A melhor razão para comprar um downpipe é que o ganho de desempenho é perceptível em uma ampla gama de RPMs. Embora seja geralmente aceito que a instalação dele adicione “apenas” 10 a 20 cavalos de potência. No entanto, esse ganho é perceptível sempre que o turbo estiver engatado.
Além disso, enquanto o downpipe consegue garantir um ganho de potência entre 5 a 6 cavalos, o Remap consegue melhorar o desempenho do seu veículo em até 30%. Por isso, se você quiser elevar ainda mais a potência do seu carro, fazer o Remap mesmo depois do downpipe pode ser uma boa ideia.
O downpipe substitui o primeiro cano que sai após o turbocompressor, ele é usado para retirar a restrição que o catalisador impõe. Diminuindo a restrição, agilizamos um dos ciclos do funcionamento do motor, trazendo mais potência. A instalação deste produto pode alterar o som do veículo e pode gerar mais potência.
O downpipe é um componente do sistema de escapamento de um carro que fica entre o turbocompressor e o catalisador. Ele é responsável por transportar os gases de escape do turbocompressor para o catalisador.
O que o Downpipe Substitui? O downpipe substitui a parte do sistema de escapamento que normalmente seria a saída da turbina. Em sistemas de escapamento de fábrica, essa área pode ser mais restritiva, limitando o desempenho do turbo.
No Brasil, atualmente, não há qualquer restrição legal na realização do procedimento, sendo amplamente difundido e adotado no meio especializado em carros com turbocompressor.
Para regularizar essa modificação, basta procurar o Detran do seu estado e iniciar a solicitação de mudanças nas características de seu veículo. Em alguns lugares, pode ser necessário obter certificações e aprovações específicas para modificações no sistema de escapamento.
De um modo geral é possível que haja uma melhora de cerca de 10% de potência e torque em carros aspirados (que não tem motor turbo). Se o veículo vem original de fábrica com um motor turbo, essa média pode ser de cerca de 30% de potência e torque comprovados em dinamômetro.
Uma máquina que tenha 80 Cavalos-Vapor de capacidade, por exemplo, é capaz de deslocar 20 toneladas em uma velocidade de 30 centímetros a cada segundo.
O ganho de potência do filtro de ar esportivo é pouca, segundo a revista Quatro Rodas, o aumento pode chegar no máximo a 3%. Para efeitos de comparação, se o motor do carro é de 100 cv, a utilização do filtro de ar faz com que ele tenha 103 cv.
O que é Stage 1? Chamamos de stage 1 a preparação de veículos feita apenas via software, ou seja, sem alterações mecânicas. Este tipo de preparação visa principalmente atender a clientes que desejam otimizar a potência para uso cotidiano, e atender as normas de emissão e legislação de trânsito vigentes.
Downpipe é um sistema de ligação entre a turbina e o restante do escapamento, sua principal função é proporcionar maior vazão por não ter “barreira” e restrição ao fluxo de gases do escapamento com a retirada do catalisador. Desta forma, a rotação do turbo aumenta e o turbo lag diminui.
230, XI do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que dispõe em conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, considerada infração grave, com multa (R$ 195,23) e retenção do veículo até sanar a irregularidade.
O escapamento esportivo é permitido por lei desde que a peça tenha o catalisador. O escapamento esportivo é permitido em carros e motos, desde que respeitem as normas de ruído e emissão de gases poluentes. Caso o veículo exceda o limite de ruído permitido, o agente de trânsito pode aplicar uma multa.
A lei estabelece que conduzir veículo "com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante" é infração de trânsito grave, punível com multa no valor de R$ 195,23, além de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e retenção do veículo.
O downpipe é uma peça que substitui a seção do escapamento do carro entre o turbo e o sistema de escape principal. Ele é projetado para melhorar o fluxo de gases de escape, o que pode resultar em um aumento na potência e eficiência do motor.
Um agente de trânsito apenas pode multar quando o escapamento esportivo causa ruídos que ultrapassam os limites impostos por lei em decibéis, medidos por aparelho especializado (decibelímetro), na distância mínima de 7 metros do veículo.
Donald Arthur "Don" Piper (Peoria (Illinois), 5 de março de 1911 — Temple City, 25 de março de 1963) foi um basquetebolista estadunidense que fez parte da Seleção Estadunidense na disputa da modalidade basquetebol nos XI Jogos Olímpicos de Verão em 1936 realizados em Berlim na Alemanha Nazista.