Status do free flow no Brasil O Free Flow está em operação em duas rodovias do país: Rio-Santos (BR-101), com pórticos instalados em Paraty (Km 538), Mangaratiba (Km 447) e Itaguaí (Km 414).
Na primeira passagem pelo Free Flow, você ganha até 5% de desconto só por ter a tag Sem Parar Instalada. Os próximos descontos começam a valer a partir da segunda passagem dentro do mesmo mês, desde que no mesmo local ou no mesmo sentido da primeira passagem.
Free Flow: primeiro sistema de cobrança automática de pedágios de São Paulo começa a operar em agosto. Com o intuito de promover uma circulação mais fluida e segura, as rodovias concedidas do Estado de São Paulo passarão a receber, em breve, o sistema Free Flow.
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Quem criou o Free Flow no Brasil?
Em uma iniciativa pioneira, o Governo do Rio Grande do Sul implementou, por meio da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ), as primeiras rodovias estaduais do país com o sistema free flow, que prevê a cobrança de pedágio em fluxo livre, sem praças físicas.
Para São Paulo, as instalações do sistema free flow estão previstas para começar em agosto. O modelo de cobrança deve funcionar no interior de São Paulo, em dois pórticos na rodovia SP-333, nos municípios de Itápolis e Jaboticabal, respectivamente no trecho km 179 e km 110.
A concessão contempla as rodovias SP-055 (Rodovia Padre Manuel da Nóbrega), SP-088 (Mogi-Dutra) e SP-098 (Mogi-Bertioga), que passam pelos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Bertioga, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu.
Qual o valor da tarifa? Durante a semana, a tarifa do free flow é mais barata, ficando em R$ 4,60. Nos finais de semana, das 18h de sexta-feira às 6h de segunda-feira, a tarifa passa a ser R$ 7,60.
Saiba como funcionará o Free Flow, sistema de cobrança automática de pedágios. As rodovias concedidas do estado de São Paulo passarão a receber em breve o sistema Free Flow. Em 1° de agosto, duas praças da SP-333 utilizarão a tecnologia: em Itápolis, km 179, no sentido leste; e em Jaboticabal, km 110, no sentido oeste.
A implantação do pedágio em modelo free flow em 25 quilômetros da Rodovia Presidente Dutra, na região metropolitana de São Paulo, é o novo grande desafio do sistema, um ano após ele ter sido iniciado no país numa concessão federal de rodovias.
Os benefícios do pedágio free flow ('fluxo livre', em português) chegam para facilitar a vida dos clientes que trafegam pelas estradas gaúchas cuidadas pela concessionária de rodovias CSG.
Existem duas formas de pagar o pedágio no sistema Free Flow. A primeira é escolhendo a forma de pagamento e realizando pelo portal ou app da concessionária. A segunda, que é bem mais fácil, é utilizando uma tag - como a tag Sem Parar -, pois quem tem tag recebe a cobrança automaticamente em sua fatura no fim do mês.
O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei n.º 14.157/21, que autoriza a implantação de sistema eletrônico de livre passagem em pedágios, com identificação automática dos usuários, conhecido como free-flow (fluxo livre, em inglês).
Onde tem o pedágio Free Flow no Brasil? No Brasil, o sistema começou a ser testado em março de 2023 e, hoje, está em operação nas seguintes estradas e trechos: BR-101 (rodovia Rio-Santos/CCR RioSP): km 414 (Itaguaí/RJ); km 447 (Mangaratiba/RJ); e km 538 (Paraty/RJ);
As rodovias paulistas SP-055 (Padre Manuel da Nóbrega), SP-088 (Mogi-Dutra) e SP-098 (Mogi-Bertioga) também já foram confirmadas para receber o mesmo sistema de cobrança.
"Após a instalação do primeiro pórtico, tivemos um período de aprendizagem e muita divulgação sobre essa nova tecnologia, na qual o Rio Grande do Sul é pioneiro em estradas estaduais no país. O free flow se mostrou bem-sucedido e é uma realidade. O índice de evasão e não pagamento é muito baixo, cerca de 8%.
A concessão do Lote Litoral contempla as rodovias SP-055 (Rodovia Padre Manuel da Nóbrega), SP-088 (Mogi-Dutra) e SP-098 (Mogi-Bertioga), que passam pelos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Bertioga, Santos, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo e Miracatu.
O pedágio free flow funciona de maneira semelhante às tags de pedágio automático , muito comuns em shoppings, por exemplo. O sistema faz a leitura do adesivo instalado no carro e o valor é cobrado por meio da tag. O sistema aceita tags de diferentes operadoras, com destaque à Tag de Pedágio da Zul+.
Para quem não possui a TAG, é possível efetuar o pagamento do pedágio em até 15 dias após a passagem pelo pórtico, seja de forma digital, pelo site da EPR Sul de Minas, ou presencial, em totens localizados em pontos estratégicos das rodovias.
15 de mai, 2024 · 5 minutos de leitura. No início do segundo semestre, a SP-333 (Rodovia Carlos Tonani, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari), no trecho entre Itápolis a Jaboticabal, começa a operar com o pedágio Free Flow.
Se você deseja adquirir uma TAG, entre em contato com uma das Operadoras de Pagamento Automático de Pedágio. Atenção! O não pagamento da tarifa em até 15 dias corridos após passar pelo Free Flow caracteriza evasão de pedágio, ficando o usuário sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
Free Flow é um sistema automático de cobrança de pedágio. Sua tecnologia de leitura de placas e reconhecimento de características de veículos, identifica e cobra motoristas que passam por ele, sem que eles precisem parar pelos pórticos.