Mas quando é uma febre persistente, durando 48h sem melhora, é preciso levar para avaliação médica”, afirma. Em casos de bebês com menos de um mês de vida, caso apresente febre, é necessário levar para avaliação médica. “Esse é um caso que não pode ficar em casa esperando”, orienta a médica.
Um paciente que está apresentando um quadro de febre e dor no corpo por um período igual ou superior a três dias pode estar gripado ou resfriado. A gripe e o resfriado são infecções virais que provocam sintomas como febre, tosse, e dor no corpo.
Dependendo da idade da pessoa, de outros sintomas e de estados clínicos conhecidos, o médico pode pedir para a pessoa ir para avaliação ou recomendar tratamento em casa. Geralmente, as pessoas devem consultar um médico se a febre durar mais de 3 ou 4 dias, independente de outros sintomas.
Segundo a pediatra, os prontos-socorros e pronto atendimento devem ser procurados em caso de febre alta por mais de três dias, ou antes disso, se a febre vier acompanhada por sinais de alerta como irritabilidade intensa, sonolência, prostração fora dos períodos de febre, vômitos em jato ou febre que não cessa com o uso ...
Criança com febre. Devo esperar 3 dias para levar ao médico?
Quando a febre é preocupante?
Vale a pena medir a temperatura em diferentes momentos do dia e também anotar os horários e as alterações apresentadas. Vale destacar que o estado febril passa a ser considerado a partir dos 37,8°C. A febre é considerada leve até 38,5°C e grave quando atinge ou ultrapassa os 39,5°C.
Outros autores consideram os valores entre 37,3 ºC e 37,8 ºC como febrícula, sendo chamado de febre apenas quando o indivíduo apresenta temperatura acima de 37,8 ºC. A febre é um sinal de alerta e pode indicar, por exemplo, uma infecção.
A febre intermitente pode indicar diversas doenças
A febre intermitente normalmente tem um período predeterminado de duração e regride pelo menos uma vez a cada 24 horas. Ele segue uma curva bem específica e pode sinalizar diversas doenças graves, como a malária, leptospirose, tuberculose e até mesmo linfomas2.
Ou seja, é aquela febre que vai e volta. Esse breve retorno à normalidade acontece pelo menos uma vez a cada 24 horas. Uma causa que pode levar a febre intermitente é o contato do ser humano com as bactérias intermitentes, como é o caso da malária, da tuberculose e da leptospirose.
Se você tem um resfriado ou tosse, é geralmente viral. Você deve suspeitar de uma infecção secundária causada por bactérias, se a febre persistir após os primeiros dias. A dor de ouvido persistente pode significar uma infecção no ouvido baseada em bactérias.
À partir dos 37,5 graus se fala propriamente em febre, mas se não há outros sintomas com mal estar generalizado, dor de cabeça, muscular ou das articulações, o melhor é deixar evoluir a febre e ver como se resolve a enfermidade. Febre alta é quando chega a 38 graus nas crianças e 38,5 graus nos adultos.
Normalmente, as pessoas se recuperam das febres comuns naturalmente, conforme o sistema imunológico age. Mas como o estado febril traz sintomas desagradáveis, muitos usam medicamentos, o que pode ser desnecessário em alguns casos.
Se a febre estiver acima dos 39,4°C; Se o quadro de febre persistir por mais de 48 horas; Se a febre vier acompanhada de sintomas como forte dor de cabeça, inchaço na garganta, confusão mental, fraqueza muscular, frequência cardíaca rápida ou pressão sanguínea baixa.
Há quem pense que dormir com febre pode ser perigoso, mas geralmente não é bem assim. Se possível, tire um cochilo. Dormir também ajuda na recuperação9. Se não conseguir pegar no sono, tente ler um livro ou escutar uma música ou podcast7.
Mas, além disso, quadros de inflamação, desidratação e até alguns tumores também podem levar à febre, mesmo sem a presença de uma infecção. Ou seja, não é uma regra.
Febre alta, baixa, intermitente e emocional: saiba tudo sobre os tipos de febre. Tem momentos que você pode sentir que está meio quente, mas não apresenta nenhum outro sintoma. Em outros, a febre te derruba. E ainda há situações em que a temperatura varia, diminuindo, e logo depois, aumentando de novo.
Outro sinal de alerta é a duração da temperatura de febre por mais de três dias completos. Além disso, a febre alta aumenta o consumo de oxigênio pelo corpo e pode prejudicar o rendimento cardíaco.
2º - Febre - é considerado febre as temperaturas corporais acima de 38ºC. Neste estágio, é recomendado tomar um medicamento antitérmico, usar roupas leves e colocar uma compressa gelada na testa. Se mesmo assim a febre não baixar em até 3 horas, é indispensável ir ao pronto-socorro mais próximo.
As causas diversas importantes incluem reação farmacológica, trombose venosa profunda, embolia pulmonar recorrente, sarcoidose, doença inflamatória intestinal e febre factícia.
Caso a febre chegue perto ou até mesmo atinja a marca dos 40°C, o quadro é considerado de fato perigoso e a procura por consulta médica ou ida ao pronto-socorro se tornam fundamentais.