Em 25 de janeiro de 1964, Phil Knight e William Bowerman fundaram a Blue Ribbon Sports, uma empresa de calçados esportivos que seria reformulada em 1971 para se transformar na Nike.
Nike é uma empresa estadunidense de calçados, roupas e acessórios fundada em 1972 por Bill Bowerman e Philip Knight. Em 2016, foi considerada a marca de roupas mais valiosa do mundo, segundo o ranking BrandZ da consultoria Millward Brown, avaliada em US$ 37,472 bilhões.
Alguns anos depois, em 1983, como forma de agradecimento, os fundadores da Nike convidaram Carolyn Davis para almoçar e a presentearam com um anel de ouro em forma de swoosh e 500 ações da Nike, que valiam cerca de US$ 680.000. Depois da mudança do nome da marca, o sucesso da companhia continuou.
Em 2020, chegou o ano em que Phil Knight, que ainda controla 35% da Nike, se aposentou como CEO. Sem qualquer expectativa de que seu único herdeiro assumisse as rédeas do império, ele deixou o cargo para Mark Parker, ingresso na companhia em 1979 como designer de calçados.
A Nike, um ícone mundial do material esportivo, nasceu no porta-malas desse carro aí da foto. Era nele que Phillip Knight levava os tênis que importava do Japão para vender de porta em porta. Em 1964, quando ele começou sua jornada, a empresa ainda não se chamava Nike.
Surgiu inspirado no nome do mito da "deusa" Niké (a pronúncia correta é niqué), a "deusa" da mitologia grega que personificava a vitória, a força e a velocidade. Os Romanos deram a essa mesma "deusa" o nome de Vitória! A imagem representativa dessa "deusa" era a figura de uma mulher alada.
A ascensão global veio quando a Adidas conseguiu fechar um contrato com a seleção alemã de futebol, campeã do mundo em 1954, ostentando nos uniformes e chuteiras dos jogadores as três listras da marca, que se tornaram sua marca registrada. Quando a Nike chegou ao mercado, em 1972, a Adidas era a dona do jogo.
A tecnologia Nike Air é uma cápsula de ar pressurizado introduzida à entressola dos tênis. Ela deve ser resistente o suficiente para suportar o peso de cada passada, mas flexível para amortecer as pisadas.
A empresa, como todos sabem, tornou-se uma potência, com US$ 51 bilhões em receitas em seu último ano fiscal, um valor de mercado de US$ 154 bilhões e uma posição dominante global no mercado de calçados.
A Nike registrou um saudável aumento de 22,4% no LPA para o segundo trimestre de 2024, subindo $0,19 para $1,04 em comparação com o valor do ano anterior. A receita do trimestre foi de $13,39 bilhões contra $13,31 bilhões no mesmo período do ano fiscal anterior.
Entre os clubes, a marca fornece o material esportivo do Corinthians, Barcelona, Atlético de Madrid, Inter de Milão, Chelsea, Tottenham, PSG e muitos outros. Chuteiras de futebol, society e futsal e bolas também são especialidades da marca.
A marca alemã Adidas superou a Nike como a maior fornecedora de material esportivo nas principais ligas de futebol. O levantamento feito pelo site Torcedores.com levou em conta 252 clubes que atuam nas 13 maiores ligas do mundo.
Phil Knight é o verdadeiro dono da Nike, mas atualmente, seu filho está à frente dos negócios, Travis Knight. A família Knight detém aproximadamente 97,1% de toda a marca, ou seja, são eles que têm a palavra final.
A gigante tem 640 fábricas terceirizadas em todo o mundo, 72 delas somente de calçados. Estas empresas tem aproximadamente 800 mil funcionários. A China é o principal país de produção da Nike para calçados, roupas e acessórios, seguido por Vietnã, Indonésia, Tailândia e Coreia do Sul.