A quilometragem que você pode rodar com óleo 15w40 depende de vários fatores, incluindo o tipo de motor, as condições de operação, a manutenção adequada e a qualidade do óleo. Em geral, os fabricantes de óleo recomendam trocar o óleo a cada 5.000 a 7.500 quilômetros em condições normais de condução.
o óleo mineral 15W40 deve ser trocado a cada 5.000 km; o óleo semissintético 10W40 deve ser trocado a cada 10.000 km; o óleo sintético 5W40 deve ser trocado a cada 15.000 km; o óleo sintético Longlife deve ser trocado entre os 20.000 e os 40.000 km.
O óleo 15w40 é recomendado para motores de alto desempenho, ou seja, perfeito para lubrificação de motores a quatro tempos. O desempenho é garantido para motores turbinados e aspirados a gasolina, GNV e etanol. Esse modelo de óleo é usado para garantir um melhor desempenho e mais proteção contra o desgaste do motor.
Óleo de alta performance desenvolvido para proporcionar excelente desempenho em motores desde os mais modernos até os mais antigos. Roda até 75 mil quilômetros, quando respeitadas as condições de uso e as recomendações do fabricante do motor.
Há uma relação direta do tipo de óleo com o consumo de combustível, segundo o especialista. “Substituir um lubrificante com viscosidade 15W40 por um 5W30 pode melhorar a eficiência do veículo em até 2%. É claro que o 5W30 é mais caro, mas a economia de combustível pode compensar no longo prazo”, diz o engenheiro.
Qual a diferença do óleo 15W 30 para o óleo 15W-40?
A letra “w” significa “inverno” e indica a viscosidade do óleo a baixas temperaturas. Quanto menor o número, melhor o óleo fluirá em temperaturas frias.
Óleo semissintético com formulação balanceada que proporciona excepcional limpeza para as partes mais importantes do motor, protegendo contra o desgaste causado pelo acúmulo de depósitos e borra. Sua alta proteção contra oxidação aumenta a durabilidade do óleo garantindo performance até a próxima troca.
Qual o preço médio de oleo 15w40? O preço médio de oleo 15w40 depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar oleo 15w40 por valores entre R$ 27,93 e R$ 123,86.
E essas faixas são importantes porque cada automóvel possui uma necessidade diferente. No caso específico da comparação entre os óleos 15w40 e 10w40, o segundo é mais fluido em temperaturas frias que o primeiro, muito embora ambos funcionem da mesma forma em temperaturas mais elevadas.
SAE 25W-50: Este óleo tem uma viscosidade mais elevada, ideal para motores que têm maior desgaste interno devido à alta quilometragem. SAE 20W-60: Este tipo de óleo oferece uma proteção robusta para motores antigos ou muito rodados, assegurando uma melhor lubrificação mesmo sob condições severas.
No caso do óleo 10w40, seria recomendado a substituição pelo óleo 5w40 (mais fluido a frio, igual no quente), mas não seria recomendado a troca por um óleo 15w40, por este representar uma viscosidade maior enquanto frio, representado mais rigidez e dificuldade na lubrificação do motor quando ele está em repouso.
SAE 15W-40 diz respeito a um lubrificante multigraduado em que neste caso são mostrados dois conjuntos numéricos, separados por um travessão. O primeiro número é sucedido pela letra “W”, referente a “winter” (inverno, em inglês) e que indica o grau de viscosidade a temperaturas mais baixas.
Segundo ele, o motorista pode ficar tranquilo se o prazo tiver sido desrespeitado, por exemplo, por uma margem de cerca de 2.000 km, ou até três meses. “Não há risco, é só trocar o óleo e o filtro e seguir adiante”, afirma.
A quilometragem que você pode rodar com óleo 15w40 depende de vários fatores, incluindo o tipo de motor, as condições de operação, a manutenção adequada e a qualidade do óleo. Em geral, os fabricantes de óleo recomendam trocar o óleo a cada 5.000 a 7.500 quilômetros em condições normais de condução.
Óleo de motor mineral premium 15w40 ELF Evolution 400 é um lubrificante mineral multiviscoso para motores a gasolina, etanol, flex e GNV. Indicado para todos os tipos de motores não equipados com filtros de partículas e desenvolvidos para uso de óleos de base mineral.
A conclusão é que o Ursa Premium TDX SAE 15W-40 controla melhor o espessamento e a oxidação do que os óleos concorrentes. Nenhum óleo da concorrência conseguiu finalizar os testes com desempenho adequado.
Por exemplo, se o indicado é um óleo 20W30, é permitido usar um óleo 15W40 (a viscosidade em temperatura ambiente é menor e a com o carro funcionando é maior). Já se o carro pede um óleo 5W40, não é permitido usar o 15W40.
Óleo lubrificante mineral premium para uso em motores a diesel turbinados, sob condições de opera- ção severas. Sua formulação proporciona elevada proteção contra o desgaste, maior controle da vis- cosidade e excelente limpeza, promovendo maior vida útil do motor e seus componentes.
Qual melhor óleo para carro sintético ou semissintético?
O óleo sintético possui uma fórmula composta por óleos básicos sintéticos e aditivos. Esses lubrificantes têm um alto grau de pureza que, quando associados a aditivos, melhoram suas propriedades químicas e físicas. Assim, eles têm mais desempenho que os óleos semissintéticos e minerais.
Não há problema, desde que eles sejam de mesma especificação, mas não vale misturar mineral com sintético. Polati explica que os lubrificantes de mesma especificação de desempenho e viscosidade devem obrigatoriamente ser compatíveis.
Do ponto de vista do comportamento a frio, os óleos com menores graus SAE antes do “W” terão um comportamento melhor a baixas temperaturas. Ou seja, um lubrificante com SAE 15W-40 em frio comporta-se melhor que um lubrificante com SAE 20W-50.
O óleo 20W50 é uma opção comum para motores com mais de 100 mil km. Sua viscosidade mais alta é benéfica para carros com motores que já apresentam algum nível de desgaste. Esses óleos ajudam a reduzir o consumo de óleo e a manter a lubrificação eficiente, essencial para o bom funcionamento do motor.