O ideal é consumir de duas a três unidades de morango por dia, em sua forma natural, ou em alguma receita simples, que não exija a adição de açúcar e outros ingredientes industrializados e calóricos.
Estudos indicam que o recomendado é consumir pelo menos 3 morangos por dia para se obter todos os benefícios que essa fruta vermelha traz para a saúde. Melhor ainda se for morango orgânico e utilizado em preparos que não utilizem açúcar ou outros elementos calóricos.
“A recomendação é um consumo diário de flavonoides entre 26 mg a 1 g, equivalente a aproximadamente 3 morangos por dia, ressaltando que a influência da dieta e a forma de consumo devem ser consideradas”, destaca Irani Gomes dos Santos Souza.
“Não há uma quantidade específica, mas uma porção média de 150 gramas de morango (cerca de 10 ou 12 morangos) é o suficiente. Essa quantidade possui apenas 45 kcal e 10 g de carboidratos, especialmente frutose.
Frutas. As frutas também contêm nutrientes que podem ajudar a ter uma noite tranquila. Frutas vermelhas, como morango, uvas e cereja, possuem melatonina, substância responsável pelo nosso sono e processo de descanso.
Estudos científicos já revelaram que comer morangos todos os dias ajuda a proteger a saúde do coração, pois diminui o colesterol total e “ruim” (LDL), o estresse oxidativo e a quantidade de açúcar no sangue.
Consumir de 2 a 3 porções por semana consegue melhorar os índices em longo prazo. O morango é um importante aliado no processo de emagrecimento, pois ajuda na sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos por impulso. O morango também ajuda a acelerar o metabolismo, potencializando o emagrecimento.
frutas: são uma excelente escolha, pois têm vitaminas, antioxidantes e fibras. Maçãs, bananas, morangos, kiwis e abacates – rico em gordura saudável – são opções práticas e saborosas; pães ou cereais integrais: são ricos em fibras e fornecem carboidratos complexos. Isso torna a refeição mais nutritiva.
Algumas frutas frescas que podem ser incluídas no café da manhã são morango, pera, uva, kiwi, maçã, banana, melão, pêssego, mamão e goiaba. As frutas devem ser consumidas de preferência ao natural, com casca e com bagaço, sempre que possível.
4 – Morango: uma porção de 100g de morangos, cerca de 9 unidades, tem apenas 43 calorias. Mais: o morango é diurético e calmante. 5 – Goiaba: esta fruta extremamente cheirosa tem apenas 43 calorias na porção de 100g. Ela auxilia ainda na perda de peso, pois melhora o perfil lipídico.
O morango pode ser consumido ao natural ou em geleira, sucos, vitaminas, iogurtes e saladas, por exemplo. Para aproveitar os benefícios da fruta, deve ser consumido uma xícara de morango por dia, aproximadamente, juntamente com outras frutas.
1. Fortalece a imunidade. A fruta ajuda a manter as defesas do organismo e prevenir doenças e infecções. "O morango aumenta a imunidade pois tem betacaroteno, vitamina E, e é rico em vitamina C, substâncias que auxiliam na absorção de ferro dos alimentos ingeridos", conta Cerqueira.
Agora, se o morango estiver apenas levemente machucado, mas sem sinais de mofo, você pode usá-lo para fazer compotas, doces, geleias, smoothies e sorvetes. No entanto, em caso de mofo, o indicado é descartar a fruta."
O acúmulo de evidências na saúde cardiometabólica sugere que apenas uma xícara de morangos por dia pode mostrar efeitos benéficos", diz Britt Burton-Freeman em comunicado.
Bananas. A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.
Algumas frutas que ajudam a emagrecer são morango, maçã, pera e kiwi, por exemplo, pois são ricas em fibras e antioxidantes, ajudando na perda de peso desde que inseridas em uma alimentação saudável e equilibrada.
As frutas com alto teor calórico representam um risco para a saúde? Gutiérrez lista três frutas que têm um nível de calorias acima da média das demais. Entre elas, a nutricionista destaca o coco (Cocos nucifera), o abacate (Persea americana) e a tâmara (Phoenix dactylifera).
Ameixa. A ameixa seca é um alimento pouco calórico, rico em fibras, vitaminas A, K, do complexo B e minerais como o potássio, cobre, ferro e cálcio. Além de conter vitaminas em quantidades semelhantes ao da ameixa fresca.