O ministério de João Batista não durou mais do que um ano, mas teve grande êxito entre a população da Judeia (DAVIS, 1987). Ele próprio também arregimentou discípulos, como Jesus, que cuidaram de sepultar seu corpo após sua execução (BÍBLIA, 2000).
Quantos anos João Batista tinha quando começou seu ministério?
Aos trinta anos começou a pregar nas margens do rio Jordão, alertando as multidões que o ouviam para os males dos tempos e dos homens chamados à penitência e ao batismo como forma de purificação, razão por que passou a ser conhecido como João Batista, pois dizia: “o Reino dos Céus está próximo”.
João Batista viveu nos desertos da Judéia. Em aproximadamente 26 d.C., ele recebeu o chamado para exercer seu ministério profético (Lucas 3:2). Ele tinha uma mensagem firme, pregava o arrependimento de pecados. Era uma pessoa singular, usava roupas feitas de pêlos de camelo, e usava um cinto de couro na cintura.
Os três evangelhos sinóticos fazem referência a apenas uma Páscoa judaica durante o Ministério, enquanto que o Evangelho de João sugere que foram três, sugerindo um período de cerca de três anos.
Por que o ministério de Jesus começou aos 30 anos?
Jesus começou seu ministério com cerca de 30 anos, porque com essa idade já era considerado maduro. Jesus só começou a pregar depois de muitos anos de preparação. Um jovem inexperiente não teria tanto impacto em tão pouco tempo de ministério.
QUEM FOI JOÃO BATISTA NA BÍBLIA: A HISTÓRIA DO ÚLTIMO PROFETA
Por que Jesus se batizou com 30 anos?
João Batista era líder de um grupo desse tipo, e foi justamente ele quem batizou Jesus. Nessa época, Jesus devia ter uns 30 anos, ou seja, era adulto. O batismo de Jesus, ao contrário do nosso, não era um momento de adesão ao projeto de Deus, afinal ele era o próprio Deus encarnado.
No mundo inteiro, o número 33 é visto como algo cabalístico, poderoso, forte. Para os cristãos, significa a plenitude da maturidade, e a idade que Jesus Cristo morreu crucificado. Na cabala, o número representa o “Sephirah Datht” (a Sefirot invisível) que os rabinos chamam de “conhecimento”.
Algumas tradições sugerem que Jesus poderia ter passado esse tempo estudando, possivelmente em Alexandria ou no Egito, ou se envolvendo em trabalhos de carpintaria com seu pai, José, em Nazaré; o que não seria incomum, tendo em vista que, naquela época, os filhos seguiam as profissões de seus pais.
Antes dos 30, Jesus provavelmente teve a mesma formação religiosa dos judeus de sua época. Ou seja: seguia outro Jesus. Outro profeta. O jovem Yeshua (Jesus, em aramaico) tinha 4 irmãos homens e pelo menos duas irmãs mulheres.
O ministério de João Batista não durou mais do que um ano, mas teve grande êxito entre a população da Judeia (DAVIS, 1987). Ele próprio também arregimentou discípulos, como Jesus, que cuidaram de sepultar seu corpo após sua execução (BÍBLIA, 2000).
No dia 10 de setembro de 1871, foi organizada a primeira igreja cristã de fé batista em solo brasileiro, em Santa Bárbara dos Toledos, hoje município de Santa Barbara D'Oeste, interior de São Paulo.
Qual a diferença de idade entre Jesus e João Batista?
Disse: “A tua parenta Isabel, que todos diziam ser estéril, já está grávida há seis meses”. Portanto, nós sabemos com exatidão que existe uma diferença de idade entre Jesus e São João Batista de seis meses.
Quantos anos João Batista era mais velho que Jesus Cristo?
Estima-se que o nascimento de João Batista tenha ocorrido no final do século I antes de Cristo (a.c) uma vez que ele era poucos anos mais velho do que Jesus.
Quantos anos tinha João quando foi chamado por Jesus?
Se Jesus exerceu seu ministério público por volta do ano 30, i. e., 60 anos antes da redação do 4º. Evangelho, podemos supor que João tinha cerca de 10 anos na ocasião em que acompanhou Jesus como discípulo.
De João Batista se sabe que escolheu um estilo de vida sóbrio e penitente, disposto a tudo após a descoberta de sua própria vocação e lugar no mundo. Ninguém recebe a vida pronta, de bandeja, mas todos somos chamados a edificá-la, prontos a enfrentar obstáculos, aceitar sacrifícios, estabelecer metas e buscar ideais.
De onde vem, então, a ideia de que Cristo morreu aos 33? Os evangelhos nunca afirmam tal coisa, mas Lucas, no capítulo 3, conta que "quando Jesus começou o seu ministério, tinha cerca de 30 anos".
Agora, um fato é certo, aos 13 anos Jesus celebrou o bar mitzvah, ritual que marca a maioridade religiosa do povo judeu. Já nos evangelhos de Mateus e Marcos, informam que Jesus tinha 4 irmãos, Tiago, José, Simão e Judas, além de irmãs que não foram nomeadas.
Onde está escrito que Jesus foi batizado com 30 anos?
A Tradução de Joseph Smith acrescenta um pequeno resumo do que aconteceu no período entre a infância de Jesus e a época em que Ele era adulto. (Ver TJS, Mateus 3:24–26.) Mateus 3 começa quando Jesus tinha aproximadamente trinta anos de idade.
Mas quando passaram um dia de viagem sem vê-lo, ficaram preocupados e decidiram voltar correndo para Jerusalém. Depois de três dias, encontraram seu filho de 12 anos sentado no Templo, absorto em um debate com estudiosos e mestres das leis religiosas.
Trinta e três é um número cabalístico na história da humanidade. 33 anos foi a idade que Cristo morreu e ressuscitou. 33 é o número que os médicos costumavam mandar os pacientes repetir enquanto faziam a ausculta do pulmão. Dizem que os 33 anos é a melhor idade da década dos 30.
No entanto, se considerarmos a estimativa de que ele poderia ter nascido em torno de 4 a.C.: Jesus teria aproximadamente 2027 anos (2023 anos + aproximadamente 4 anos adicionais para compensar o início antes do ano 1 d.C.).
“Estas datas são especialmente úteis para os historiadores”, explica Savage. “O imperador Tibério governou Roma entre 14 e 37 d.C., sabemos que Jesus nasceu entre 7 e 4 a.C. no final do reinado de Herodes. Sabendo que viveu 30 anos, podemos datar sua morte entre os anos 26 e 28”.