Rolar. Rolar é o primeiro estágio da evolução dos movimentos corporais do bebê, geralmente ocorrendo pela primeira vez em torno dos 4 meses. Isso significa que a autonomia em relação ao próprio corpo está sendo trabalhada.
A maioria dos bebês conseguem se virar de bruços sozinho entre os seis e os oito meses de idade, mas isso pode variar de acordo com o desenvolvimento de cada criança. Alguns bebês alcançam essa habilidade mais cedo, enquanto outros podem demorar um pouco mais.
O bebê deve começar a tentar rolar entre o 4° e 5° mês, sendo que no final do 5° mês já deve ser capaz de fazer isso totalmente, virando de um lado para o outro, ficando deitado de barriga para baixo e sem ajuda dos pais ou apoios.
Conseguir rolar no sentido inverso, ou seja, passar de barriga para cima para de bruços, vem em seguida, lá pelos 6 ou 7 meses. Como cada bebê se desenvolve a seu próprio tempo, alguns são capazes de se virar já aos 4 meses, enquanto outros podem levar mais tempo. Isso não é um problema!
Esses movimentos fortalecem a musculatura do pequeno até que ele esteja preparado para o primeiro marco na busca da autonomia: o rolar. Os movimentos como virar e rolar, geralmente, ocorrem após o quarto ou quinto mês de vida – e espera-se que uma criança vire ativamente até o fim do sexto mês.
Rolar. Rolar é o primeiro estágio da evolução dos movimentos corporais do bebê, geralmente ocorrendo pela primeira vez em torno dos 4 meses. Isso significa que a autonomia em relação ao próprio corpo está sendo trabalhada.
O movimento do rolar é construído a partir do momento que a criança vivencia as posturas de barriga para baixo e barriga para cima. É esperado que a criança possa rolar por volta dos 3 a 4 meses de vida, sendo este um bom período para iniciar os estímulos de rolar.
Proporcione estímulos sonoros ao bebê, fora do seu alcance visual, para que ele vire a cabeça e tente localizar de onde vem o som. Estimule o bebê a rolar, mudando de posição (de barriga para baixo para barriga para cima). Para isso, use objetos, brinquedos, bata palmas ou outros recursos.
Sobre as habilidades, o bebê já consegue se manter ereto, começando a sentar, e fazer o movimento de pinça com as mãos, ou seja, o desenvolvimento motor está sendo constantemente trabalhado.
Por volta dos 8 meses o bebê começa a se arrastar e fica em posição para engatinhar. Aos 9 meses ele é capaz de coordenar melhor os movimentos e dar as primeiras engatinhadas.
Ou seja, o pequeno começa a emitir sons cada vez mais altos e agudos, que são muito fofos. Além disso, o bebê já passa um tempo maior brincando sozinho, contudo, ainda exige a atenção dos pais com frequência e pode passar por mudanças bruscas de humor.
Segure nas laterais da toalha e auxilie o movimento de rolar, levando o bebê para decúbito lateral direito, esquerdo e completando o movimento. Permita que o bebê inicie ou termine o movimento sozinho. 🧸 Coloque brinquedos que chamem atenção na direção em que o movimento ocorrerá.
A idade ideal para a criança começar a ficar firme de pé e apoiada é entre 9 a 12 meses. Mas eu já tive crianças que eram perfeitamente normais e ficaram com as pernas firmes muito depois de um ano de idade.
Entre os quatro e seis meses de idade: é hora de deitar e rolar! Entre os quatro e seis meses de idade o bebê deve adquirir a habilidade de deitar e rolar. O movimento consiste na capacidade de rolar de barriga para cima quando está de bruços e vice-versa.
Com 3 meses o pequeno já é capaz de sustentar a própria cabecinha e, aos 5, consegue se virar, quando deixado de bruços, na posição chamada popularmente de “tartaruguinha”, em que se apóia nos antebraços. Mas é apenas no sexto mês de vida, geralmente, que o bebê consegue se manter sentado, ainda com apoio.
“Para se sentar, o bebê deve passar primeiro pela fase de sustentar a cabeça, que deve ocorrer até os 3 meses. A partir do 4º mês, é preciso adquirir a capacidade de rolar lateralmente. Com 6 meses, o bebê deve conseguir aprender a rolar e a se sentar com apoio.
Sim, sim, sim!! Quando o bebê tem sempre preferência para um lado, significa que o pescoço do bebê não movimenta normalmente para os dois lados. E isso vai levar a diversas alterações, principalmente no crânio que ainda é muito maleável nos primeiros meses de vida.
O virar de barriga para cima para o bruços costuma acontecer primeiro, como descrito no feed (tem destaque explicando), e o desvirar ocorre em média até o final do sexto mês. (Lembrando que no início de vida vcs podem ver o desvirar não intencional - um “tombo” do bebê.
Dos 6 aos 8 meses pode ocorrer a fase de “regressão do sono” em que o bebê pode acordar mais vezes durante o sono, ter dificuldade para dormir ou voltar ao dormir ou ter cochilos mais longos durante o dia.
Nessa idade, ele já começa a se adaptar às rotinas da casa, dorme melhor à noite e passa algum tempo acordado durante o dia. O bebê aprende e se desenvolve quando é criado pela família com amor, carinho, conversa, músicas e brincadeiras.
Além disso, quando colocados de bruços, os bebês normalmente conseguem levantar a cabeça, parte do tronco e os ombros. Aos 3 meses os bebês desenvolvem mais expressões faciais, sorrindo para as pessoas, em resposta a estímulos, e também conseguem bater com as mãos ou agarrar um brinquedo que esteja perto de si.