Documentação de que trata a Lei Federal nº 8.666/93, art. 31. Comprimento aproximado do trem: 170,0 m • Largura da caixa: 3,05 m. Capacidade aproximada: 2500 passageiros.
4- Número de carros. Os trens costumam ter mais carros do que os metrôs, para transportar mais passageiros. No Brasil, os trens têm em média entre 8 e 12 carros, de cerca de 20 metros cada, totalizando até 250 metros de extensão.
Dimensões. As dimensões mais comuns para vagões fechados são 50 ft 6 in (15.39 m) 60 ft 9 in (18.52 m) de comprimento, 9 ft 4 in (2.84 m) a 9 ft 6 in (2.90 m) de largura, e 10 ft 11 in (3.33 m) a 11 ft 0 in (3.35 m) de altura. Um vagão fechado de teto mais elevado possui 13 ft 0 in (3.96 m) de altura.
O Trem Intercidades – Eixo Norte (TIC), que irá ligar São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí, será o mais rápido do Brasil. A velocidade média alcançará 95 km/h e o trem percorrerá um trajeto de 101 quilômetros. Os veículos que vão operar a nova linha podem alcançar a velocidade máxima de 140 km/h.
Inaugurada em 1867, a linha facilita o transporte entre o interior do estado e a capital, com 19 estações ao longo de 60,5 quilômetros, ligando as estações Luz e Francisco Morato, estendendo-se até Jundiaí.
"Uma locomotiva nova custa cerca de US$ 3 milhões [quase R$ 16 milhões]. Um vagão pode custar até US$ 1 milhão", calcula o consultor do Banco Mundial. "E, se falarmos da construção dos trilhos, o custo de um trem de alta velocidade está entre US$ 20 milhões e US$ 30 milhões por quilômetro."
Carregamento de 6 pass. em pé p/m². Capacidade de transporte: 48.000 passageiros por hora por sentido (pphpd). Velocidade média superior a 35 km/h e velocidade operacional máxima = 80 km/h.
O maior trem em operação do mundo fica no Brasil! O trem opera pela Estrada de Ferro Carajás (EFC), possui 330 vagões e transporta mais de 36 mil toneladas de minério de ferro. O percurso tem início na Serra de Carajás, no Pará, e segue até o porto da Ponta da Madeira, em São Luís do Maranhão.
Um veículo de apenas um andar que levaria 1.200 pessoas em 12 vagões exigiria plataformas de 300 metros de comprimento, uma medida maior do que a encontrada hoje nas estações da CPTM – os trens de 8 vagões têm cerca de 170 metros. Já o 'double decker', com 150 metros de comprimento, tem capacidade para 860 passageiros.
Até onde sei essa é a velocidade máxima permitida nas vias da CPTM. No metrô não é tão diferente, as linhas 1, 2 e 3 tem como máximo da operação comercial 87km/h e as linhas 4, 5 e 15 são 80km/h.
Qual a velocidade máxima? A velocidade média do trem entre SP e Campinas será de 95 km/h, podendo chegar a 140 km/h em alguns trechos. Cada trem poderá levar até 860 passageiros.
Sobre os valores de cada trem, depende muito de qual série: Analisando o mais novo da companhia, a série 2500, o governo de São Paulo gastou R$ 316.720.807,00 pelo contrato de 8 trens fabricados pelo Consórcio Temoinsa-Sifang. Esse valor dividido por oito corresponde a cerca de 39 milhões de reais por cada trem.
Um trem pesa entre 3.000 toneladas (vazio) e 15.000 toneladas (carregado) e, por isso, pode exigir algo entre 300 e 1.000 metros desde a aplicação do freio de emergência até sua parada completa. Por seu peso, um trem não freia como um automóvel.
Depois de testes na CPTM, entrará em operação na Linha 13-Jade. No total, oito composições serão fabricadas pelo consórcio formado pela empresa chinesa CRRC Qingdao Sifang e pela filial brasileira da empresa espanhola Temoinsa e deverão ser enviadas a São Paulo até o final deste ano.
MOTOR DE TRAÇÃO (MT): É ele que movimenta a locomotiva. É acionado pelo gerador principal através de cabos elétricos e transforma a energia elétrica em energia mecânica de rotação do seu eixo, fazendo que o eixo e as rodas da locomotiva girem e ela se movimente sobre os trilhos.
Inaugurado em 16 de fevereiro de 1867, o Complexo da Estação Ferroviária de Jundiaí foi construído para ser o terminal da antiga São Paulo Railway, posteriormente denominada Estrada de Ferro Santos-Jundiaí. Foi a primeira linha ferroviária em território paulista que conectou o planalto ao litoral.
A Linha 1-Azul é a maior e mais importante do metrô de São Paulo. Originalmente conhecida como Linha Norte-Sul, ela teve as primeiras estações inauguradas em 1968 e entrou em operação definitiva em 1974. Ao total, ela tem uma extensão de 20,2 km.
Quem vai assumir a operação da linha 7-rubi? O ramal vai ser operado pelo consórcio C2, formado pelo grupo Comporte e pela estatal chinesa CRRC. O Comporte opera o metrô de Belo Horizonte e o VLT de Santos, além de várias empresas de ônibus municipais e rodoviários, como a Prata e a Piracicabana.