Mais de 400 morreram após tromba-d'água em 1967: 'vi o morro descer' Chovia forte há meses em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, quando uma tromba-d'água atingiu a cidade e matou mais de 400 pessoas em 18 de março de 1967.
Parte da Serra do Mar deslizou sobre a cidade em março de 1967. O desastre, conhecido como hecatombe, deixou cerca de 450 pessoas mortas, segundo registros oficiais. Há 56 anos, um deslizamento de terra devastou a cidade de Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, e matou cerca de 450 pessoas.
Após vários dias de muita chuva em Caraguatatuba, as encostas, fragilizadas, deslizaram na madrugada do dia 17 de março, levando tudo o que havia pela frente, derrubando casas e soterrando moradores. A cidade ficou isolada, sem acesso, sem energia elétrica e sem água.
No início do século XX, a maior parte dos moradores da cidade habitavam a zona rural em agrupamentos de pescadores distribuídos pelas praias. Em 1910, a vila de Caraguatatuba possuía 3.562 habitantes e em 1927 contava apenas com uma praça e poucas ruas.
RELEMBRE O DIA QUE UMA TROMBA D’ÁGUA DEVASTOU CARAGUATATUBA
O que quer dizer a palavra Caraguatatuba?
O termo Caraguatatuba, em tupi-guarani, significa “lugar de muitos caraguatás”, donde Caraguatá é uma espécie de planta terrestre da família das bromeliáceas, conhecidas também como gravatás e “tyba” significa abundância, grande quantidade. Foi em 1534, quando o rei D.
Chovia forte há meses em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, quando uma tromba-d'água atingiu a cidade e matou mais de 400 pessoas em 18 de março de 1967.
Porto Alegre: enchente de 1941 durou 22 dias e deixou 70 mil desabrigados. As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul afetaram 425 cidades e mudaram a vida de quase 1,5 milhão de pessoas no estado.
A Praia do Porto Novo é considerada a última praia de Caraguatatuba. Ela tem como característica um mar calmo e raso, perfeito para banhistas. A areia é compacta e acinzentada, sendo que há muitas opções de quiosques na faixa de areia.
Em 1983, a enchente no Vale do Itajaí deixou 49 mortos. Em 5 de julho, a chuva forte atingiu a região por cinco dias e o rio Itajaí-Açu atingiu 15 metros. A enchente deixou 197.790 mil desabrigados em 90 municípios catarinenses, segundo a Defesa Civil do estado. A Prefeitura de Blumenau ficou completamente ilhada.
A chuva perdurou por uma semana e fez com que o rio de 2,50 metros chegasse à 10,42 metros, diante de tal realidade a maior parte dos moradores deixou tudo para trás.
Foram inundados 36 km de trechos da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), com tráfego de trens paralisado durante duas semanas e posterior interrupção da extração do minério de ferro, e rodovias como a BR-101 precisaram ser interditadas. Houve grande repercussão mundial.
A Defesa Civil de Caraguatatuba informa que por volta das 20h desta quarta-feira (6/3) uma chuva de cabeceira torrencial atingiu a área do Parque Estadual e a Serra do Mar com acumulados de cerca de 80 milimetros em aproximadamente uma hora.
A Fundação de Caraguatatuba tem suas origens nos anos de 1653/1654, quando João Blau, capitão-governador da Capitania de Nossa Senhora de Itanhaém (1653-1656) da qual era donatário a Condessa de Vimieiro, fundou a Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba.
Na enchente de maio de 1941, o rio Guaíba registrou 4,76 metros de elevação no nível da água — e era, até recentemente, a maior referência de tragédia ligada a um desastre natural em Porto Alegre. Segundo os relatos da época, foram 22 dias de chuvas naquele mês. “Os trens pararam e o telégrafo interrompeu.
Em 2014, a água do rio Madeira subiu gradativamente até bater uma sequência de recordes e alcançar a marca histórica de 19,74 metros. Quase 10 anos depois, o nível do rio está abaixo de 1,20 metros.
O novo povoado foi elevado à condição de Vila de Santo Antônio de Caraguatatuba em 27 de setembro de 1770, a pedido de Dom Luiz Antônio de Souza Botelho Morgado de Mateus, o então capitão geral da Capitania de São Paulo.
Trombas não-tornádicas ocorrem em águas costeiras e estão associadas ao desenvolvimento de nuvens cumulus convectivas. Trombas de água deste tipo desenvolvem-se e dissipam-se rapidamente, tendo seu ciclo de vida mais curto do que 20 minutos.
São 40 km de orla, com 17 praias e três ilhas. Distante a 175 km da capital paulista, Caraguatatuba é a maior cidade do Litoral Norte de São Paulo, com uma população de 134.875 habitantes, segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).