Já o Escort XR3 recebeu a versão mais apimentada do CHT: 1.6 XR, também conhecido como Fórmula, rendendo 83 cv no etanol. Anos depois de seu lançamento o CHT foi modernizado, tendo os números do 1.6 melhorados para 74 cv (gasolina) e 86 cv (etanol).
Média: 9.52km/L (cidade e estrada, muitas lombadas). Outra época vou testar com bengalinha 40 (original 1.6), é pra economizar 10%... #weber460 #shell #vpower #shellvpower #ngk #ngkgreen #cht #golcht #canister #consumo #carro #golquadrado #weber.
O novo motor CHT era elogiado pela suavidade no funcionamento e pelo bom rendimento em baixas rotações. Mas mesmo atualizado, esse era um conjunto de características conservadoras já para a época. Preservava, por exemplo, o comando de válvulas no bloco e corrente metálica.
Potência do motor CHT 1.6 Alcool 73 ou 78 cavalos ?
Qual motor tem mais torque, CHT ou ap?
O conjunto AP tem maior durabilidade e torque,além de ser um modelo mais confiável para preparação, ele aproveita melhor a mistura ar + combustível favorecendo maior extração de potência e desempenho do motor.
O Certificado de Habilitação Técnica (CHT) digital é o documento emitido pela ANAC, em meio digital, aos profissionais da aviação civil para que possam comprovar licenças ou habilitação em suas respectivas categorias e exercerem suas profissões.
O motor AP possui maior potência específica do que o CHT, porém este possui melhor distribuição do torque ao longo da faixa operacional, menor consumo e maior suavidade de funcionamento.
O Motor CHT é um motor a combustão interna de quatro cilindros produzido pela Ford no Brasil durante a década de 1980. Ele foi utilizado em vários modelos de carros, incluindo Ford Escort, Corcel, Del Rey, Verona e o Volkswagen Gol.
O motor nasceu para propulsionar o Renault 4 CV, lançado em 1946, e sua cilindrada era 747 cm³ (54,5 x 80 mm), com potência de 19 cv. Era comum aumentar a cilindrada com kits franceses de cilindros e pistões de 60 mm (904 cm³) e 63 mm (998 cm³).
O Gol 1000i era muito mais espaçoso e oferecia mais opcionais. Seu motor era o mesmo AE-1000 da geração anterior, de origem Ford e baseado no motor CHT, porém era dotado de injeção eletrônica monoponto, o que melhorava e muito a eficiência do jurássico motor.
CL – Comfort Luxe, versão de entrada da Volkswagen. CLi – Comfort Luxe Injection, injeção eletrônica e conforto nível luxo. Confortline – “Linha Conforto”, topo de linha dos modelos Polo e Voyage. Copa – Versão da Copa do Mundo disponibilizada especialmente somente para o Gol.
Neste momento, o motor 1.6 AP (AP-600) gerava 80 cv e 12,4 mkgf com gasolina e 90 cv e 12,7 mkgf com álcool. Já a versão 1.8, AP-800, tinha 85 cv e 14,9 mkgf de torque com gasolina e 92 cv e 15,2 mkgf com álcool.
Esse motor é o antigo CHT, da Ford, que passa a ser chamado de AE e que começou a equipar as linhas Gol, Voyage, Parati e Saveiro, nas versões CL e GL, substituindo o tradicional e bem sucedido Volkswagen AP 600 – uma das melhores coisas que a Volkswagen já produziu em seus mais de trinta anos de Brasil.
Na linha 2021, o Gol vem equipado com o motor 1.6 8V flex, que entrega 101 cv de potência e 15,4 kgfm de torque com gasolina ou 104 cv e 15,6 kgfm, respectivamente, quando abastecido com etanol. O câmbio é manual de cinco marchas.