Qual o limite mínimo do sulco do pneu? Embora a legislação diga que o limite é de 1,6 mm, a maioria dos especialistas indica 3 mm como a medida ideal para parar de rodar com um pneu.
Podemos medir a profundidade dos sulcos do pneu pelo paquímetro analógico, aferidor eletrônico ou observando o TWI do pneu. Cada método tem diferentes características e você precisa avaliar qual alternativa melhor se encaixa na rotina da sua operação.
Segundo a Resolução nº 558/80 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), é proibido circular com o veículo quando a borracha da banda de rodagem se desgasta e atinge o TWI, tornando-se inferior a 1,6 mm.
Se o anel dourado desaparecer ao ser inserido no sulco você pode rodar com seu carro sem problemas. Caso o contrário, os pneus de seu veículo devem ser trocados imediatamente.
A banda de rodagem mínima é 1,6 mm. Isso significa que é obrigatório trocar seus pneus assim que esse limite for atingido para evitar comprometer a sua segurança e infringir a lei. Mas isso também significa que seria prematuro trocar seus pneus antes de atingir este limite.
A precisão da medição típica varia de ±0,25 mm (0,01 pol.) ou superior, em pneus de automóveis de passageiros a ±1 mm (0,04 pol.) em pneus de grandes caminhões e veículos off-road.
Na verdade há estatísticas em escala europeia que indicam que a média é entre 25.000 e 50.000 km para motoristas que geralmente dirigem de forma normal, com picos que podem alcançar 75.000 km no caso de uma condução mais relaxada, mas esse número pode cair para abaixo de 10.000 km se o motorista não abrir mão de tirar ...
O desgaste irregular dos pneus pode ser causado por: Hábitos de condução. Alinhamento incorreto das rodas. Tamanho dos pneus ou definições da pressão inadequados.
De modo geral, os pneus do lado direito gastam mais que os que estão montados no lado esquerdo. A razão está no desnível existente nas vias, tanto urbanas quanto nas estradas, onde o lado direito é sempre mais baixo que o centro da via (considerando uma via de mão dupla).
Qual a altura mínima do sulco dos pneus e como deve ser verificada?
Além de ser ilegal circular com pneus com sulcos menores que 1,6 mm, a medição é fundamental para garantir a segurança dos motoristas, dos veículos, da carga transportada e dos demais usuários das vias. Especialistas recomendam uma profundidade mínima de 3 mm.
Os sulcos são canais localizados no sentido tangencial da banda de rodagem do pneu e sua função principal é escoar a água para evitar aquaplanagem. Eles também são responsáveis por garantir a aderência do pneu à pista e essenciais para garantir uma frenagem segura em pista molhada.
Os ressaltos que ficam nos sulcos dos pneus tem exatos 1,6mm de profundidade. Assim, eles funcionam como um indicador do desgaste da banda de rodagem. Ou seja, se o pneu já encostou no TWI, então está na hora de trocá-lo.
Para realizar a medição, basta posicionar o medidor na parte mais profunda do sulco e verificar o valor indicado. É importante realizar a medição em vários pontos diferentes ao longo do pneu, para garantir uma análise mais completa.
A medida comum na maioria dos pneus do mundo consiste em apresentar a largura, perfil e aro. 175 representa a largura do pneu em milímetros, 70 significa que a altura da parede do pneu e 70% da largura, então a altura seria 122.5 e 13 é o diâmetro interno do pneu, neste caso 13 polegadas.
A profundidade mínima do pneu é de 1,6 mm. Isto significa que é imperativo substituir os pneus assim que é atingido este limite, para evitar comprometer a sua segurança e transgredir a lei. Mas também significa que é prematuro substituir os seus pneus antes deste limite.
Os sulcos não devem ter menos que 1,6 milímetro de profundidade; se for menor que isso, os pneus não poderão rodar na chuva ou em trechos com água. Outro aspecto que deve ser avaliado é a aderência do pneu meia vida. Isso depende do estado da borracha, que pode estar velha e ressecada, ainda que pareça nova.
Você só precisa de uma moeda de 1 real, pois a borda amarela da moeda tem aproximadamente 1,6 mm (altura mínima que os sulcos dos pneus devem ter). Para fazer o teste, insira a moeda de um real nos sulcos e, caso a borda dourada fique visível, é sinal de que o pneu precisa ser trocado.
Normalmente, o mais comum ao se calibrar, é colocar entre 28 a 36 libras no pneu dianteiro e 30 a 40 no traseiro. Porém, é bom lembrar que isso pode variar de acordo com o porte do veículo e também o seu uso. Um veículo maior ou um que é destinado a transporte de pessoas pode precisar de uma calibragem maior.
Em primeiro lugar, é preciso saber que a validade do pneu, mesmo novo e sem utilização, é de cinco anos. Após esse prazo, aproximadamente, ele deve ser substituído. O limite da vida útil do pneu se dá devido ao desgaste natural da borracha.
Número de Lonas (PR) - Associado ao número de lonas dos pneus diagonais usando como referencial os primeiros pneus construídos com lonas de algodão. Atualmente ainda em uso como “capacidade de carga”, os pneus dispõem de um número real de lonas menor, em função das mudanças dos materiais da carcaças. Exemplo: 16 PR.