Segundo a Anvisa, o látex natural está relacionado a alergias e traços dessa substância podem estar presente nos alimentos por causa de seu uso em materiais e utensílios que entram em contato com o alimento, por exemplo: luvas empregadas na manipulação de alimentos; materiais utilizados na selagem de latas; adesivos ...
Para pessoas que não têm alergia ao látex, geralmente não há problema em ingerir alimentos que contenham traços de látex natural. No entanto, é sempre importante monitorar qualquer reação incomum ao consumir produtos que mencionam látex na embalagem, especialmente se você estiver incerto sobre possíveis sensibilidades.
Esclarecendo a sua dúvida, o Látex natural é usado somente para selar a embalagem, devido ao chocolate entrar em contato diretamente com a embalagem, pode haver uma contaminação cruzada e obter alguma reação em quem é alérgico. O látex é uma substância presente nas embalagens devido ao seu sistema de fechamento.
Látex natural é um ingrediente dos chocolates no Brasil? Saiba a verdade aqui
Porque estão colocando látex natural no chocolate?
Leia: Fabio Passuello olá! Agradecemos o seu interesse! Esclarecendo a sua dúvida, o Látex natural é usado somente para selar a embalagem, devido ao chocolate entrar em contato diretamente com a embalagem, pode haver uma contaminação cruzada e obter alguma reação em quem é alérgico.
Esta é uma reação às proteínas contidas na borracha, que, quando em contato com a pele, aspirada ou ingerida, pode causar urticária de contato, conjuntivite, rinite, crises de asma e até, em casos mais graves, choque anafilático.
Látex no chocolate, o que precisamos entender desta situação? É bem verdade que está descrito no rótulo, mas não na lista de ingredientes e sim no alerta para pessoas alérgicas.
Dentre os alimentos muito alergênicos estão algumas frutas (abacaxi, banana, coco, laranja, maçã, manga, morango e pêssego), vegetais como alho, cebola, ervilha, lentilha e tomate, alguns cereais e oleaginosas (aveia, amendoim, avelã, castanha do Pará e nozes).
Estudos mostram que o látex pode aliviar problemas como caibras e dores musculares por distribuir o peso do corpo corretamente. Ainda é antialérgico e resistente a ácaros e bactérias.
Embora a maioria das pessoas possa comer os frutos de berinjela sem complicações, as folhas e tubérculos da planta contêm altos níveis do alcaloide tóxico solanina. Os sintomas incluem náuseas, vômitos, sensação de queimação na garganta e arritmia potencialmente fatal.
Quem tem alergia à banana pode ter alergia a mais o que?
Além disso, alimentos diferentes podem induzir respostas alérgicas semelhantes no mesmo indivíduo “Um exemplo: se um indivíduo é alérgico a banana, pode ser que ele tenha alergia ao kiwi e ao abacate também, já que estes três possuem proteínas alergênicas similares. Existe, ainda, uma síndrome chamada látex-fruta.
Além da borracha em si, o látex serve para a confecção de diversos artefatos produzidos por comunidades tradicionais, tais como sacos encauchados e encauchados de vegetais da Amazônia. Aqueles precisam ser defumados e são aplicações do látex sobre tecidos industrializados.
Você sabia? O fenômeno se chama “síndrome látex-fruta” e acontece porque algumas frutas, como o mamão, o figo, a banana, o abacate, o kiwi e o melão, por exemplo, têm em sua composição proteínas semelhantes àquelas presentes no látex da Hevea brasiliensis – a famosa seringueira.
Esse produto nada mais é do que uma seiva leitosa extraída da casca de uma árvore da região amazônica conhecida como seringueira. Além de ser a principal matéria prima da borracha natural, o látex é essencial para a manufatura de mais de 40 mil produtos.
O látex é comercialmente extraído da Hevea brasiliensis, a seringueira, nativa da Floresta Amazônica. Porém, atualmente, grande parte da produção vem da Ásia e da África Ocidental.
O látex é uma matéria-prima muito usada em diversos produtos, como curativos adesivos, borrachas, luvas cirúrgicas e de limpeza doméstica, bicos de mamadeira, balões de aniversário, preservativos, entre muitos outros.
Abacaxi, morango e figo são frutas, certo? Errado! Eles são infrutescência: resultado da fusão de várias flores que, após serem fecundadas, se juntam em um único fruto ou infrutescência.
O diagnóstico de alergia a látex é suspeitado com base na história clínica e confirmado com teste cutâneo positivo, dosagem de IgE específica para látex (RAST ou ELISA) e teste de provocação.
O consumo exagerado miojo pode fazer mal para a saúde, pois, normalmente, possui grandes quantidades de sódio, gordura e conservantes em sua composição. Além disso, cada pacote de miojo, por norma, contém o dobro da quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 4 g por dia.