Um barômetro que estava a 160 quilômetros do local indicou que o fenômeno atingiu o pico de 172 decibéis. A erupção ocorrida liberou uma força equivalente a 200 megatoneladas. Um barômetro que estava a 160 quilômetros do local indicou que o fenômeno atingiu o pico de 172 decibéis.
Você já ouviu falar no maior ruído da História da humanidade? Durante uma erupção em agosto de 1883 o vulcão Krakatoa explodiu, gerando uma onda sonora que atingiu 310 decibéis. A energia libertada pelo vulcão seria equivalente a quatro bombas atômicas.
Não à toa, a explosão do Krakatoa é tida até hoje como o som mais alto já ouvido na História. Foi tão poderoso que há relatos de ter rompido os tímpanos de marinheiros que estavam a dezenas de quilômetros de distância.
Mostre que um grito comum tem um nível de 100 dBPWL. Mostre, ademais, que se tivéssemos adotado ( como se faz em alguns países ) o Wo = 10 -12 watt então tal grito teria 90 dBPWL.
Como pode 90 decibéis ser mais alto que 120dB?! | Minuto da Terra
Qual foi o som mais alto da Terra?
Caso da Indonésia
Um barômetro que estava a 160 quilômetros do local indicou que o fenômeno atingiu o pico de 172 decibéis. A erupção ocorrida liberou uma força equivalente a 200 megatoneladas. Um barômetro que estava a 160 quilômetros do local indicou que o fenômeno atingiu o pico de 172 decibéis.
Ou seja, há sons mais baixos que isso, mas não conseguimos ouvi-los. Em uma frequência de 1000 Hz, o ouvido humano suporta sem dor até a intensidade de 120 dB. Acima deste valor, os sons são nocivos e podem destruir de forma irreversível as estruturas do ouvido interno.
De acordo com o Art. 1º, da Resolução 204/2006 CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), o limite de altura no som do carro não pode ultrapassar a faixa de 80 decibéis ao considerar uma medição a pelo menos 7 metros de distância.
As pessoas começam a perder a audição quando são expostas por períodos prolongados e repetidos a sons a partir de 85 decibéis (o equivalente ao ruído do liquidificador). A morte das células auditivas é lenta e irreversível.
O decibel (dB) nada mais é do que a décima parte de um Bel, ou seja, 0,1 Bel. A intensidade I de um som pode ser percebida com precisão, e está relacionada com a quantidade de energia sonora recebida por segundo a partir da fonte de som.
Por outro lado, os disparos de armas de fogo, em rajadas consecutivas ou mesmo disparos repetitivos, são ruídos de alto impacto porque possuem intensidades que variam até 100 dB para o ruído de impacto e acima de 140dB para o ruído de impulso.
A erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga, na ilha de Tonga, em janeiro deste ano, provocou o som mais alto já ouvido no planeta em 139 anos. A explosão superou a de outro vulcão, o Krakatoa, na Indonésia, em 1883. As informações são de um estudo publicado em 12 de maio por pesquisadores da Universidade da Califórnia.
Volumes de cerca de 50 dB nos são agradáveis, enquanto que o limiar de desconforto inicia em torno dos 100 dB e o da dor, a aproximadamente 120 dB. É importante que 100 dB não sejam duas vezes mais alto que 50 dB.
Foram analisados diferentes tipos de armas: rifle, espingarda, revólver 38 e pistola (9 mm). Os picos máximos obtidos no estudo foram de 141 a 164 dB (NPS).
O som mais alto do universo definitivamente vem de fusões de buracos negros. Nesse caso, o “som” sai em ondas gravitacionais e não em ondas sonoras comuns.
O som mais irritante de todos é o do chororô de criança – aquelas reclamações manhosas dos pequenos, sugere um estudo feito por psicólogos das Universidades de SUNY e Clark, nos EUA.
O som emitido por um contrabaixo é mais grave do que o som emitido por um violino, ou seja, é possível distinguir a altura do som desses dois instrumentos. Também podemos distinguir a intensidade do som: quando escutamos uma música que nos empolga, é muito comum aumentarmos o volume do aparelho de som.