1 quilograma-força (kgf) é a força exercida pela gravidade da Terra sobre a massa de 1 kg. A expressão (2) revela que o peso de 1 kg massa vale 1 kgf , isto é, que o peso de um corpo no sistema técnico e sua massa no S.I. são numericamente iguais, o que tem conduzido a uma grande confusão entre peso e massa.
Como mencionamos anteriormente, no caso da força, tem-se uma unidade bastante usada na prática cotidiana, que é 1 quilograma-força, que se representa pelo símbolo 1 kgf.
Já a massa é medida em quilograma (kg), grama (g), tonelada (t), etc. Se considerarmos que o valor de g na superfície da Terra é de aproximadamente 10 m/s2, teremos então que um corpo com a massa de 1 kg pesa 10 N ou 1 kgf; um corpo com a massa de 2 kg pesa 20 N ou 2 kgf; e assim por diante.
Para calcular o kilograma-força por centímetro quadrado, é necessário levar em consideração a força exercida sobre uma determinada área. A fórmula para calcular essa unidade de medida é simples: kgf/cm² = kgf / cm², onde kgf representa a força em quilogramas-força e cm² representa a área em centímetros quadrados.
1 quilograma-força (kgf) é a força exercida pela gravidade da Terra sobre a massa de 1 kg. A expressão (2) revela que o peso de 1 kg massa vale 1 kgf , isto é, que o peso de um corpo no sistema técnico e sua massa no S.I. são numericamente iguais, o que tem conduzido a uma grande confusão entre peso e massa.
O que é kN (quilo Newton) e kgf (quilograma-força)?
Quantos kg tem 1 kg?
Nós já estamos acostumados a desde sempre sabermos que 1Kg é 1Kg, ou que essa unidade de medida pode ser representada pelo o somatório de 1.000 g (mil gramas), ou 1.000.000 mg (um milhão de miligramas) ou até mesmo 1.000.000.000 µg (um bilhão de microgramas) e assim por diante, mas é sobre essa última unidade de medida ...
Ela também é perceptível em situações bem triviais. "Quando você acorda, para sair da cama você precisa exercer uma força de 1 G para se levantar. Isso porque a força-peso do seu corpo é o resultado do produto da sua massa, por exemplo, 70 kg, pela aceleração da gravidade [9,81 m/s2].
Um newton corresponde à força exercida sobre um corpo de massa igual a 1 kg que lhe induz uma aceleração de 1 m/s² na mesma direção e sentido da força. É uma unidade derivada do SI. O plural do nome da unidade é newtons. Uma vez que o peso é uma força, o newton é também uma unidade de peso.
Resposta. O kg-massa é a unidade de massa utilizada no Sistema Internacional de Unidades. Já o kg-força é uma unidade de força utilizada no Sistema Inglês, assim como o Newton no Sistema Internacional.
Na engenharia civil, o quilograma-força é utilizado para calcular a carga que uma estrutura, como uma ponte ou um edifício, pode suportar. Ele também é utilizado para determinar a força necessária para mover objetos pesados, como terra e concreto, durante a construção de obras civis.
A abreviação é um recurso muito comum no português, principalmente quando nos referimos a unidades de medida. Segundo o Sistema Internacional e Unidades, a representação do quilograma é kg, justamente pela origem da palavra grega khílioi, com “k” no começo.
A unidade de medida “kg” é utilizada para indicar peso e “kgf” é unidade de medida de força. Embora pareçam semelhantes, eles têm grande diferença. Olha só um exemplo: alguém que aqui na Terra pese 70 kg, na Lua pesará mais ou menos 11,6 kg.
Como dito, uma forma simples e rápida de medir a força, que apesar de conhecida há tempos sempre foi relegada, é através do aparelho de mensuração da pressão, o Esfigmomanômetro. A denominação do teste de 'modificado' deve-se a esse emprego alternativo do instrumento.
O valor de 150 kgf/m2 é uma cargas externa vulgarmente denominada de carga acidental. Estas cargas acidentais incluem móveis, pessoas, eletrodomésticos, etc. Publicado Originalmente por lania: É o que está previsto na NBR 6120 em obras residenciais.
Para converter o kgf em newton, é necessário multiplicar o valor do kgf pela aceleração da gravidade. No sistema métrico, a aceleração da gravidade é aproximadamente igual a 9,8 metros por segundo ao quadrado. Portanto, um kilograma-força é equivalente a aproximadamente 9,8 newtons.
Por exemplo: um objeto de 10 kg na Terra, onde a gravidade é de aproximadamente 9,8 m/s², terá um peso de 98 N, enquanto na Lua, onde a gravidade é de 1,6 m/s², o peso desse corpo seria de apenas 16 N.
De uma maneira bastante simples, o torque é calculado através da seguinte fórmula: Torque = Força X Comprimento da alavanca. A unidade de medida para o toque geralmente utilizada no Brasil é o Nm (Newton metro).
O quilograma-força, no entanto, não é considerado no Sistema Internacional de Unidades, e sim o newton. A relação entre as duas unidades é de 1 kgf = 9,8 N.
1 kgf/cm² = 0,97 atm 1 kgf/cm² = 0,98 bar 1 kgf/cm² = 14,2 p.s.i. A escala de temperatura utilizada em todos os países, com exceção dos E.U.A., é o grau centígrado Celsius (º C).
Em um litro cabem 1.000 gramas de água, enquanto que, em relação ao óleo, cabem somente 900 gramas, conduzindo à conclusão de que 1 litro de água pesa mais que 1 litro de óleo. Um outro aspecto importante para interpretar a densidade é estar sempre atento às unidades que estão sendo usadas no problema.
Exemplo: 2 quilogramas (kg) são equivalentes a 2 x 1000 = 2000 gramas (g). 2- Grama (g) para Quilograma (kg): 1 grama (g) é igual a 0,001 quilogramo (kg). Portanto, para converter de gramas para quilogramas, você divide a quantidade em gramas por 1000.