Desta forma, as tamareiras demoram apenas quatro anos para darem frutos, quando, a partir de sementes sem controle de qualidade, as tâmaras poderiam demorar até 8 a 10 anos para produzirem frutos.
A tâmara é considerada um dos frutos mais doces do mundo e por muito tempo foi conhecida como o fruto da empatia, uma vez que a história nos conta que pela ordem natural das coisas, esta árvore demora de 70 (setenta) a 100 (cem) anos para começar a dar os seus primeiros frutos.
No Brasil, os principais produtores de tâmara estão concentrados no Nordeste devido às condições climáticas favoráveis. A tamareira (Phoenix dactylifera) é proveniente do oriente médio. Trata-se de uma frutífera capaz de chegar a 35 metros de altura ao longo de 100 anos de idade.
Para facilitar o processo, basta submergir as sementes de tâmara, em água quente, por 24 horas e, depois, em água fria por 48 horas. É importante que a água seja trocada várias vezes para evitar o surgimento de mofo. As sementes que flutuarem devem ser descartadas; -> O próximo passo é umedecer folhas de papel-toalha.
Para plantar uma tamareira, é importante escolher uma área ensolarada e com solo bem drenado. As sementes devem ser plantadas em covas rasas, com cerca de 2 centímetros de profundidade, e mantidas úmidas até a germinação, que geralmente ocorre em algumas semanas.
A tamareira começa a frutificar com uma idade média de 5 anos com uma produção média de 400-600 kg/árvore/ano e continua a produzir por até 60 anos. Egito, Irã, Argélia, Arábia Saudita, Iraque, Paquistão, Sudão, Omã, Emirados Árabes Unidos (UAE) e Tunísia são os dez principais países produtores de tâmaras (Figura 5).
Existe um ditado árabe que diz: “Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras!”. Isso porque, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos.
No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época. Confira a reportagem no vídeo acima.
Etimologicamente, Tamar significa permanecer ereto. Traduz-se também como palmeira, tamareira. Na narrativa Bíblica Tamar casou-se com Er, primeiro filho de Judá, mas Deus fez com que seu marido morresse devido ao seu próprio mal proceder, deixando Tamar viúva.
É uma palmeira de média dimensão, de 15 a 25 metros de altura, por vezes surgindo em touceira, com vários espiques (caule da palmeira) partilhando o mesmo sistema radicular, mas em geral crescendo isolada. As folhas são frondes pinadas, com até três metros de comprimento, com pecíolo espinhoso e cerca de 150 folíolos.
Raiz A tamareira tem um sistema radicular muito poderoso, atingindo muitos metros de comprimento e profundidade. Em geral, as raízes absorventes ficam em torno de 60cm. A raiz primária não se desenvolve muito, as demais é que se desenvolvem formando raízes fasciculadas (Nixon 1951 e Nixon & Carpenter 1978) (Fig.
A tâmara com caroço Passa por um processo de desidratação onde se transforma no produto final . Como consumir a Tâmara com Caroço? A tamara pode ser consumida como snack, ou como acompanhamento em iorgutes e sobremesas.
A tâmara contribui para o bom funcionamento do intestino por ser rica em fibras, essenciais para prevenirem a prisão de ventre, além de beneficiar o trânsito intestinal. Essas substâncias também proporcionam saciedade e ajudam no controle do peso.
Tamareira requer solo bem drenado para evitar alagamentos. Use uma mistura de terra de jardim, areia e perlita para melhorar a aeração. Se areia ou perlita não estiverem disponíveis, grãos grossos ou pumice podem ser alternativas. Assegure uma boa drenagem colocando pedras britadas no fundo do vaso.
Contém fibras, que ajudam na regularidade intestinal e promovem saciedade. Rica em potássio, magnésio e vitaminas do complexo B, é ideal para enriquecer receitas ou como um snack doce. Além disso, sua textura macia e sabor doce complementam perfeitamente tanto pratos doces quanto salgados.