A referida instrução lista como condições clínicas os sintomas oftalmológicos que considera incapacitantes. A norma exige acuidade visual mínima sem correção de 20/67 em um dos olhos.
Serão considerados aptos os candidatos sem correção que tiverem acuidade visual mínima de 0,7 graus em cada olho separadamente ou 1,0 graus em um olho e 0,5 graus no outro.
O candidato que tiver um exame toxicológico positivo para drogas como maconha, cocaína ou crack será reprovado no exame médico. Além das condições médicas, o exame médico também avalia a condição física do candidato.
Além de possuir o nível de graduação superior e a idade mínima, para ser um PRF é necessário se atentar ao documento de habilitação, a CNH, na categoria B, no mínimo.
Concurso da PRF: Óculos de grau reprova? Falta de dente elimina?
Quais exames médicos a PRF pede?
Exame clínico geral: Nessa etapa, o médico realiza uma avaliação clínica geral do candidato, verificando a sua pressão arterial, batimentos cardíacos, pulmões, abdômen, entre outras partes do corpo.
Sim, a alta miopia (mais que 5 graus) pode levar a perda da visão por descolamento de retina e alterações maculares. O exame oftalmológico de rotina deve ser realizado pelo menos uma vez ao ano preventivamente. Mesmo se o seu grau não aumente pois, o seu oftalmologista deve fazer o mapeamento de retina anualmente.
O aumento do grau da miopia não é necessariamente perigoso, uma vez que pode ocorrer de forma natural, independentemente de medidas preventivas. Mas vale ressaltar que ela aumenta os riscos de outros problemas visuais, como descolamento da retina e degeneração macular, sendo que ambos podem levar à cegueira.
Por meio do exame de refração, o oftalmologista é capaz de definir o quadro de miopia em 3 diferentes níveis, que são: Miopia leve: -0,25 graus a -3 graus. Miopia moderada: -3,25 graus a -6 graus. Miopia grave ou alta: maior que -6 graus.
Tendo em vista que é muito comum as pessoas possuírem deficiências oculares, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, que dificultam a visão, os editais de concursos públicos passaram a prever que o candidato tem que apresentar um grau adequado de visão, com ou sem correção.
A classificação como Pessoa com Deficiência não depende do grau e sim da visão final que você tem, com óculos ou lentes de contato. Uma pessoa pode não ter grau nenhum e não enxergar por outra razão, enquanto outra pode ter altos graus de miopia, mas com lentes de contato ter uma visão adequada.
DECISÃO: Portadores de visão monocular podem ser nomeados no cargo de agente da Polícia Federal. A 6ª Turma do TRF 1ª Região determinou que a Polícia Federal nomeie a autora, portadora de visão monocular, no cargo de agente, tendo em vista que ela já concluiu todas as etapas do concurso regido…
Em casos de ametropias mistas (aqueles casos em que são mais de um problema visual nos olhos), o grau máximo é de 1,5 a cada problema e a cada olho. Não se trata de soma. Os graus são considerados separados. Por exemplo, se o óculos do candidato apresentar 1,5 de astigmatismo e 1,5 de miopia em cada olho, é aceito.
Vamos te explicar o porquê! Até o momento, não existe nenhuma comprovação que os exercícios oculares podem reverter ou reduzir os sintomas de miopia ou que essa prática seja capaz de mudar o formato dos olhos ou aumentar a sensibilidade da visão no caso de erros de refração.
Realmente 10 graus de miopia é bastante elevado, porém não é o único fator determinante para responder sobre a possibilidade de corrigir completamente.
A Miopia pode aumentar pouco (menos que 0,5 grau por ano), ou muito (mais que 1 grau por ano). E sendo assim, quanto antes a miopia iniciar e mais aumentar na infância, maior grau de miopia essa pessoa terá na vida adulta.
É mais comum que o grau da Miopia piore do que melhore com o tempo. Concluindo, podemos dizer que o grau da Miopia tende a se estabilizar a partir dos 21 anos e costuma permanecer com o grau estável até o fim da vida adulta, exceto por leves variações que podem ocorrer no grau, assim como em qualquer pessoa.
A PRF exige que o candidato não tenha feito uso de drogas nos últimos dois anos, incluindo maconha, cocaína, crack e outras substâncias proibidas. Além disso, a PRF realiza exames toxicológicos no momento da posse do candidato, para verificar se ele está em condições de assumir o cargo.
No caso da miopia, a exigência é que a acuidade visual corrigida (com o uso de óculos ou lentes de contato) seja de, no mínimo, 20/40 em cada olho. Além disso, a soma dos erros refrativos (miopia e/ou hipermetropia) não pode exceder 5,00 dioptrias em qualquer olho.
A PRF tem competência para fiscalizar o trânsito nas rodovias e estradas federais de todo o Brasil – as BRs. Se você cometeu uma infração nas rodovias federais, sua autuação será lavrada pela PRF e todo processo inerente a infração será analisado pelo órgão federal.