"Até os melhores necessitam de um tempo mínimo entre 3 ou 4 minutos para preaquecer". Os elétricos são rapidinhos. "Isso por conta da resistência e termostato. Já o forno a gás demora um pouco a mais".
"A regra deve ser sempre ler e reler a receita primeiro. Como na maioria das receitas o forno deve ser preaquecido, na falta da informação, eu indicaria o preaquecimento por 10 minutos, no mínimo, a 180 graus Celsius", disse Gustavo.
Para preaquecer o forno elétrico, ligue-o na temperatura recomendada na receita por 10 a 15 minutos até que ele esquente. Os botões de timer e termostato servem para você selecionar o tempo em que a receita ficará assando e em qual temperatura, respectivamente.
A maioria dos fornos demora de 10 a 15 minutos para atingir a temperatura desejada. Se o forno for velho, talvez ele não tenha um botão com várias temperaturas escritas; talvez ele só tenha um botão para ligar e desligar.
Fornos de micro-ondas aquecem os alimentos através da interação de micro-ondas geradas pelo aparelho com moléculas bipolares (como as da água) que estão nos alimentos, em um processo chamado de aquecimento dielétrico, que será discutido na sequência. As micro-ondas são um tipo de onda eletromagnética.
O forno médio é a temperatura perfeita para assar bolos, tortas, vegetais, pães e massas. Não são pratos muito delicados, como os anteriores, mas ainda assim são mais finos e correm o risco de queimar no forno alto.
Essa é uma etapa que muitas pessoas esquecem e que pode prejudicar o preparo do bolo. Por isso, coloque o forno para pré-aquecer a 200°C e deixe-o assim por, pelo menos, dez minutos antes de colocar a massa no forno. Pode ligar o grill ou o dourador também!
Coloque em uma forma untada com manteiga e farinha de trigo e leve ao forno médio para assar por aproximadamente 35 minutos, ou até que espetando um palito, este saia seco. Após assado, desligue o forno e deixe o bolo esfriar.
Preaqueça o forno na temperatura desejada por 10 a 15 minutos. Coloque o papel aberto dentro e espere 5 minutos. Após 5 minutos, se o papel não tiver mudado de cor, o forno está baixo, a 160ºC. Se ele começar a ficar amarelado, é sinal de forno médio a 180ºC.
Preste atenção, principalmente, nos dois botões de aquecimento. Ao acionar o aquecimento inferior, você permite que o calor venha da resistência da parte de baixo do aparelho. Já o superior libera o calor da parte de cima - função que pode ser utilizada para dourar os alimentos ao final do cozimento.
O pré-aquecimento do forno é um passo importante na hora de assar o pão de queijo, pois esse alimento precisa de um choque de temperatura para ficar crocante por fora e macio por dentro. Além disso, ainda ajuda a economizar tempo e energia.
Os especialistas em pizza recomendam que um forno de pizza eficiente deve atingir a temperatura de no mínimo 250ºC, sendo ideal que cheguem a 400ºC para cozimento mais rápido, pois só assim é possível atingir aquela base fina e crocante da massa e ainda conseguir que o queijo derreta por completo no topo.
"Até os melhores necessitam de um tempo mínimo entre 3 ou 4 minutos para preaquecer". Os elétricos são rapidinhos. "Isso por conta da resistência e termostato. Já o forno a gás demora um pouco a mais".
Sempre que o pré-aquecimento do forno for realizado, recomenda-se que o equipamento seja programado para uma temperatura 20°C maior do que aquela que será utilizada. Por exemplo, se você deseja realizar uma preparação com temperatura de 160°C, o forno deverá ser pré-aquecido a 180°C.
O que fazer para o bolo não murchar ao sair do forno?
Mesmo depois que o bolo estiver pronto, ele corre o risco de murchar se for tirado do forno quente e logo colocado sobre uma superfície gelada. Para evitar isso, deixe o bolo dentro do forno desligado e com a porta entreaberta por uns 5 minutos, para ele perder a temperatura gradativamente.
Para carnes e vegetais, a partir de 220° é possível assar de forma mais consistente e com menos chance de errar (de ficar cru ou cozido demais). Para manter o alimento suculento mas, ao mesmo tempo, dourar a parte externa, o ideal é subir a temperatura entre 250° a 280 °, na etapa de finalização do prato.
Qual a temperatura ideal para assar um bolo no forno?
Normalmente os bolos são assados a uma temperatura de 180ºC no forno a gás. Mas essa é uma pergunta difícil de responder com exatidão, pois a temperatura e o tempo de cozimento do bolo dependem de muitas variáveis, como ingredientes, tamanho da forma, forno, altura etc.
O termômetro para forno funciona de maneira bem simples. Para utilizá-lo, basta colocá-lo dentro do forno e pronto, o termômetro começará a medir e indicar a temperatura atual do interior do forno.
Lá dentro também ocorrem correntes de convecção com gases aquecidos pelos queimadores (na parte inferior do fogão). De um modo geral as temperaturas mais altas nos fornos acontecem próximas das fontes primárias de energia, os queimadores ou as resistências elétricas.
Preaquecer o forno, seja ele elétrico ou a gás, garante que o calor irradie de forma constante e uniforme no seu interior. Assim, o alimento não leva mais tempo que o necessário para assar, e nem há o risco que apenas um dos lados fique gratinado ou assado.
R: Tem isolamento térmico. O que não impede que haja aquecimento, mas nada exagerado. É preciso tomar cuidado com a parte de traz e com o vidro da frente.