Essa bucha aguenta até 10 kg por ponto, ou 20 kg quando se trata de dupla chapa de drywall. Outra opção é fixar diretamente nos perfis metálicos da estrutura da parede, que têm a vantagem de suportar até 40 kg por ponto. Sendo assim, o drywall pode suportar até 40 quilos.
Como falamos anteriormente, existem duas placas de drywall: a tradicional, suportando até 10 kg, e as de alta resistência, que aguentam de 5 a 10 vezes mais cargas do que as placas convencionais. Neste tópico vamos mostrar como colocar TV na parede de modo simples e seguro em ambas as placas.
A resposta é sim! O drywall aguenta peso. Mas para que isso ocorra, alguns cuidados devem ser seguidos. Para objetos mais leves, pode ser utilizada uma bucha rosqueável (de plástico ou zamac), com cerca de 3cm de comprimento.
O drywall traz muitos benefícios para colocar TVs nas paredes. Destacam-se a facilidade de instalação e a versatilidade do sistema. Isso torna possível fazer ajustes para garantir que a TV fique bem segura.
Tendo espessura final de 73 a 115mm, pé-direito variável de 2,50 a 4,60m, peso específico de 20Kg/m² e resistência ao fogo de 30 minutos, o desempenho acústico desta parede varia entre 34 e 47dB.
Basta fazer, com o auxílio de um serrote de ponta, uma abertura em uma das faces da parede na altura em que se deseja fixar a carga, de modo a expor dois perfis estruturais vizinhos. Esses perfis, que são de aço galvanizado, são instalados à distância de 60cm um do outro em paredes com pé direito de até 2,60m.
A espessura do drywall pode variar de 9,5mm a 15mm, sendo que o mais comum é o de 12,5mm. Antes de saber qual o peso que uma parede de drywall suporta, é importante entender a sua espessura. Quanto mais espessa a parede de drywall, mais peso ela pode suportar.
Por isso, é recomendada para divisórias e forros de gesso acartonado (drywall). Ela pode fixar suportes, quadros, espelhos, luminárias e acessórios para banheiro.
A furadeira também é uma ferramenta indispensável na instalação de drywall. Ela é utilizada para fazer furos nas placas, possibilitando a fixação de parafusos, buchas e outros elementos de fixação.
Pensa em instalar luzes no armário? Essa é a hora! Afinal, uma das vantagens do drywall é poder passar as fiações e adicionar isolamento dentro de seu sistema, deixando o ambiente com aspecto organizado e mais confortável.
Com o material em mãos, basta furar a placa no local desejado com a ajuda de uma furadeira, colocar a bucha de expansão e o parafuso, e posicionar o item desejado. Se o objeto tiver mais que 15 kg e não for possível utilizar mais de um ponto para sua fixação, recomendamos a bucha de braço metálico.
Cada bucha e parafuso aguentam uma quantidade máxima de peso. Por exemplo: buchas de 4 mm suportam até 2 kg; de 5 mm, entre 2 e 8 kg; de 6 mm, entre 8 e 14 kg; 8 mm, de 14 e 20 kg e buchas de 10 mm uma carga entre 20 e 30 kg.
Uma das dúvidas mais frequentes é se as paredes de gesso “aguentam a fixação de televisão e armários”. A resposta é: SIM. No quesito resistência, a placa de gesso acartonado HABITO é capaz de suportar aparelhos pesados e muito mais.
Pregos para drywall: São pregos que são usados para fixar placas de drywall em estruturas de metal ou madeira. Eles são mais finos e têm uma ponta afiada, que facilita a sua inserção no material.
Sim, é possível! Aliás, dá pra aplicar qualquer tipo de revestimento e acabamento nesse tipo de construção. O drywall é tão resistente quanto as paredes de alvenaria, podendo receber revestimentos cerâmicos, porcelanato e até pastilhas.
Todo objeto que pesa até 10 kg pode ser preso no gesso. Se tiver entre 10 e 18 kg, convém instalá-lo nos perfis. Acima disso, deve-se aplicar o reforço ou distribuir a carga. Isso porque a distância máxima entre dois montantes é de 60 cm, e cada um deles suporta 18 kg.
Em placas de drywall brancas, por exemplo, você pode usar parafusos da mesma cor, que ficam pouco aparentes na estrutura. Não se esqueça de também adquirir as ferramentas necessárias para a instalação.