Sob as ondas, é possível avistar um agrupamento de orcas – predadoras gigantes e refinadas, cada uma com cerca de 8 metros de comprimento e pesando em torno de 6 toneladas. Cada uma com mandíbulas enormes, cheias de dentes. Elas estão à caça de baleias, um dos mais maiores animais que já viveram neste planeta.
No entanto, os seres humanos podem ser considerados os únicos predadores primários das baleias enquanto a caça às baleias era prevalente, do século XVII ao século XX. As baleias podem ser atacadas por orcas ou tubarões ocasionalmente.
O único predador natural do cachalote é a orca ( Orcinus orca ), um Odontoceti da família dos golfinhos. Bandos de orcas atacam, em geral, fêmeas de cachalotes com filhotes.
Ela alimenta-se de pequenos animais, tais como pequenos crustáceos, pequenos peixes, moluscos e zooplâncton. No Hemisfério Sul, essa baleia alimenta-se preferencialmente de krill, que nada mais é que um conjunto de animais invertebrados que lembram camarões.
Os predadores potenciais da baleia jubarte, principalmente dos filhotes, são: a orca, a falsa orca (Pseudorca crassidens) e os grandes tubarões (Pinedo et al., 1992).
Michael Packard, um norte-americano de 56 anos, ficou conhecido no mundo em 2021, ao protagonizar uma história digna de livros ou filmes de ficção, em que sobreviveu após ser engolido por uma baleia.
As orcas são o maior membro da família dos golfinhos, mas foram apelidadas de “baleias assassinas” por antigos marinheiros que notaram grupos de orcas atacando espécies maiores de baleias, de acordo com a Whale and Dolphin Conservation, uma organização sem fins lucrativos.
As orcas ficaram famosas por serem predadoras de baleias, entre elas a baleia-azul, a baleia-comum e a baleia-jubarte. Elas foram filmadas tentando atacar quase todas as espécies, inclusive as cachalotes, a maior espécie de baleia dentada do mundo.
Tubarões, lulas, pinguins, leões marinhos e até veados e alces que se aventuraram a nadar em águas com orcas fazem parte do cardápio delas. No mar, as orcas não têm um único predador natural. Seu único inimigo é o ser humano.
Tubarão: o Rei dos Mares é o bate-papo realizado pela Equipe de Educação do AquaRio. de maus, os tubarões na verdade são grandes vítimas da ação dos seres humanos.
O maior animal terrestre é o elefante-africano. Esses magníficos mamíferos podem atingir alturas de até 4 metros e pesar até 12 toneladas. Sua aparência imponente e comportamento social complexo fazem deles não apenas os maiores animais terrestres, mas também criaturas fascinantes em termos de tamanho e comportamento.
As orcas possuem coloração preto e branca e são bem grandes. Elas podem atingir até 10 metros de comprimento e pesar até 10 toneladas. As dimensões desse grande mamífero fizeram com que muitas pessoas o confundissem com uma baleia., só que na verdade a orca é um golfinho!
Uma orca pode medir até oito metros e pesar cerca de nove toneladas. Já o tubarão branco é menor, e pode medir até 6,4 metros e pesar até três toneladas. Por ser mais leve e um peixe, o tubarão leva vantagem na velocidade. Ele nada a 60 km/h e alcança quase 2 mil metros de profundidade.
Já as orcas. são conhecidas. por caçar e se alimentar de uma variedade de presas, incluindo focas, leões marinhos, peixes, lulas e até mesmo baleias. No entanto, a caça a uma baleia azul representaria um desafio.
As autoridades do Japão disseram que a volta da caça às baleias-comuns acontece porque esses animais atingiram um número suficiente para a atividade, sem risco para a espécie. A União Internacional para a Conservação da Natureza discorda dos japoneses e considera as baleias-comuns como vulneráveis.
A carne de baleia foi muito popular no Japão depois da II Guerra por causa da escassez de comida. Era servida na forma de sashimis, hambúrgueres e almôndegas. Mas o consumo tem caído nas últimas três décadas. Hoje, a maioria é contra a caçada a esse animal e não percebe diferenças entre sua carne e a dos peixes.
O tubarão-baleia é considerado ameaçado de extinção. Esse animal não tem predadores naturais devido ao grande tamanho que atinge quando adulto. Entretanto, espécimes menores são ocasionalmente atacados por animais maiores.
Nos oceanos, encontramos alguns “predadores topo de cadeia”, como as baleias-orca (possivelmente o maior predador dos oceanos), os grandes tubarões e os marlins.
Porque a baleia não consegue engolir um ser humano?
Apenas o cachalote possui uma garganta grande o suficiente para caber presas do tamanho de uma pessoa, porém, como vive em águas profundas e em alto-mar, é improvável que essa espécie venha a encontrar uma pessoa algum dia e muito mais improvável engolir uma.
Em vez disso, Jonas decide por embarcar em um navio com destino a Társis. Preso em uma tempestade, ele ordena que a tripulação do navio o jogue ao mar, e após isto, ele acaba sendo engolido por um peixe gigante. Três dias depois, Jonas concorda em ir a Nínive, e então o peixe o vomita na praia.