Ele é mais uma de nossas descobertas! A história mostra que há mil anos os povos fenícios que trabalhavam com comércio descobriram o material depois de fazerem uma fogueira na areia da praia. A união do fogo com a areia, juntos do elemento chamado nitrato de sódio, foram convertidos em vidro.
Quantos graus é necessário para transformar areia em vidro?
O vidro é feito através da fusão de materiais como areia, soda cáustica e calcário em um forno de alta temperatura. O ponto de fusão do vidro geralmente varia entre 1400 °C a 1600 °C, mas pode ser mais elevado dependendo da composição específica do vidro.
O vidro é feito da mistura básica de areia de sílica, sódio e cálcio. O material passa por vários processos e, só então, se torna o vidro como conhecemos.
No meio do fogaréu, portanto, os grãos de areia se fundem e formam um líquido pastoso e incandescente, com os átomos todos desorganizados. Ao ser resfriada rapidamente, a pasta de areia —que na verdade já é vidro líquido— fica viscosa e endurece sem dar tempo de os átomos se reorganizarem como numa estrutura sólida.
Na fabricação do vidro a areia compõe aproximadamente 70% do total. É na areia que se encontra a sílica, composto resultado da mistura de oxigênio e silício (dióxido de silício). A sílica é o que garante a característica vítrea do produto.
Você precisa ser capaz de aquecer um líquido a uma temperatura super alta o suficiente para derreter a areia, ou pode utilizar um vulcão que emite temperaturas suficientemente altas, como o ferro.
A usina de vidro pode reciclar até 4 milhões de garrafas por dia e produzir até 800 toneladas de areia de alta qualidade. De acordo com a empresa, a matéria prima utilizada são “resíduos de vidro mais problemáticos” que estavam acumulados ou que foram jogados em um aterro.
Como o calor específico da areia é menor que o da água, ela esquenta e esfria com maior facilidade. Sendo assim, a temperatura nas proximidades da areia será maior que a temperatura nas proximidades da água, e o ar sobre a areia será mais quente que o ar sobre a água, o que provoca diminuição da pressão do ar.
A areia verde é a combinação da areia sílica com os agentes aglomerantes, em geral a argila, componentes estes normalmente baratos. O processo de fundição consiste em liquefazer o metal desejado utilizando um cadinho (recipiente onde é depositado o metal), um forno e um queimador.
Porque a areia se aquece mais rápido que a água do mar?
A partir da tabela, podemos reparar que o calor específico da areia é bem menor que o da água, logo, a quantidade de energia necessária para aquecer a areia é menor e, por isso, seu aquecimento ocorre mais rápido.
É produzido através de tratamento térmico, denominado têmpera, que confere ao produto resistência mecânica a flexão a impactos muito maiores que a do vidro convencional, e resistência térmica em relação ao seu vidro de origem, suportando variações de temperatura de até 227°C, conforme ABNT NBR 14698:2001.
Na maioria das vezes, o vidro blindado é fabricado por meio de um processo de calor e pressão, que utiliza – intercaladamente – duas ou mais lâminas de vidro, polivinil butiral (PVB) ou resina, poliuretano e lâminas de policarbonato. Todos os itens são unidos, tornando-se resistentes.
Para início de conversa, o professor nomeia a matéria-prima principal da areia e, consequentemente, do vidro comum: o dióxido de silício. "Se olharmos a areia bem de perto, veremos pequenos cristais, quase transparentes.
A areia Brascourt é fina e branca, com uma granulação perfeita para a prática de qualquer esporte. Além de proporcionar conforto para o esportista, a areia Brascourt não esquenta com altas temperaturas do sol e não gruda nas mãos.
Para resumir, o que torna os vidros transparentes é a habilidade que os elétrons possuem de interagir com o fóton, fazendo com que a luz se propague através do objeto. Entretanto, é importante salientar que isso só acontece com fóton de luz visível, pois não é todo tipo de luz que o vidro permite a passagem.
Nota: Normalmente varia-se a temperatura de 50 em 50 ± 5 °C ou até mesmo de 100 em 100 ± 5 °C. 6.1_ O resultado do ensaio é expresso em °C e corresponde à temperatura na qual se deu início à fusão parcial do material.
Apenas os trituradores de martelo podem idealmente transformar garrafas de vidro em areia, porque estes contêm um moinho de martelos que esmaga rapidamente a garrafa, partindo-a e depositando-a nas grelhas.
A principal matéria-prima do vidro é o dióxido de silício (SiO2), também conhecido como sílica, presente na areia. Entretanto, nas fábricas costuma-se utilizar outra forma cristalina do dióxido de silício, que é o quartzo.
O vidro é feito de uma mistura de matérias-primas naturais. Conta-se que ele foi descoberto por acaso, quando, ao fazerem fogueiras na praia, os navegadores perceberam que a areia e o calcário (conchas) se combinaram através da ação da alta temperatura.