Cães e porcos representam as pessoas impuras, pessoas que recusam ser santificadas pela graça demonstrada no sacrifício de Jesus. Além desse significado de impureza, as figuras empregadas por Jesus são animais incapazes de apreciar a santidade ou valor das coisas.
Igualmente nas religiões do Livro (judaísmo, cristianismo, islamismo) o símbolo do javali ou porco encerra um lado negativo. É frequentemente associado à ferocidade, à força cega selvagem, à crueldade, à luxúria e à gula. Também está relacionado com o diabo e as forças obscuras do mal.
O próprio nome deles era um termo desagradável e desonroso. De maneira similar, para a mente judaica o porco representava tudo quanto era impuro e proibido. Não estamos, portanto, lidando com julgamentos de limites estreitos, mas com uma discriminação baseada em atributos externos.
Levítico 11:7-8 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) O porco, embora tenha os cascos divididos, não rumina e, portanto, também é impuro. Não comerão a carne desses animais nem tocarão em seu cadáver. São cerimonialmente impuros para vocês.
Em Levítico 11.7, o texto sagrado diz: “Também o porco, porque tem as unhas fendidas e o casco dividido, mas não rumina; este vos será imundo”. De fato, esse versículo nos faz pensar que a carne de porco é imunda, mas precisamos entender o contexto em que ela está inserida.
É PECADO COMER CARNE DE PORCO? O QUE A BÍBLIA DIZ?
O que Jesus disse sobre o porco?
Jesus declarou que todos os alimentos são puros. E a outra passagem diz: “O porco também é impuro; embora tenha casco fendido, não rumina. Vocês não poderão comer a carne deles nem tocar em seus cadáveres”.
Dizem que o nome original deveria ser conforme o hebraico Yehoshua e que “Jesus” seria a junção intencional de duas palavras: “Je”, que em grego teria o significado de “terra”; e “sus”, que em latim significa “porco”, e, em hebraico, “cavalo”; tal junção resultaria em algo como “o porco da terra” ou “o cavalo da terra” ...
E o porco era considerado um animal impuro, devido à forma como era mantido antes do abate, há centenas de anos. De acordo com a Associação Brasileira dos Descendentes de Judeus, o povo judeu tem que se abster de comer esse tipo de carne não porque faz mal à saúde, mas sim porque a lei divina é suprema.
A expressão é originada da fama do porco como um animal relacionado a sujeira, a impureza e, conforme a Bíblia, até ao pecado e ao mal. No período da escravidão, a má reputação do porco foi reforçada pela crendice de que o espírito de um porco entrava no corpo de quem o matou, causando tormentos até o fim de seus dias.
O que Jesus quis dizer com não jogue pérola aos porcos?
O que isso quer dizer? É simples: que jamais devemos entregar uma riqueza nossa a quem não sabe cuidar dela. Nunca devemos dar o que temos em mais alta estima a quem ignora ou não está disposto a compreender tal apreço.
Por que Jesus permitiu que os demônios fossem para os porcos?
Ele argumenta que Jesus estava forçando uma escolha entre amar a Deus ou amar a riqueza representada pelos porcos, e que os habitantes locais falharam nesse teste ao pedirem que Jesus deixasse sua região.
Palavra Italiana que em tradução literal significa "Deus Porco", mas que na prática expressa descontentamento/espanto. Porco dio guri, se tu fizer isso de novo, vou te sentar o relho!
De acordo com a cultura chinesa, o porco é o símbolo da prosperidade e riqueza. Dessa forma, a ligação com o dinheiro é mais que objetiva e assim se justifica a criação de cofres no formato do animal.
O porco era sagrado para Ísis, da mesma forma que o era para a Demeter grega – e, pela lógica, para a Ceres romana. Alguns dizem que Zeus foi amamentado por uma porca. Tácito dizia que os germanos adoravam a Mãe dos Deuses através da imagem de um porco selvagem – ou um javali, o que dá quase na mesma.
Qué Animal No Permitió Dios Que Entrara Al Arca De Noé Qual É O Animal Que Noé Não Meteu Na Arca. Como Se Llama El Único Animal Que No Entro Al Arca De Noé Cual Fue El Unico Animal Que No Entro Al Arca De Noe.
Vocês poderão comer qualquer animal que tenha as unhas fendidas e o casco dividido em dois e que rumine. Todavia, dos animais que ruminam ou têm o casco fendido, não deverão comer o camelo, a lebre e o coelho selvagem. Embora ruminem, eles não têm o casco fendido; são impuros para vocês.
É proibido comer carne de porco. Para vocês o porco é impuro, pois tem o casco dividido, mas não rumina. Não comam nenhum desses animais, nem mesmo toquem neles quando estiverem mortos.
O consumo de carne suína é proibido pela religião judaica. A batalha entre observadores das normas religiosas e os israelenses seculares sobre o papel da religião na vida diária esquentou, nos últimos anos.
“A carne de porco pode, principalmente, conter larvas que vão para a nossa parte intestinal. Isso pode causar problemas, como distensão abdominal e doenças gastrointestinais. A pessoa pode se queixar de fezes, dores abdominais, náusea, vômito etc. Então, é preciso ter cuidado para não consumir carnes contaminadas.”
Jesus Cristo era judeu e não cristão. Como um judeu, Jesus deveria obedecer a todos os mandamentos dados por Deus aos judeus e não comer animais considerados impuros era um destes mandamentos.
Havia uma grande manada de porcos pastando num monte ali perto. “Mande-nos para aqueles porcos”, imploraram os espíritos. “Deixe que entremos neles.” Jesus lhes deu permissão.