Habitam as águas costeiras e oceânicas, desde a superfície ao fundo em quase todos os oceanos e mares. Podem viver até 80 anos. No Brasil existem cerca de 80 espécies, dentre eles o tubarão branco, um dos mais raros.
A praia da Boa Viagem é a que tem maior quantidade de ocorrências com tubarões no Brasil. Boa Viagem, a praia urbana mais famosa de Recife é a que lidera os registros de ataques de tubarões no Brasil, desde 1992 já foram registrados mais de 60 ataques.
Os Estados Unidos lideram o ranking de ataques não-provocados de tubarões ao redor do mundo, com 36 casos registrados, mais da metade do total global. Em segundo vem a Austrália, com 15 casos.
Animal, considerado o maior peixe do mundo, pode chegar a medir mais de 21 metros de comprimento. Banhistas na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, foram presentados com a aparição de um tubarão-baleia.
Mais ataques letais são atribuídos a ele do que a qualquer outro tubarão. Esta espécie é encontrada em oceanos temperados e tropicais. Grande tubarão branco, África do Sul. Entre todos os predadores dos mares, o tubarão mais perigoso do mundo é o grande tubarão branco (Carcharodon carcharias).
New Smyrna Beach, Flórida: situada no litoral nordeste da Flórida, a praia de New Smyrna Beach tem o maior número de ataques de tubarão por ano no mundo inteiro.
Esse peixe está no grupo dos peixes cartilaginosos, vive em ambiente marinho, nas águas tropicas e quentes temperadas, e seu nome científico é Rhincodon typus. Não pare agora...
Não entrar no mar se tiver consumido bebida alcoólica ou se estiver com algum sangramento. E o brilho de joias e acessórios com cores chamativas também pode atrair tubarões.
Algumas espécies endêmicas na região, como o tubarão-galha-branco-oceânico e o tubarão-mako-longfin, foram dizimadas em outras regiões e estão ameaçadas de extinção. O governo cubano criou uma área de proteção ao longo de 20% de sua costa e quer expandi-la.
Em 2023, o número de mordidas de tubarões e mortes por ataques aumentou globalmente, com a Austrália na liderança de ocorrências pelo alto número de óbitos.
O tubarão-tigre é um dos recorrentes nos ataques que acontecem nas praias de Pernambuco. A espécie está presente em diversas partes do litoral brasileiro, e também em partes do mundo como o Caribe.
O estado de Pernambuco, no nordeste do Brasil, abriga a movimentada Praia de Boa Viagem, bem como o arquipélago de Fernando de Noronha, com 21 ilhas e ilhotas. E também tem quase seis vezes mais encontros com tubarões do que em qualquer outro lugar do país.
Embora Punta Cana seja o lar de diferentes espécies de tubarões, as chances de encontrá-los perto das praias intocadas são mínimas. O recife de coral funciona como uma barreira natural, tornando as águas costeiras um local de alimentação desfavorável para os tubarões.
Afasta-se de frente e bem lentamente, sem bater braços e pernas. Se ele vier para cima, reaja e grite para afugentá-lo e atrair pessoas. Acerte seus pontos fracos: ponta do nariz, guelras e olhos.
Presente no imaginário popular quando se fala em ataque de tubarão, o grande tubarão-branco é historicamente o principal causador de ataques letais contra os seres humanos. A espécie pode atingir até 6,4 metros de comprimento e pesar 2,5 toneladas.
"A aproximação do animal vivo nadando ou encalhado também é arriscado devido ao tamanho e força desses animais, que pode acertar e causar traumatismo e até a morte de pessoas, pelo impacto de uma nadadeira.
A maior espécie de tubarão do mundo foi extinta há três milhões de anos, mas um colar com os dentes do animal foi descoberto nesta semana em meio aos destroços do Titanic, que naufragou em 1912. Três vezes maior que o tubarão-branco, o megalodonte podia chegar a medir 18 metros de comprimento e pesar até 60 toneladas.
A baleia-azul é o maior animal do mundo, sendo provavelmente o maior animal que já habitou o planeta. Esse incrível mamífero aquático pode atingir cerca de 30 metros de comprimento, o que corresponde a praticamente um prédio de 10 andares. Além disso, pode pesar mais de 150 toneladas.