O pico da sua vida reprodutiva é entre 20 e 30 anos, mas ela tem boas condições de engravidar até os 37 anos. A partir dos 37 os níveis da reserva ovariana já estão mais baixos e fica mais difícil engravidar.
Como foi possível ela engravidar aos 5 anos? De acordo com os médicos, Lina tinha uma condição conhecida como puberdade precoce. Crianças que contam com essa condição chegam à adolescência muito antes do comum. O corpo ganha características de adulto antes dos oito anos de idade.
CRIANÇA ENGRAVIDA A PARTIR DE QUAL IDADE? Em contato com a reportagem de A Gazeta, o especialista falou também sobre a possibilidade de gravidez na infância, que se dá após a primeira menstruação, chamada de menarca. Segundo Aboudib, isso varia de criança para criança e varia entre os 9, 10, 11 e 12 anos.
Qual é a chance de uma menina de 13 anos engravidar?
Segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde, divulgados em 2009, 290 mil adolescentes de 12 a 17 anos já tiveram filhos, o que representa 2,8% das meninas nessa faixa etária.
Os casos de crianças ou adolescentes com 14 anos incompletos, que se encontrem grávidas, devem ser informados ao Ministério Público e Conselho Tutelar. Este é o teor de uma recomendação expedida hoje, dia 9, pela PGJ aos promotores de Justiça que atuam na área da infância e juventude no estado.
Existe idade ideal para a mulher engravidar? | Drauzio Comenta #90
Qual a idade mínima que uma menina pode engravidar?
Na mulher, a idade reprodutiva começa na puberdade e vai até a fase adulta. O início é a partir da primeira menstruação, em geral por volta dos 10 anos de idade.
No entanto, um novo grande estudo publicado no Jama foi além e analisou os riscos de acordo com a faixa etária e constatou que engravidar entre 10 e 13 anos aumenta em 56% o risco de parto prematuro e em 32% o de uma cesárea, em comparação com adolescentes que ficam grávidas entre 14 e 17 anos.
A resposta é não. Porém, atenção: apesar de o maior risco de gravidez estar na penetração, existe a possibilidade - mesmo que menor - de acontecer uma gestação se alguém introduzir os dedos sujos de sêmen dentro do canal vaginal.
Muitos casais pensam que engravidarão rapidamente. Embora mais de um terço dos casais saudáveis engravide no primeiro mês de tentativas1, também é perfeitamente natural que demore até um ano para um casal com menos de 35 anos e com boa saúde engravidar. Quanto tempo demora?
Independentemente de ser planejada ou não, a gravidez precoce aumentará o risco de morte materna e infantil, bem como o risco de parto prematuro, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia e depressão pós-parto.
“Após os 35 anos, os riscos da gravidez, como pré-eclâmpsia, são consideravelmente agravados, o que não significa que é impossível ter uma gestação saudável. Quando o pré-natal é feito de forma muito atenciosa e desde o primeiro momento, é perfeitamente possível ter uma gravidez de sucesso.
Do ponto de vista biológico, recomenda-se que a gestação ocorra entre 20 e 30 anos de idade, quando a fertilidade feminina está no ápice. Nesse período, além das células reprodutoras estarem propícias à fecundação, são menores os riscos da mulher desenvolver complicações na gestação.
Com apenas 12 anos, Tatiana teve o filho em junho, fruto de uma relação dela com o primo. A gravidez foi de risco e o bebê nasceu aos sete meses de gestação. Um exemplo das novas famílias, formadas por mães adolescentes aqui no estado da Bahia.
Mateus Teotônio veio ao mundo quando seu pai, José Henrique Prudêncio, tinha apenas 11 anos de idade. O morador de Minas Gerais se considera o pai mais novo do mundo.
Lina Marcela Medina de Jurado (Ticrapo, 27 de setembro de 1933) é uma peruana e a mãe mais jovem já confirmada na história da medicina. Teve um filho aos cinco anos de idade, sete meses e 21 dias.
A posição do ato sexual tem influência na hora de engravidar. Funciona assim: mulheres que possuem útero em anteversoflexão, com a entrada voltada para frente, têm maior facilidade para engravidar quando o homem fica por cima. Afinal, isso o permite ejacular bem próximo à entrada do útero.
O risco de gravidez acontece quando existe penetração com ejaculação dentro da vagina, ou quando você e seu parceiro acabam introduzindo o dedo sujo de sêmen fresco dentro do canal vaginal. Já se o dedo sujo tiver passado somente na coxa, na vulva, ou no clitóris, não há risco de gravidez.
Podemos dizer que a única forma 100% garantida de não engravidar é a abstinência. Porém como nem todos são adeptos a ela, então o ideal é adotar outras formas menos eficientes como os preservativos e também contracepção hormonal como a pílula por exemplo. Elas se tomadas corretamente são eficazes em até 99% das vezes.
Acredita-se que isso seja um mito. Muitas mulheres percebem que o sêmen parece "vazar" da vagina após as relações sexuais e, portanto, se deitam em travesseiros ou com as pernas elevadas após a relação sexual quando tentam engravidar.
Não, o espermatozoide não pode atravessar tecidos ou roupas, isto porque o espermatozoide para poder se movimentar precisa de um ambiente minimamente úmido, se o sêmen cair na roupa o espermatozoide não consegue se locomover e morre em no máximo 1 minuto.
Ela é possível graças ao avanço das técnicas de reprodução assistida. Com a ajuda da ciência, tanto mulheres que não possuem parceiros, quanto casais homoafetivos podem realizar o sonho de ter filhos a partir de uma produção independente. Mais à frente falaremos sobre cada um desses casos.
Do ponto de vista legal, especialistas ouvidos pela BBC News Brasil explicam que relações sexuais e atos libidinosos com pessoas menores de 14 anos são sempre considerados estupros, independentemente de existir qualquer tipo de consentimento das vítimas.
A gravidez na adolescência é um fenômeno que envolve jovens geralmente entre 10 e 19 anos. As causas da gravidez precoce são multifatoriais, abrangendo falta de educação sexual adequada, baixa acessibilidade a métodos contraceptivos, e pressões sociais.
Tem como engravidar sem ter a primeira menstruação?
Mesmo sem menstruar, você poderá engravidar. Converse com seu médico sobre a anticoncepção. Se você já estiver usando algum anticoncepcional, ele pode ser a causa da falta de menstruação justamente com a amamentação.