Geralmente é recomendável uma primeira substituição nos primeiros quilômetros rodados e a partir da segunda uma troca mais espaçada. É comum, por exemplo, uma primeira manutenção quando o automóvel chega aos 1.000 km, e uma segunda com 2.000 km, 3.000km ou até 12.000 km, dependendo da moto.
Na troca de óleo, verifique a necessidade de substituir os filtros de óleo e ar da motocicleta; Caso sua moto não rode muito, faça a troca a cada seis meses.
Geralmente, sugere-se que seja efetuada a troca a cada 1.000 quilômetros, já o tempo de vida útil do óleo varia de acordo com a utilização da moto, mas sempre siga as orientações do manual do proprietário para garantir a manutenção adequada.
Vale destacar que, apesar de não ser uma regra absoluta, grande parte das montadoras recomenda que o filtro de ar da moto seja substituído por um novo a cada 10 mil quilômetros rodados.
Com o tempo, o filtro de óleo pode ficar saturado com as partículas retidas, o que compromete sua eficiência. Por isso, é importante realizar trocas regulares do filtro de óleo para garantir que o motor continue a ser protegido adequadamente.
O manual do usuário da sua moto fornecerá os intervalos de manutenção recomendados, mas como regra geral: O óleo mineral deve ser trocado a cada 3.000 a 4.000 quilômetros. O óleo semissintético deve ser trocado a cada 5.000 a 7.000 quilômetros. O óleo sintético deve ser trocado a cada 7.000 a 10.000 quilômetros.
A combustão do ar e do combustível acontece com uma qualidade pior, também, e o motor fica repleto de detritos, passando a funcionar mal. O carro perde desempenho, perde potência nas retomadas de velocidade e gasta mais combustível.
Para identificar se o seu filtro de ar está sujo, verifique se há sujeira aparente externamente ou impregnada nos poros da espuma. A sujeira externa, dentro da caixa do filtro, já é um indício de que a peça precisa de manutenção.
A troca de óleo do carro deve ser realizada a cada 5 ou 10 mil quilômetros rodados, dependendo do modelo ou a cada seis meses, para os veículos que não atingirem essa marca. O período manutenção do filtro de óleo é a cada 10 mil quilômetros, podendo variar em alguns modelos de veículo chegando a 15 mil quilômetros.
Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.
Como saber se o filtro do óleo está danificado? Ruido no motor, diminuição da potência ou sobreaquecimento podem ser indícios de um filtro danificado. Se o filtro estiver obstruído, o lubrificante poderia perder lubricidade e causar fricção.
É possível trocar o filtro de óleo sem trocar o óleo?
O filtro de óleo deve ser trocado sempre que houver uma troca de óleo, pois não adianta tomar banho e colocar a mesma roupa. Em seu interior, o filtro pode reter entre 0,5 e 1 litro de óleo, ou seja, se não trocar o componente, o óleo novo vai se misturar com o antigo.
O filtro de combustível deve ser trocado conforme a recomendação da montadora para o modelo da sua moto ou conforme o desgaste da peça. Essa troca faz parte da manutenção preventiva e garante o bom funcionamento do sistema de combustível.
Filtro contra gases ou combinados, novos podem ser armazenados na embalagem original de fabricação até 3 anos após sua fabricação. Após o vencimento desse prazo os filtros não devem ser usados. Filtros contra aerodispersóides podem ser armazenados por tempo praticamente ilimitado.
O que acontece se o filtro da moto estiver muito sujo?
O sintoma mais conhecido é o aumento no consumo de combustível, isso acontece porque o acúmulo de sujeira no filtro acaba permitindo a passagem de impurezas para o motor, fazendo com que seus componentes se desgastem mais rápido.
Quanto tempo devo trocar o filtro de óleo da moto?
Esses intervalos podem variar conforme o modelo, o ano e as condições de uso do veículo, mas geralmente são entre 5 mil e 10 mil quilômetros rodados ou entre 6 meses e 1 ano.
E quanto tempo dura uma vela de ignição da moto? A vida útil de uma vela de ignição pode variar dependendo de diversos fatores, incluindo o tipo de vela, a qualidade do combustível e hábitos do piloto. Mas, no geral, uma vela de ignição pode durar entre 10.000 e 20.000 quilômetros rodados.
A melhor maneira de fazer a limpeza do filtro é utilizando apenas água e sabão. Você também pode utilizar querosene nessa tarefa, pois ele ajuda a dissolver a sujeira acumulada. Evite produtos químicos mais agressivos, pois eles podem diminuir a vida útil da sua peça.