Máscara Venturi Projetadas para taxas de fluxo de oxigênio entre 12 e 15 L por minuto, essas máscaras têm a capacidade de proporcionar uma FiO2 máxima de 50%. O principal benefício reside na capacidade de oferecer uma FiO2 consistente, controlando a entrada de ar ambiente.
A máscara de Venturi fornece uma concentração de oxigênio de 24% a 50%. Acompanha 6 diluidores para diferentes concentrações de Fração Inspirada de Oxigênio (FiO2). O fluxo geralmente utilizado é de 4 a 12 litros por minuto, conectada diretamente a rede de oxigênio.
Recomenda-se a utilização de cateter nasal de oxigênio com até 5L/min sem necessidade de umidificação e não se recomenda a utilização de máscaras de Venturi®. Se o paciente não atingir a SpO2 alvo, recomenda-se ajustar o fluxo de O2 entre 10 e 15 L/min com máscara reservatório não reinalante.
Geralmente, recomenda-se um fluxo entre 12 a 15 litros por minuto para obter essa concentração. Caso não haja uma fonte de oxigênio disponível, é possível utilizar o AMBU com ar ambiente, que contém cerca de 21% de oxigênio.
Para permitir a absorção de oxigênio e liberação de dióxido de carbono, cerca de 5 a 8 litros de ar por minuto entram e saem dos pulmões e cerca de três décimos de litro de oxigênio são transferidos dos alvéolos para o sangue a cada minuto, mesmo quando a pessoa está em repouso.
Ambos oferecem um fluxo baixo de oxigênio, e a cada litro de fluxo de oxigênio acrescenta-se aproxima- damente 3 a 4% para FiO2. Assim, 1 litro de oxigênio aumenta a FiO2 em 24%; 2I/min, 28% e 3I/min, 32% (7).
Venturi para medir a velocidade do escoamento e a vazão de um líquido incompressível através da variação da pressão durante a passagem deste líquido por um tubo de seção mais larga e depois por outro de seção mais estreita.
Quais os cuidados de enfermagem na máscara de Venturi?
Cuidados com a Limpeza
O enxágue deve ser feito com água destilada ou filtrada de forma a eliminar as altas concentrações de cloro e/ou outros contaminantes que possam afetar os materiais e deixe-a secar ao ar. Álcoois jamais devem ser utilizados para limpeza da Máscara Venturi.
- Verde: liberação de 8 litros de oxigênio por minuto, com concentração de até 35% de oxigênio; - Vermelha: liberação de 8 litros de oxigênio por minuto, com concentração de até 40% de oxigênio; - Laranja: liberação de 12 litros de oxigênio por minuto, com concentração de até 50% de oxigênio.
Alto fluxo: Entre os tipos de oxigenoterapia, esse é responsável por ofertar um fluxo maior de oxigênio, atendendo à necessidade do paciente. A principal interface utilizada é a máscara tipo venturi, em que é possível regular o fluxo de ar e o controle da fração de oxigênio inspirada.
Inicialmente define-se uma FiO2 (fração de oxigênio inspirado) de 1,0 (100% de oxigênio) e, subsequentemente, esse valor é reduzido até o menor nível necessário para manter uma oxigenação adequada.
Esta máscara permite o controle da fração inspirada de oxigênio fornecida ao paciente, evitando assim dosagens que não sejam adequadas. Este fornecimento de oxigênio feito através da máscara venturi para oxigenação acontece através através de conectores coloridos com furos para cada concentração de oxigênio.
A pressão do cilindro varia de acordo com o volume do gás comprimido nele, ou seja, se o cilindro não estiver em sua pressão máxima, a quantidade de oxigênio deve ser calculado: Capacidade de O2 (litros) = volume de H2O x Pressão em Bar.
Pa- cientes ventilados mecanicamente recebem FiO2 maior do que a do ar ambiente (21%), o que é chamado de oxigenoterapia, e essa FiO2 ofertada pode ser corrigi- da pela fórmula FiO2 corrigida=(FiO2 ofertada x PaO2 ideal)/PaO2 encontrada(8).
Para realizar essa conta, colocamos o valor da PaO2 mostrada na gasometria (exemplo: 75) e a FiO2 que estava no ventilador no momento da coleta da gasometria arterial. Se era 50%, então o cálculo ficará → 75/0,5 (por cento). Nesse caso, a relação P/F será de 150!
Quantos litros de oxigênio o enfermeiro pode prescrever?
O enfermeiro na ausência de protocolos institucionais tem autonomia para orientar/prescrever para o paciente o uso de gás de oxigênio em até 3L/M por cateter nasal?". O oxigênio é um gás indispensável à presença de vida aeróbica.