Quantos metros tem um vagão de trem de passageiro?
Os vagões são de bitola 1,000 metro, comprimento total de 16,5 m, largura externa 2,688 m e altura do topo dos trilhos à tolda 3,634 m com tara de 21 toneladas.
Os trens costumam ter mais carros do que os metrôs, para transportar mais passageiros. No Brasil, os trens têm em média entre 8 e 12 carros, de cerca de 20 metros cada, totalizando até 250 metros de extensão.
Dimensões. As dimensões mais comuns para vagões fechados são 50 ft 6 in (15.39 m) 60 ft 9 in (18.52 m) de comprimento, 9 ft 4 in (2.84 m) a 9 ft 6 in (2.90 m) de largura, e 10 ft 11 in (3.33 m) a 11 ft 0 in (3.35 m) de altura. Um vagão fechado de teto mais elevado possui 13 ft 0 in (3.96 m) de altura.
Já no fluxo de importação, a previsão é que as obras sejam concluídas até 2022. Além das adequações na Malha Paulista e Norte, toda a operação da Malha Central (ferrovia Norte-Sul) entre Porto Nacional (TO) e Estrela D' Oeste (SP) está sendo estruturada para atender as operações com os trens de 120 vagões.
O maior trem em operação do mundo fica no Brasil! O trem opera pela Estrada de Ferro Carajás (EFC), possui 330 vagões e transporta mais de 36 mil toneladas de minério de ferro. O percurso tem início na Serra de Carajás, no Pará, e segue até o porto da Ponta da Madeira, em São Luís do Maranhão.
O maior trem de carga do mundo, que sai das minas da Vale, na EFC, é uma proeza de engenharia composta por nada menos que 330 vagões. Estendendo-se por incríveis 3.500 metros, o trem é uma sinfonia de metal e força, capaz de transportar mais de 36 mil toneladas de minério de ferro em uma única jornada.
A dos trens é mais antiga: geralmente, a locomotiva, que vai na dianteira, puxa os outros vagões pelos trilhos. Em alguns trens, há dois carros motorizados, que garantem mais velocidade ao transporte.
Um trem pesa entre 3.000 toneladas (vazio) e 15.000 toneladas (carregado) e, por isso, pode exigir algo entre 300 e 1.000 metros desde a aplicação do freio de emergência até sua parada completa. Por seu peso, um trem não freia como um automóvel.
O Shanghai Maglev parte do Aeroporto Pudong, em Xangai, e cobre a distância de 30 quilômetros até a Estação Longyang Road em apenas 7 minutos. A velocidade máxima pode chegar a 460 km/h! Com tecnologia alemã, o Maglev está em operação há mais de 10 anos na China.
As composições desembarcaram no porto do Rio de Janeiro. Os trens possuem quatro vagões cada e têm capacidade para transportar 1.200 passageiros cada. Eles vão acrescentar 48 mil lugares à oferta diária, e devem passar por testes antes que integrarem a frota da SuperVia.
Os trens normalmente são operados a 300 km/h, contudo, no caso de viagens em atraso, podem ter um acréscimo de 30 km/h em sua velocidade. Em alguns testes, chegou ao limite de 368 km/h.
Segundo a Casic, o trem atingiu a velocidade máxima de 600 km/h nos testes. O resultado ficou muito acima dos 320 km/h dos E5, os trens-bala operados pela Japan Railways East e considerados os mais rápidos do mundo. O objetivo dos chineses, no entanto, é chegar ainda mais longe, atingindo impressionantes 2 mil km/h.
Velocidade máxima de corrida alcançável excedendo os 200 km/h ou 250 km/h para muito alta velocidade, Velocidade média de corrida no corredor excedendo os 150 km/h ou 200 km/h para muito alta velocidade.