Sequoia sempervirens é a única espécie extante do género Sequoia da família Cupressaceae (anteriormente incluído em Taxodiaceae), conhecida pelos nomes comuns de sequoia-costeira e sequoia-vermelha. É um megafanerófito perenifólio trioico, de longa duração, capaz de viver de 1200 a 2200 anos ou mais.
O último registro foi identificado no início da década de 1990 pela contagem de anéis de árvores em um cepo cortado; tinha mais de 3.600 anos. (A terceira espécie conhecida mais antiga, uma sequoia gigante, foi identificada da mesma maneira e viveu até 3.266 anos.)
AS SEQUOIAS GIGANTES DA CALIFÓRNIA podem viver por mais de três mil anos, seus troncos chegam a ter o diâmetro equivalente ao comprimento de dois carros e seus galhos atingem quase noventa metros de altura.
A sequoia pode crescer sem pressa. Todos os seres vivos, todas as espécies de animais ou plantas, tem um ciclo de vida. As árvores também. Algumas vivem poucos anos, mas as sequoias podem chegar a 3,5 mil anos.
No Brasil, apenas três lugares contam com um exemplar de "Sequoia Lunar". Além de Cambará, na Serra, foi registrado o plantio de uma na sede do Ibama, em Brasília (DF), e há outra também em solo gaúcho, no Parque de Exposições de Santa Rosa.
O Parque das Sequoias, localizado em Canela (RS), plantou as primeiras sementes de Sequoia sempervirens foram plantadas a partir de fevereiro de 1950. No local, há sequoias de 70 anos que medem mais de 40 metros de altura e 1,5 metros de diâmetro.
O fruto é uma pequena pinha globosa a ovoide, de 1,8 a 2,5 cm de comprimento, de cor verde no início e castanha na maturação. As sementes, 3 a 7 por escama, são aladas e com cerca de 1,5 mm de comprimento.
Sequoia sempervirens (sequoia) é uma espécie com madeira valiosa e potencial para plantio em locais fora se seu habitat natural. O sucesso na implantação de uma espécie como a sequoia pode representar uma alternativa florestal para o Brasil, especialmente para a metade Sul.
Presente na américa central, a Sumaúma é uma das maiores árvores da Amazônia e pode ser vista facilmente no meio da floresta, onde se destaca pelo tamanho em relação a outras árvores. Ela pode atingir até 70m de altura, 3m de diâmetro e viver até 300 anos.
A Sequoia sempervirensmais alta do mundo mede 115,72 m, aproximando-se dos 130 m correspondentes à altura máxima alcançável de uma árvore. Descoberta em 2006, foi apelidada de Hyperion e terá cerca de 1000 anos.
As sequoias têm sido cultivada em florestas da Nova Zelândia desde há mais de 100 anos, atingindo taxas de crescimento mais altas do que as obtidas na Califórnia, principalmente devido à distribuição uniforme das chuvas ao longo do ano.
Gran Abuelo (Chile) - É um cipreste-da-Patagônia - Estima-se que tenha 5.845 anos (em 2023). Por isso, é a árvore que pode ser a mais velha do planeta (ameaçando o título de Matusalém).
Veja as árvores que são consideradas as mais velhas do mundo. Matusalém (Estados Unidos) - É um pinheiro bristlecone - Estima-se que tenha 4.853 anos (em 2023). É a árvore mais antiga, que, agora, tem um concorrente de peso, no Chile. Matusalém (nome do personagem bíblico que viveu mais tempo...)
Por conta disso, esse é um local em que diversas árvores gigantes já foram identificadas. As árvores da Amazônia têm, em média, entre 40 e 50 metros. Para fins de comparação, as maiores árvores do mundo são as sequoias-gigantes, que podem medir de 85 a 110 metros de altura.
A maior árvore do mundo é uma sequoia gigante que está em uma floresta do norte da Califórnia, nos Estados Unidos. A árvore apresenta incríveis 115,55 metros de altura, o equivalente a aproximadamente um prédio de 40 andares.
Com uma dureza de 4.500 na escala de Junka, a Guiacum lidera o ranking como a madeira mais resistente do mundo. Conhecido popularmente como ipê, pau-d'arco, peúva, ipé, ipeúna e paratudo, esse é o gênero neotropical mais comum da família Bignoniaceae.
Presente no Guinness Book, a árvore mais alta do mundo é uma sequoia gigante, a Hyporion. Em altura, ela pode alcançar os incríveis 115 metros, sendo o equivalente a 20 girafas uma em cima da outra ou um prédio com 40 andares.
A árvore sequóia é originária da Califórnia, onde existem árvores de até 4.000 anos. Tem sido plantada na região Sul do Brasil, principalmente para fins ornamentais.
Além da maior da Amazônia, o angelim de quase 90 metros também é considerado a maior árvore da América Latina e a quarta maior do mundo, de acordo com o Imazon.
Clima apropriado: Preferem regiões com clima úmido e frio, porem é resistente a regiões quentes e secas. Descrição da planta: A sequoia-gigante é a maior árvore do mundo em termos de volume podendo atingir até 115 metros de altura e 12 metros em diâmetro.
O Instituto identificou árvores com alturas muito acima do normal na região do Amapá, entre elas o angelim-vermelho, gigante da Amazônia, que é considerada a segunda maior árvore gigante registrada, entretanto, a primeira verificada com presença in loco.
O imponente angelim vermelho se destaca na Flota do ParuFoto: Havita Rigamonti / DivulgaçãoA árvore gigante da Amazônia brasileira, a quarta maior do mundo, está em território paraense: o angelim vermelho (Dinizia excelsa), com 88,5 metros de altura e 3,15 m de diâmetro, variando de 400 a 600 anos de existência, é ...
O Parque das Sequoias tem 70 anos de história. Encravado em meio à mata nativa de Canela, na Serra Gaúcha, o parque é uma das maiores coleções de árvores de todo o mundo, possuindo exemplares de sequoias e metasequoias – as espécies de árvores mais altas do mundo.