Taxa de homicídios na Islândia é de 1,8 por cada 100 mil habitantes, uma das mais baixas do mundo. No Brasil, a taxa é ainda maior, de 23 homicídios por 100 mil habitantes.
Assim como a Suíça, a Islândia tem uma das menores taxas de criminalidade do mundo. Até 2022, o país tinha menos de uma dezena de presídios — com cerca de 200 pessoas encarceradas. A nação também se destaca pelo alto investimento em educação.
A campeã do ranking é a Islândia. O país ocupa a primeira posição no ranking global da paz por causa de alguns fatores, segundo o estudo. Um deles é o baixo índice de criminalidade, incluindo taxas de homicídio e crimes violentos significativamente inferiores à média global.
COMO A ISLÂNDIA PODE DESTRUIR A EUROPA? A Verdade Que Ninguém Conta!
Por que a Islândia é tão segura?
Estabilidade política e econômica:
Além do mais, localizada no Atlântico Norte, a Islândia é presenteada pela distância dos conflitos geopolíticos que atormentam outras regiões do planeta, o país do gelo e do fogo é caracterizado por ser um refúgio de tranquilidade e estabilidade.
Em 1928, a pena de morte foi totalmente abolida e, desde então, não tem lugar na lei islandesa. Desde a revisão da Constituição de 1995, a reintrodução da pena de morte é inconstitucional.
Por que os crimes violentos são tão raros na Islândia?
Muitas armas, poucas drogas
Os poucos crimes que acontecem no país geralmente não envolvem armas de fogo, apesar dos islandeses possuírem muitas. A página de internet GunPolicy.org estima que haja aproximadamente 90 mil armas no país – cuja população é de cerca de 300 mil pessoas.
A Jamaica está no topo da lista dos “países mais perigosos do mundo” com uma taxa de homicídios de 53,34 por 100 mil habitantes. Um total de 1.508 assassinatos foi registrado em 2022, quase dez vezes superior à média mundial (5,8). Só em janeiro de 2024 já foram contabilizados 65 homicídios no país centro-americano.
O Brasil lidera o ranking de países com mais homicídios do mundo em números absolutos, segundo o Estudo Global Sobre Homicídios 2023, divulgado nesta sexta-feira (8) pela ONU. O país registrou mais de 45 mil casos em 2021, seguido da Índia, com mais de 41 mil.
Mortes violentas intencionais por estado no Brasil (2011 a 2023) Apesar de estar em queda, a letalidade ainda é considerada bastante alta se comparada ao cenário mundial. Em números absolutos, o Brasil é o país com mais homicídios do planeta.
A Islândia é um país muito desenvolvido e reconhecido pela elevada qualidade de vida. A parcela da população que possui acesso à água potável e estrutura de saneamento é máxima, o que abarca tanto os moradores das cidades quanto do campo.
Na Grã-Bretanha, na Irlanda, na Islândia, na Noruega, na Nova Zelândia e em uma ... Isso faz com que a Islândia figure na 15ª posição no ranking mundial de posse legal de armas de fogo per capita. Mas adquirir uma arma de fogo não é fácil no país.
A pena de morte foi abolida na Suíça pelo artigo 10, parágrafo 1 da Constituição Federal da Suiça. A pena capital foi abolida da lei criminal federal em 1942, mas permaneceu disponível na lei criminal militar até 1992. As últimas execuções conhecidas na Suíça ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial.
A Islândia tem estado na vanguarda de várias medidas de controle considerando o tabagismo. O país foi o primeiro a proibir o fumo em voos internacionais e foi um dos primeiros países a proibir a propaganda de produtos de tabaco. A idade média dos fumantes aumentou para cerca de cinquenta anos.
Ela diz que a média salarial lá é de cerca de 2.800 coroas islandesas por hora, o que dá 18,6 euros por hora (R$ 99). Considerando uma jornada diária de 8h, com 22 dias de trabalho por mês, o valor mínimo chega a R$ 17 mil brutos.
A economia da Islândia é modesta, dependente em grande parte da pesca e indústria relacionada, que respondem por quase 70% das exportações. O estado da economia nacional dependente grandemente do mercado para produtos de origem marinha. Atualmente, a maior fonte de receitas do país é o turismo.
Como pode, um país em desenvolvimento, com tanta gente pobre, cheio de turistas, viver sem policiamento e sem assaltos? Realmente é um país exótico! O antigo “Sião”, passou a se chamar “Tailândia” (Tai = liberdade, Terra da Liberdade) em 1938.
Na América do Sul, Venezuela (142º) e Colômbia (146º) estão em situação pior que a do Brasil. Já a Argentina foi considerado o melhor país da região (46º na posição geral), seguida por Uruguai (52º) e Chile (64º). No mundo todo, a Islândia foi apontada como o país mais seguro do mundo, seguido por Irlanda e Áustria.