No caso específico abordado aqui nesse conteúdo explicativo, essa laje possui esta denominação porque conta com a capacidade de resistir a cargas e pressão ao máximo de 400 kgf por metro quadrado de construção bem como pode ser adotada com o uso de vãos contendo até 5 metros em seu tamanho geral.
Por normas técnica uma laje pardão suporta até 150 kgf/m2 . Levando em consideração que uma Tucson pesa em média 1500 Kg, certamente a laje irá suportar.
As H12 apresentam maior resistência e capacidade de carga do que as H8, devido ao maior diâmetro das barras. Portanto, as H12 são mais indicadas para obras que demandam maior resistência e estabilidade, como construções de edifícios de grande porte, pontes e viadutos.
Um dos métodos utilizados para verificar a capacidade de carga de uma laje é a prova de carga. A prova de carga consiste em aplicar uma carga conhecida à laje e monitorar sua resposta. Se a laje suportar a carga sem apresentar danos, então ela é considerada segura.
No caso específico abordado aqui nesse conteúdo explicativo, essa laje possui esta denominação porque conta com a capacidade de resistir a cargas e pressão ao máximo de 400 kgf por metro quadrado de construção bem como pode ser adotada com o uso de vãos contendo até 5 metros em seu tamanho geral.
Neste calculo a laje H8 terá uma espessura média de 11 cms e a laje H12 de 14 cms após concretada. Se a laje tem muitas nervuras, espaços vazios, laje maciça ou os conduítes de energia estão acima da treliça o volume de concreto necessário pode ser maior.
As sobrecargas de caráter temporário são aquelas que estão presentes sobre a laje por um período de tempo específico e também por conta de algum evento específico que está sendo realizado naquele momento. Em geral são os materiais estocados e entulhos, aguardando para serem removidos.
Variação térmica. Esta é a causa mais comum para o surgimento de fissuras e trincas na laje. A variação térmica causa a contração e dilatação dos materiais e, caso as juntas de dilatação não sejam feitas, é aí que surgem as trincas e as fissuras.
Se você mora em apartamento, é importante saber se a laje vai suportar o peso do novo piso. Para isso, você precisa consultar, no manual do proprietário, o peso máximo que a laje suporta por m².
Suporta no máximo 300 litros é necessário fazer um reforço com uma capa de concreto e tela de aço. Foi útil para você? O amigo está certo, mesmo sabendo que a indicação de peso para uma laje H8 seja 200kgf/M2 para um vão de 4 metros, o ideal seria fazer conforme a figura para evitar possíveis rachaduras.
Quando falamos em Laje de concreto mais econômica, é fundamental considerar o material que será utilizado para preencher o vão entre as treliças. Aqui no Brasil, a escolha tradicional recai sobre o tijolo cerâmico ou o isopor, que têm sua eficácia, mas uma alternativa que vem ganhando força é a bovedilla de concreto.
Laje H8: Indicada para ser utilizada em vãos menores, pois suporta apenas o telhado, a caixa d'água e pessoas realizando algum serviço. Laje H12: Indicada para dividir os andares de uma residência ou locais que recebem cargas maiores, como lajes de piso.
Por normas técnica uma laje pardão suporta até 150 kgf/m2 . Levando em consideração que uma Tucson pesa em média 1500 Kg, certamente a laje irá suportar.
Portanto, para saber o peso suportado por uma laje pré-moldada em um projeto específico, é necessário consultar o projeto estrutural desenvolvido por um engenheiro civil ou estrutural capacitado.
No caso específico abordado aqui, essa laje possui esta denominação porque conta com a capacidade de resistir a cargas e pressão ao máximo de 400 kgf por metro quadrado de construção bem como pode ser adotada com o uso de vãos contendo até 5 metros em seu tamanho geral.
A laje protendida é uma opção moderna e resistente, produzida com cabos de aço tensionados, o que proporciona maior capacidade de suportar cargas e vãos maiores em comparação com outros tipos de laje.