De acordo com os fabricantes, a troca de óleo deve ser realizada entre 10 a 15 mil quilômetros rodados, ou uma vez ao ano. O motorista que utiliza seu veículo de forma diária, inclusive em estradas, provavelmente expõe o automóvel a mudanças constantes de temperatura, o que por sua vez, acaba exigindo mais do motor.
A troca de óleo deve ser feita conforme as recomendações do fabricante do veículo. Geralmente, é recomendado trocar o óleo entre 5.000 e 10.000 quilômetros rodados, ou a cada 6 meses.
Uma recomendação padrão para trocar o óleo é: Óleo sintético: se você não roda 1.000 km por mês, a troca deve ser feita a cada 10.000 km ou 12 meses, o que acontecer primeiro.
Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.
Troca de Óleo a Cada 6 Meses: Tempo x Quilometragem
Aqui está o porquê: Degradação do Óleo com o Tempo: Mesmo que o carro esteja parado, o óleo do motor se degrada com o tempo. Componentes químicos no óleo podem evaporar e perder suas propriedades lubrificantes, o que potencializa o desgaste do motor.
Em condições normais de uso, o óleo deve ser trocado entre 10 e 15 mil quilômetros rodados, ou por tempo, a cada seis meses. Mas esse valor pode ser inferior caso seu cliente tenha o costume de usar o veículo em terrenos irregulares, ou tenha que enfrentar muitos engarrafamentos.
Se o motor começa a vibrar muito quando o veículo está em marcha lenta, o óleo pode estar vencido. Isso acontece porque o atrito entre pistões, anéis e marcha aumenta consideravelmente.
No geral, a marcação mínima deve estar bem próxima à ponta da vareta. Se seu nível de óleo está abaixo dessa marcação, você precisará completa-lo. O óleo não deve nunca passar do nível máximo, apesar de ficar próximo deste ponto quando quente. Caso isso ocorra, você precisará drenar parte do óleo do motor de seu carro.
Depois de quase 14 minutos com o motor funcionando sem óleo, o motor dá até algumas travadas. Sem o óleo do motor, uma folga entre os tuchos e os ressaltos do comando é criada, resultando em barulho e mais atrito.
50 mil quilômetros ou 3 anos. Esse é o tempo médio para a troca de uma correia dentada no Brasil. Porém, é fundamental evitar que problemas aconteçam e você perca o item de maneira precoce.
Para garantir que seu motor permaneça com ótimo desempenho é recomendado fazer a troca do óleo entre 6 e 12 meses ou de 5.000 Km a 10.000 Km, considerando sempre o que chegar primeiro. É importante estar atento também com o prazo de validade do seu óleo do seu carro.
O custo da troca de óleo varia de acordo com o tipo de óleo e o modelo do veículo. Na média, no entanto, o serviço custa de 100 a 500 reais. O valor também varia muito de acordo com o local onde é feita a troca, se numa concessionária, oficina especializada ou num posto de combustível.
Em geral, veículos que rodam em média 10.000 a 15.000 km por ano tendem a ser considerados bem cuidados. Mais importante que a quilometragem, porém, é o estado geral do veículo e se ele possui um histórico de manutenção regular e transparente.
Aumento do atrito: um óleo degradado pode aumentar o atrito interno do motor, diminuindo sua eficiência e aumentando ainda mais o consumo de combustível. Danos ao motor a longo prazo: a falta de lubrificação adequada pode causar danos sérios ao motor, como desgaste de peças, superaquecimento e até mesmo fundição.
Se o nível de óleo do motor do veículo for baixo, podem ocorrer vários sintomas, como uma luz de aviso no painel de instrumentos, sons do motor mais fortes ou ruidosos que o normal, uma perda de potência do motor ou um aumento do consumo de combustível.
Para saber se o óleo está na temperatura correta, você pode usar alguns truques. Um deles é inserir uma colher de madeira dentro da panela. Quando o óleo começar a borbulhar em volta da colher, é porque está na temperatura correta para fritura.
Óleo sintético: para esse tipo de lubrificante, a troca deve ser feita a cada 10 mil quilômetros percorridos ou 12 meses, dependendo do que ocorrer primeiro. Óleo semissintético: nesse caso, a substituição pode ser feita a cada 7.500 quilômetros ou 12 meses, conforme o que chegar antes.
De acordo com os fabricantes, a troca de óleo deve ser realizada entre 10 a 15 mil quilômetros rodados, ou uma vez ao ano. O motorista que utiliza seu veículo de forma diária, inclusive em estradas, provavelmente expõe o automóvel a mudanças constantes de temperatura, o que por sua vez, acaba exigindo mais do motor.
Por isso, leia sempre o manual do carro para saber o momento ideal para substituir o lubrificante. Geralmente, é recomendável que troque o óleo a cada seis meses ou 5.000 quilômetros ou 12 meses e 10.000 km.
A correia dentada costuma ter um prazo para a troca no manual, variando entre 40 e 60 mil km. No plano de manutenção costuma ter um aviso sobre o uso severo ou em vias com muita poeira. Outro fator que pode encurtar a vida da correia dentada é o tempo.
Se você não ver nenhum óleo na vareta ou se o nível estiver muito baixo, será necessário trocar o óleo. Vibrações em excesso. Se a sua moto está vibrando mais do que o normal, principalmente em altas velocidades, pode ser sinal de que algumas partes metálicas estão batendo umas nas outras por falta de óleo.