Quanto tempo demora para parar de doer o aparelho?
O desconforto na boca depois da manutenção pode durar de 3 a 5 dias, no caso do aparelho fixo tradicional. Caso a dor seja intensa ou não passe após esse período, informe o seu dentista.
O período de adaptação de uma pessoa após a colocação do aparelho geralmente dura de 7 a 10 dias, em média. O desconforto sentido pelo paciente varia, principalmente devido à pressão exercida pelo aparelho sobre os dentes, bem como à fricção dos braquetes contra as membranas mucosas.
Com o acompanhamento do seu dentista e seguindo alguns passos simples — como evitar alimentos duros, colocar compressa de gelo e aplicar pomada anestésica na área —, é possível diminuir a dor depois da manutenção do aparelho. Indicamos, nos primeiros dias, tomar água gelada, sorvete ou açaí caso sintam muita pressão.
Embora ninguém goste de conviver com dor, é comum ter sensibilidade nos dentes após colocar aparelho. Afinal, há uma pressão sendo feita nos dentes dentro do osso para que os objetivos do tratamento sejam alcançados.
Quando o aparelho é apertado, o paciente poderá sentir desconforto após o procedimento. O ligamento ao redor do dente é pressionado e é esta pressão que movimentará o dente durante os próximos dias. Ele também poderá sentir um pouco de incômodo na hora de mastigar alguma coisa, mas isso é comum.
É possível ver resultados ao fim do 1º mês. Na primeira fase do tratamento com aparelho dentário a evolução é rápida, sendo visível o ajuste dos dentes. É normal que, ao fim do primeiro mês de tratamento, já consiga ver resultados no seu sorriso. Ainda assim, o resultado final demora mais algum tempo.
Quando posso voltar a comer normal depois de colocar aparelho?
Quanto tempo depois de ter colocado o aparelho posso comer normalmente? Sentirás alguma dor durante os primeiros dias. Assim que os teus dentes se habituarem a esta pressão, poderás comer mais normalmente, evitando sempre produtos duros e viscosos, como mencionado acima.
A partir do momento que se coloca aparelho fixo, o paciente não deve mais utilizar os dentes anteriores (da frente), para cortar alimentos, tais como: maçã, cenoura, sanduíches mais consistentes, carnes, balas, etc. Evite alimentos pegajosos (chicletes, balas de goma, caramelo, etc.)
A AAO (Associação Americana de Ortodontistas) alerta sobre os perigos do consumo de refrigerantes para quem usa aparelho, pois a acidez dessas bebidas pode desgastar o esmalte dos dentes e aumentar o risco de cáries.
Prefira alimentos macios. Alimentos "pastosos" como banana, purê de batata, iogurte e ovos mexidos são confortáveis para as gengivas e não correm o risco de quebrar o aparelho.
Quanto tempo leva para um dente se mover com aparelho?
As células podem levar 1 a 2 semanas antes de o osso ser removido perto do dente. Após a fase inicial de quase nenhum movimento dentário, o osso então sofre alterações significativas, e o dente começa a se mover mais rapidamente.
Os primeiros meses são considerados uma fase de adaptação dos dentes às novas posições, e o ortodontista pode indicar a colocação de contenções fixas ou removíveis para aumentar a estabilidade da arcada. As consultas podem ser mais espaçadas, mas são essenciais para o acompanhamento do caso.
Olá tudo bem? Esse desconforto é super normal e esperado, o aparelho serve para movimentar o dente para a posição correta, usando pressão, na parte pressionada o osso ao redor da raiz é absorvido e a parte tensionada novo osso é formado, assim o dente se movimenta e fica na posição esperada.
O fio dental encerado vem revestido em uma camada fina de cera, por isso é mais rígido. Ele desliza entre os bráquetes e pelo fio do aparelho sem perder a firmeza. Isso facilita a utilização e minimiza o risco de prender ou desfiar durante o uso.
Por mais que a sensação de dentes moles, a princípio, não exija um cuidado especial - pois é um sintoma comum de quem usa aparelho ortodôntico -, é necessário ter atenção em alguns casos. De acordo com a Dra. Barreto, essa mobilidade dos dentes, gerada pelo aparelho, pode ser prejudicial para a saúde da boca.
Desse modo, então, colocar o aparelho ortodôntico em cima e embaixo vai garantir o alinhamento dos dentes, assim como o realinhamento da mordida do paciente.