Isso mesmo, HAVIA 5 GIGANTES! RAPHA (que significa “gigante” – 2 Samuel 21:22; 1 Crônicas 20:8), vivia em Gate e tinha 5 filhos: GOLIAS (1 Samuel 17:23), ISBI-BENOBE (2 Samuel 21:16), SAFE ou SIPAI (1 Crônicas 20:4; 2 Samuel 21:18), LAMI (1 Crônicas 20:5) e o "QUE TINHA 24 DEDOS" (2 Samuel 21:20; 1 Crônicas 20:6).
O que teria levado Davi a encarar e matar o gigante? Em primeiro lugar, Davi tinha experiência com Deus. Depois foi sua coragem, aliada ao seu bom ânimo, que o levou, com apenas uma funda e cinco pedras, a acertar a testa daquele filisteu e o matar.
Um gigante chamado Isbi-Benobe tinha uma lança de bronze que pesava mais ou menos cinco quilos e estava usando uma espada nova. Ele pensou que podia matar Davi. Mas Abisai, cuja mãe era Zeruia, socorreu Davi, atacou o filisteu e o matou.
estava ali para matar somente um golias tinha 4 irmãos que certamente estavam no acampamento ou seja ele foi determinado a matar. 5 gigantes a regra no entanto era que quem matasse o outro ganharia a batalha e foi por esse motivo que ele não precisou usar as outras pedras.
Davi correu em direção a Golias e rapidamente atirou uma pedra com sua funda. A pedra atingiu Golias na testa e o gigante caiu no chão. O Senhor ajudou Davi a derrotar Golias sem espada e sem armadura. Quando os filisteus viram que Golias estava morto, eles fugiram com medo.
Golias, o filisteu, começou a caminhar na direção de Davi. O ajudante que carregava as suas armas ia na frente. Quando chegou perto de Davi, Golias olhou bem para ele e começou a caçoar porque Davi não passava de um rapaz bonito e de boa aparência.
hoje, Davi era menor. Provavelmente. Davi tinha um metro e meio, mais ou menos um metro e cinquenta. e pesava aí entre cinquenta e cinco a sessenta quilos.
Noutra guerra em Gate, havia um gigante com seis dedos em cada mão e seis dedos em cada pé, vinte e quatro dedos ao todo. Ele também era descendente dos refains, e provocou e zombou de Israel; mas Jônatas, filho de Simeia, irmão de Davi, matou o gigante.
Ainda em outra batalha, na cidade de Gate, havia um homem de grande estatura e que possuía seis dedos em cada mão e seis dedos em cada pé; vinte e quatro dedos ao todo. Esse geteu também era descendente do gigante Rafa.
A Bíblia diz que ele tinha quase 3 metros de altura. Ele também usava um grande capacete de bronze e uma armadura pesada. Ele tinha um enorme escudo, uma lança e uma espada (ver 1 Samuel 17:4–7). Por 40 dias, Golias os desafiou a lutar.
A idade de alistamento militar registrada na bíblia na era antiga de Israel era de 20 anos, o que nos faz deduzir que Davi provavelmente era ainda adolescente ou muito jovem para lutar, tendo na faixa dos 15-16 anos de idade quando enfrentou o gigante, isto porque, sendo o oitavo filho e mais novo, seus três irmãos ...
Assim, quando 2Samuel 21:16-20 diz que Isbi-Benobe, Safe, e o homem de seis dedos [em cada mão e pé] eram "dos filhos do gigante", está dizendo que esses homens eram da raça dos refains gigantes.
História do povo filisteu, de origem grega, que durante três mil anos foi conhecido apenas como um dos mais bárbaros vilões da Bíblia. A nova face de um povo sofisticado, de origem grega, que durante 3 000 anos foi conhecido apenas como um dos mais bárbaros vilões da Bíblia. A provocação vinha de muitos dias.
A história de Davi – poeta, algoz dos filisteus e rei de Israel – ocupa 42 capítulos da Bíblia. A trajetória do pastorzinho ruivo que cravou uma pedra na testa do terrível gigante Golias sugere que qualquer um pode derrotar seus gigantes particulares.
Enaquins (em hebraico: עֲנָקִים; romaniz.: 'Ǎnāqîm; lit. "comprimento de pescoço e estatura") se referem normalmente aos filhos de Enaque. Eles eram poderosos guerreiros da Antiguidade que habitavam as regiões montanhosas da Mesopotâmia. A Bíblia se refere a eles como gigantes e poderosos.
A identidade dos atuais palestinos tem ligação, tendo em vista o nome usado e a localização geográfica, com os povos da época bíblica chamados de filisteus, da região reconhecida biblicamente como Filístia. Filisteus significa errantes, e ou forasteiros.