Vá até a aba Perfil e sistema. Role para baixo e selecione Configurações. Em Geral, selecione Opções de TV e vídeo. Selecione Detalhes da TV 4K para conferir quais modos são compatíveis com a sua TV.
Isso pode significar, por exemplo, que jogos reproduzidos a resoluções entre 1080p e 1440p com 30 FPS no PS5 comum podem ser melhorados no PS5 Pro para resoluções entre 1280p e 2160p — no entanto, mantendo os 30 FPS.
Novos rumores sugerem que o aguardado PlayStation 5 Pro terá suporte a gráficos 4K rodando a 120 FPS. Tecnicamente, o PlayStation 5 original já oferece 4K a 120Hz, mas no geral os jogos fazem oferecem os modos qualidade e performance, tornando as duas características difíceis de conciliar.
Ative para habilitar a saída de vídeo de 120 Hz para sua TV e jogos compatíveis com taxa de quadros de 120 Hz. Se você tiver problemas de saída de vídeo com esses jogos em um monitor ou outro dispositivo de exibição, desative essa configuração.
E pra aproveitar a máxima potência do PlayStation 4 Pro, sua TV também precisa ter uma tela com resolução 4K, viu? Além disso, é legal ela também ter alta taxa de frequência, de preferência algo entre 120 Hz a 240 Hz.
Os especialistas do Digital Foundry revelaram que, tecnicamente, o Xbox Series X é o único console capaz de entregar a experiência de resolução 8K a 60 fps.
Fãs de corrida, podem comemorar: F1 2024 será o primeiro título da EA Sports com modo 8K num console. Ele ainda oferecerá opções em ray tracing com 4K e 60 fps, a quem optar pelo modo qualidade, e performance de 120 fps na modalidade focada em desempenho.
Vale lembrar que todos os games da série GTA sempre foram lançados rodando a 30 FPS e, em alguns casos, nem mesmo de forma constante. Por ora, GTA 6 segue programado para 2025 e vai rodar também no PS5 original, além dos Xbox Series e PC.
Também usamos o poder adicional do PS5 Pro para melhorar os gráficos e os efeitos no modo Desempenho, a 60 FPS, além de conseguirmos aumentar a resolução para 4K, criando uma experiência ainda melhor.
Enquanto isso, no quesito desempenho, os três consoles (Series S, Series X e PS5) rodam a 60fps durante o jogo e a 30fps em replays ou closes. Já a versão de PC atinge cerca de 120fps com a RTX 3080 no máximo durante o jogo e 60/70fps em replays ou closes.
Usuários de PlayStation 4 Pro utilizam o HDMI 2.0, que suporta 4K e 60 FPS com HDR estático. O HDMI 2.1 (PlayStation 5), por sua vez, chega a 4K a 120 FPS ou 8K a 60 FPS, ambos com HDR dinâmico. Não só isso, como transmite imagens com profundidade de cor de até 16-bits.
A série Galaxy S20 atualizou os sensores de câmera instalados para permitir a gravação de vídeo em 8K. Também é possível capturar imagens com 33 MP de resolução a partir de um vídeo.
Ele demonstra melhores reflexos, sombras, iluminação, polígonos mais definidos e mais elementos em tela (incluindo terreno e itens visuais). Ele também mantém os 60FPS sem muitas dificuldades, vendo este número cair algumas vezes em até 10 pontos quando se usa uma habilidade especial.
Segundo o Digital Foundry, a taxa de quadros, pelo menos no modo de 120 FPS, é mais consistente no PS5 que no Xbox Series X. Conhecido pelas suas análises técnicas e precisas, o veículo publicou um vídeo de 17 minutos onde se aprofunda na performance do título nos consoles de nova geração.
O PS5 foi lançado com 16 GB de memória GDDR6 como RAM de sistema unificada. O PS5 Pro tem a mesma capacidade, mas as velocidades são aumentadas, provavelmente devido a uma melhor interface de memória na nova GPU.
O PS4, com sua sólida biblioteca e recursos, continua sendo uma escolha para jogadores de todas as idades. No entanto, o PS5 se eleva como um dispositivo tecnológico, apresentando um desempenho aprimorado, gráficos e recursos imersivos que definem um novo padrão para o futuro dos jogos.