Os números da população de Tyrannosaurus rex eram cerca de 2,5 bilhões viveram e morreram ao longo de aproximadamente 2,5 milhões de anos na América do Norte durante o período Cretáceo. O número total de indivíduos que existiram ao longo da vida da espécie poderia ter sido de 140 milhões a 42 bilhões.
Os dinossauros, com exceção de seus descendentes pássaros, desapareceram 66 milhões de anos atrás, após um asteroide atingir a Terra. Em dois séculos de estudos científicos, os dinossauros estão se tornando mais bem definidos, embora ainda haja muitas incertezas sobre o Tiranossauro e outras espécies.
O Tyrannosaurus rex tinha uma expectativa de vida de cerca de 28 anos. Estudos anteriores sugeriram que o animal passava por um período curto de crescimento na juventude, mas até recentemente cientistas não sabiam muito sobre o processo de crescimento de filhote até tornar-se um poderoso predador.
O tiranossauro rex é um dos dinossauros mais conhecidos e admirados, especialmente por seu tamanho e suas mandíbulas poderosas. Sua mordida era muito potente.
Este dinossauro era tão terrível quanto o temido Tiranossauro Rex
Qual era o dinossauro mais bravo da Terra?
Qual foi o dinossauro mais perigoso? Haviam muitos dinossauros perigosos, mas esse era o que levava mais perigo. Acredita-se que o Alossauro foi o carnívoro mais perigoso dos dinossauros. Ele é considerado o maior predador do período Jurássico, medindo até 5 metros de altura e 12 de comprimento.
Apesar desse número, a realidade é que temos apenas algumas dezenas de fósseis adultos: 32, para ser mais preciso, segundo cálculos publicados em 2021 pela revista científica Nature. O número equivale a apenas um em cada 80 milhões de T-rex.
Chamado de Tyrannosaurus mcraeensis, o novo dinossauro pode ser o parente mais próximo conhecido do T. rex. A nova espécie foi identificada a partir de um crânio parcial fossilizado, descoberto na década de 1980 na Formação Hall Lake, no Novo México, nos Estados Unidos.
O Argentinosaurus podia atingir comprimentos impressionantes de até 35 metros e pesar cerca de 90 toneladas, o equivalente a mais de 13 elefantes africanos juntos. Seus fósseis foram descobertos na província de Neuquén, Argentina, na década de 1990.
Os cientistas conceberam modelos complexos e executaram cálculos elaborados para determinar que o Compsognathus foi o dinossauro mais rápido que alguma vez percorreu a superfície da Terra. Este réptil atingiria 64 quilómetros por hora – o que fica algures entre o galope de um cavalo e o sprint de uma chita.
Existiam seres humanos na época dos dinossauros? Não. Qualquer filme que envolva homens e dinossauros é pura ficção. Enquanto faz 65 milhões de anos que os dinossauros foram extintos, o Homo sapiens começou a evoluir há 200 mil anos.
rex era de 15,5 anos, e sua vida poderia chegar até o final dos 20 anos. A massa corporal média do dinossauro adulto era de cerca de 5.200 quilos e um surto de crescimento na maturidade sexual poderia enviá-los para 7.000 quilos.
O maior predador da história é o Shastassauro. Este que era um gigantesco réptil marinho, media até 21 metros de comprimento, algumas pessoas acreditam que ele medisse até 23. Alimentava-se principalmente de pequenos peixes, e era um predador pacifico.
No final, o comprimento (14 metros do T-rex contra 9 metros do triceratops) e a força do tiranossauro o fariam vencedor. A força do protoceratops não seria problema para o velociraptor, que era ágil e tinha ótima visão.
O Tyranossaurus Rex (ou “tiranossauro”, para os puristas da tradução dos nomes dos dinossauros) tinha a mordida mais poderosa já registrada em qualquer animal – extinto ou não: algo acima de sete toneladas – o suficiente para partir ao meio um elefante adulto ou um carro, segundo alguns especialistas.
Esses estudos, que começaram a ser feitos no final do século XX, tiveram como um de seus primeiros sujeitos a temível Sue, do Chicago Field Museum, um dos mais completos espécimes de Tyrannosaurus rex já encontrados na Terra. A análise de seus anéis de crescimento mostrou que ela morreu aos 28 anos.
É um Lourinhanosaurus alenquerensis, um herbívoro tão grande (chegava a ter 17 metros de comprimentos e pesava 17 toneladas) que não poderia ser caçado por predadores solitários. “Este é o mais bonito do mundo.” Porque não deixar o título deste texto à simplicidade da avaliação de uma criança?