Foram estudados 31 indivíduos do sexo masculino, expostos ao ruído de arma calibre 12, com idades variando entre 28 a 57 anos. A intensidade sonora média à qual esses indivíduos estavam expostos foi de 125,7 dB.
Por outro lado, os disparos de armas de fogo, em rajadas consecutivas ou mesmo disparos repetitivos, são ruídos de alto impacto porque possuem intensidades que variam até 100 dB para o ruído de impacto e acima de 140dB para o ruído de impulso.
Foram analisados diferentes tipos de armas: rifle, espingarda, revólver 38 e pistola (9 mm). Os picos máximos obtidos no estudo foram de 141 a 164 dB (NPS).
Para se ter uma noção do quão alto e prejudicial o som do disparo de uma arma pode ser ao ouvido humano, o barulho de uma turbina de avião ou de uma caixa de som em um show alcança aproximadamente 130 decibéis, enquanto o som produzido pelo disparo da arma de fogo pode chegar a 140 db.
Em situação de abordagem, o profissional que portar a espingarda calibre 12, deverá manter uma distância segura (mínimo 05 metros) das pessoas abordadas, evitando assim ser surpreendido, possibilitando a empunhadura correta e consequente utilização com a eficácia desejada.
Ou seja, há sons mais baixos que isso, mas não conseguimos ouvi-los. Em uma frequência de 1000 Hz, o ouvido humano suporta sem dor até a intensidade de 120 dB. Acima deste valor, os sons são nocivos e podem destruir de forma irreversível as estruturas do ouvido interno.
Existe um nível considerado tolerável para não danificar a audição dos seres humanos e esse nível não pode exceder 85 dB (decibéis). Ruídos que beiram os 85 dB são o do secador de cabelo e um caminhão, por exemplo.
A energia acústica de um simples tiro de rifle de alto grau de potência ou arma de fogo, é equivalente a quase 40 horas de exposição contínua de 90 dB(A).
Show de uma banda de rock: 120 dB; Caça decolando a 20 m de distância: 140 dB; Explosão de fogos de artifício a 1 m de distância: 160 dB; Decolagem de um foguete próximo: 180 dB.
Deste modo, 20 dB correspondem a 100 vezes a intensidade de 0 dB e o som parece 4 vezes mais alto; 30 dB correspondem a 1.000 vezes a intensidade de 0 dB e o som parece 8 vezes mais alto.
A morte das células auditivas é lenta e irreversível. A partir dos 60 decibéis (o mesmo que uma conversa normal), o som já é suficiente para agredir o restante do organismo e também prejudicar o equilíbrio emocional.
O decibel (dB) nada mais é do que a décima parte de um Bel, ou seja, 0,1 Bel. A intensidade I de um som pode ser percebida com precisão, e está relacionada com a quantidade de energia sonora recebida por segundo a partir da fonte de som.
O volume mais suave percebido, ou seja, o som mais baixo que uma pessoa pode ouvir, é de 0 decibel. Volumes de cerca de 50 dB nos são agradáveis, enquanto que o limiar de desconforto inicia em torno dos 100 dB e o da dor, a aproximadamente 120 dB. É importante que 100 dB não sejam duas vezes mais alto que 50 dB.
Especialistas afirmam que quando uma onda sonora passa dos 80 decibéis pode acabar prejudicando nossa audição. É importante entender que entre 80 e 90 decibéis os efeitos demoram para aparecer e vão se agravando com o passar dos anos. Quanto maior o nível de exposição, mais intenso e imediato vão ser seus impactos.
Mostre que um grito comum tem um nível de 100 dBPWL. Mostre, ademais, que se tivéssemos adotado ( como se faz em alguns países ) o Wo = 10 -12 watt então tal grito teria 90 dBPWL.
Audição Normal – Limiares entre 0 a 24 dB nível de audição. Deficiência Auditiva Leve – Limiares entre 25 a 40 dB nível de audição. Deficiência Auditiva Moderna – Limiares entre 41 e 70 dB nível de audição. Deficiência Auditiva Severa – Limiares entre 71 e 90 dB nível de audição.
Os bagos número 11 e número 12 também existem. Esses tamanhos são usados em projéteis especializados projetados para serem disparados a curta distância (menos de quatro metros) para matar cobras, ratos e animais de tamanhos semelhantes.
Assim, para o popular "calibre 12" (gáugio 12), essa designação significa que o diâmetro interno do cano da arma, corresponde ao diâmetro de uma esfera de chumbo pesando 1⁄12 de uma libra.
Se você está procurando uma espingarda para caça, modelos como a Winchester SXP e a Browning BPS são excelentes opções devido à sua precisão e facilidade de manuseio. Para defesa pessoal, a Beretta 1301 Tactical e a Benelli M4 oferecem desempenho confiável e rápido, essenciais em situações críticas.