Cada fêmea dá à luz, em média, três ou quatro filhotes, os quais nascem com peso entre 1 e 2 kg. Os filhotes ficam escondidos em esconderijos até que atinjam cerca de 8 semanas de idade.
A gestação dura cerca de 110 dias e pode gerar até três filhotes. Em cada gestação, a fêmea pode gerar até três filhotes. Os leões apresentam alguns cuidados com os filhotes.
Geralmente, os grupos são formados por 4 a 12 fêmeas, todas parentes (mães, irmãs e primas), uma dúzia de filhotes e de um a seis machos sem parentesco. Enquanto as leoas vivem no grupo por toda a vida, os leões, com frequência, ficam apenas dois a quatro anos.
Personagens de "O Rei Leão" estarão de volta após mais de uma década do lançamento filme na nova série produzida pela Disney. Em "The Lion Guard: Return of the Roar", serão mostradas as aventuras de Kion, filho de Simba - personagem principal no filme original.
1. Peixe-lua. Esse animal, que pode chegar a pesar 2 mil kg, vive em águas marinhas temperadas e tropicais. Suas fêmeas, durante períodos de desova, conseguem liberar até 300 milhões de ovos.
Esses animais reproduzem-se por todo o ano e são polígamos. O pico da época reprodutiva ocorre durante a estação chuvosa. A gestação dura aproximadamente 3,5 meses. Cada fêmea dá à luz, em média, três ou quatro filhotes, os quais nascem com peso entre 1 e 2 kg.
Ele se alimenta de outros animais, como gnus e zebras, e vive em grupos, que apresentam divisões bem marcadas, sendo o macho responsável pela defesa do grupo e a fêmea pela caça e cuidado com os filhotes.
Os bebês leoninos fazem amigos com facilidade e adoram ser o centro das atenções. Eles têm brilhantismo e por isso sempre lideram nas brincadeiras e nas conversas. Na verdade, eles são alegres e generosos, mas nem pensam em reprimi-los ou em dar-lhes ordens, porque dificilmente os aceitarão.
Embora os machos imponham respeito pelo porte, quem lidera o grupo sempre é a leoa. Ainda que sejam menores fisicamente, as fêmeas ocupam o posto de destaque, guiando os outros e sendo referência para os mais novos.
O trabalho mais pesado, ou seja, a caça, vigia noturna, liderança do grupo e proteção dos filhotes, se destina às leoas. Mas, apesar de serem as primeiras a estarem na frente de tudo, na hora das refeições, é o macho que come antes de todos. E, somente depois de satisfeito, filhotes e fêmeas podem se satisfazer.
A fêmea não tem juba e possui função diferente do macho no bando. Ela é responsável por cuidar do filhote e caçar, pois é mais rápida e ágil (chega a 81 km/h em distâncias curtas). Possui corpo esbelto e musculoso e pesa metade do que o companheiro. O macho é encarregado de demarcar o território e proteger o grupo.
O animal mais antigo do mundo, tubarão-da-Groelândia, reapareceu nas proximidades de Belize, no Caribe. O vertebrado é considerado o mais longevo do planeta, com uma idade aproximada de 518 anos. A espécie normalmente vive em torno de 400 anos, o dobro da idade do animal terrestre mais longevo: a tartaruga-gigante.
Os leões são os grandes predadores das savanas, alimentando-se de gnus, zebras, antílopes, entre outros animais. Estima-se que uma fêmea precise comer cerca de 5 kg de carne por dia, enquanto o macho precisa de 7 kg.
Majestoso e poderoso, o leão é um símbolo solar e luminoso. Rei dos animais, traduz sabedoria, poder e justiça, mas também orgulho, domínio e segurança. Nas várias culturas religiosas do mundo, o leão está também associado à figura do pai, do mestre, do chefe ou do imperador, que pode ser protetor ou tirano.
Na Religião Na religião cristã, o leão é um dos símbolos de Jesus e parte disso é porque esse animal representa também a realeza. Isso fica ainda mais claro na Bíblia, especificamente no livro de Apocalipse, no qual o Messias é citado como “leão da tribo de Judá”.
O rugido, que pode ser ouvido a uma distância de oito quilômetros, é uma vocalização que tem objetivo de alertar e afastar outros machos que andem por ali. Apesar de não possuírem predadores quando adultos, leões e hienas são concorrentes por ocuparem o mesmo nicho ecológico.
Os leões africanos geralmente vivem em bandos - grupos de 10 a 15 animais, em média. Os bandos geralmente contam com fêmeas, filhotes e um macho ou um pequeno grupo de machos que defendem o bando e acasalam com as fêmeas.