Amazônia brasileira, cerca de 300 mil pessoas dependem da cadeia produtiva da castanha para a sua subsistência.
As castanhas são as sementes da planta e se encontram protegidas no interior do fruto – “ouriços” – de casca dura e contêm cerca de 10 a 25 sementes. Cada fruto pesa em média 750g, mas pode chegar a 2kg e leva cerca de um ano para amadurecer.
Em outubro de 2020, outra expedição levou estudiosos a quatro novas gigantes, na reserva do Rio Iratapuru, após uma pausa de sete meses no mapeamento devido à pandemia da Covid-19. A aventura possibilitou encontrar a mais alta castanheira já registrada na Amazônia, com 66,66 metros.
A castanheira produz frutos só uma vez por ano, pois demo- ram, desde a fertilização até a maturação, até 14 meses, podendo chegar a 15 meses, para serem formados.
Medir a circunferência do tronco aproximadamente a um metro de altura do solo, usando uma fita métrica. Normalmente, cada 2,5 cm de circunferência equivalem a cerca de 1 ano de idade da árvore. Também é possível identificar a idade das árvores contando os anéis do seu caule.
Mais Informações sobre o Crescimento e Cuidado de Castanheira-portuguesa. Regue seu Castanheira-portuguesa duas vezes por semana para um crescimento ideal. Verifique a umidade do solo antes de regar para evitar o excesso de água. Ajuste a frequência de rega com base nas mudanças sazonais e no tipo de solo.
A água colocada dentro do ouriço, ou a água do umbigo do ouriço, para anemia, hepatite, desnutrição, malária e como energizante. Na medicina popular a casca do caule deste vegetal é utilizada como chá ou sumo para o tratamento de moléstias crônicas do fígado e como antimalárica, e a água do fruto contra hepatite.