Este homem se chamava Elimeleque, e sua mulher, Noemi; os filhos se chamavam Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; vieram à terra de Moabe e ficaram ali.
Elimeleque e seus filhos morreram em Moabe, deixando Noemi, Ruth e Orfa viúvas. Após receber notícias de que Deus voltou a trazer comida à terra de Judá, Noemi volta para Israel, mas aconselha suas noras à retornarem às casas de suas mães.
Noemi, o marido e os dois filhos mudaram-se de Belém para a terra de Moabe por causa da fome. O marido de Noemi faleceu em Moabe e seus filhos casaram-se com mulheres moabitas.
Ela morava em Belém de Judá com seu marido Elimeleque e seus dois filhos, e que devido a seca e fome local, mudaram-se para Moabe. Elimeleque morre, e depois os filhos. Noemi fica viúva e desamparada, com suas noras Rute e Ofra, e decide voltar para Belém.
QUEM FOI NOEMI? A HISTÓRIA DE NOEMI, A SOGRA SÁBIA DE RUTE.
Como foi a morte de Quiliom e Malom?
Irmãos desrespeitam Rute e Orfa para se envolver com jogos de azar. Malom apresenta a taberna para Quiliom. Mesmo contra a vontade de Rute e Orfa, os irmãos se envolvem com jogos de azar. Na sequência, eles são mortos por capangas de Oriel.
Revoltados com os roubos, moradores de Moabe agridem o homem
Ele tenta enganar Noemi, mas Malom e Quiliom revelam os crimes cometidos pelo pai. Na sequência, os homens de Moabe agridem Elimeleque, que não resiste aos ferimentos e morre nos braços dos filhos.
Após instruções de Noemi, Rute pediu a Boaz, um parente próximo, que se casasse com ela. Boaz seguiu os procedimentos da lei de Moisés, pedindo primeiro ao parente mais próximo que cumprisse seu dever de desposar Rute. Quando esse parente se recusou, Boaz casou-se com Rute.
Qual era a idade de Rute quando se casou com Boaz?
Boaz ficou tão impressionado, ainda mais do que antes. Boaz disse a Rute: “Você é uma bênção. Você sabe que eu sou velho e você é jovem,” ( Rute tinha apenas 40 anos) “mas você quer que eu continue o casamento de seu falecido marid, em vez de você sair para se casar com um jovem da sua idade.
Onde está escrito sobre a morte de Elimeleque na Bíblia?
Depois de terem morado lá por quase dez anos, morreram também Malom e Quiliom, e Noemi ficou sozinha, sem os seus dois filhos e sem o seu marido." Rute 1:3-5 Morreu Elimeleque, marido de Noemi!
Diante das dificuldades enfrentadas e da proposta de Noemi, Orfa voltou para o seu povo, para os seus deuses, em busca da sua felicidade. Outros dizem que Orfa representa o “vigor da juventude”. E é próprio dos jovens um certo egoísmo. Uma preocupação com a satisfação pessoal em detrimento dos demais.
Elimeleque, segundo a Bíblia, era o marido de Noemi, sogra de Rute. Pertencia à família hezronita, que habitava em Efrata de Belém no tempo dos juízes.
Obed ou Obede, é um personagem do Antigo Testamento da Bíblia, mencionado como filho de Boaz e de Rute. De acordo com o livro de Rute, Obed teria sido criado por Noemi, sogra de Rute, tornando-se pai de Jessé e avô do rei Davi.
Devido à lealdade eterna que dedicava a Noemi, Rute casou-se com Boaz e, por consequência, ela — a estrangeira e convertida moabita — tornou-se a bisavó de Davi e, portanto, antecessora de nosso Salvador Jesus Cristo” (“Modelos a Serem Imitados”, A Liahona, novembro de 2002, p. 60).
Após perder o marido e os filhos, Noemi se viu sozinha e na miséria pediu que as noras a deixassem. Contudo, por seu forte caráter, Rute não abandonou a sogra, nem se rebelou ao Senhor. Juntas uma fortaleceu a outra e deram início a um novo capítulo em suas vidas.
Mesmo contra a vontade de Rute e Orfa, os irmãos envolvem-se em jogos de azar. Na sequência, eles são mortos por capangas de Oriel. Antes de partir, o filho primogénito de Noemi desculpa-se junto da esposa.
Rute tenta comprar alimentos em Belém, mas um comerciante a rejeita por ser moabita. No local, a moça conhece Joana, uma antiga amiga de Noemi. Mais tarde, a viúva de Elimeleque culpa a Deus por seus problemas e decide se chamar Mara, sinônimo de amargurada.
Noemi e sua família saíram de Belém, cidade da região de Judá e foram para Moabe, por causa da fome, e ali naquela terra eles prosperaram e venceram as circunstâncias difíceis. Seus dois filhos casaram-se com duas mulheres estrangeiras moabitas, chamadas Rute e Orfa.
Seus filhos, Malom (doença) e Quiliom (desperdicio), são fracos e vulneráveis. No desespero de dar à sua família a melhor chance de sobrevivência, Elimeleque decide se mudar para Moabe.
Esse livro da Bíblia deriva seu nome de um dos seus personagens principais, Rute (cujo nome significa "amizade"), a moabita. A narrativa mostra como Rute se tornou uma ancestral de Davi por meio do casamento de cunhado com Boaz, em favor de sua sogra, Noemi.