O que diz Piaget sobre a contação de histórias?

Segundo Piaget (1978), a prática da contação de história auxilia na formação humana, através da imaginação, atenção, linguagem. A criança aprende pelos objetos, com o meio social, brincadeiras e jogos, contribuindo para a promoção de aprendizagens com sentido e significado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em anais.anped.org.br

O que Jean Piaget fala sobre a leitura?

O processo de aquisição da leitura, de acordo com Piaget (1975), acontece naturalmente, porque se uma criança está com a lateralização espacial bem definida, e se seu equilíbrio emocional adequado, se tem uma boa discriminação visual e auditiva, se seu Page 2 quociente intelectual é normal, e sua articulação também é ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editorarealize.com.br

O que Piaget fala sobre a literatura infantil?

Pelo eixo epistemológico, Piaget trata a Literatura Ficcional como um Outro que carece da seriedade e da objetividade da Ciência. Pelo eixo genético, ele se dedica a mapear o processo de construção cognitiva desde a infância até a idade adulta.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revistas.marilia.unesp.br

O que Jean Piaget fala sobre a educação infantil?

Para Piaget, o principal objetivo da educação é criar indivíduos que sejam capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir aquilo que outras gerações já fizeram.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em finom.edu.br

O que diz Paulo Freire sobre a contação de história?

A contação de história pode ser um ato de libertação, se cada conto e reconto for momento de diálogo aberto e crítico com compromisso e responsabilidade de formação de um ser humano digno, fraterno e justo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em construirnoticias.com.br

5 RECURSOS CRIATIVOS PARA CONTAR HISTÓRIA | Super lúdicos | Recursos visuais que as crianças amam!

O que Vygotsky fala sobre a contação de história na educação infantil?

Nesse sentido, em síntese, podemos inferir que Vigotski diz que a forma dramática de realização de atividades de leitura e narração de histórias para crianças, assim como atividades de desenho, brincadeira e teatro, podem ser consideradas possibilitadoras de ampliação das vivências das crianças, já que elas podem ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.uniceub.br

O que Paulo Freire fala sobre a importância de ler?

Ler é uma operação inteligente, difícil, exigente, mas gratificante. Ninguém lê ou estuda autenticamente se não assume, diante do texto ou do objeto da curiosidade a forma crítica de ser ou de estar sendo sujeito da curiosidade, sujeito da leitura, sujeito do processo de conhecer em que se acha.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em publicacoes.unifimes.edu.br

O que diz Piaget sobre contação de história?

Segundo Piaget (1978), a prática da contação de história auxilia na formação humana, através da imaginação, atenção, linguagem. A criança aprende pelos objetos, com o meio social, brincadeiras e jogos, contribuindo para a promoção de aprendizagens com sentido e significado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em anais.anped.org.br

Qual a frase mais famosa de Jean Piaget?

“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.”
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em ninhosdobrasil.com.br

Quais são as 4 teorias de Piaget?

A presente pesquisa conta com o objetivo de unificar as fases de desenvolvimento de Piaget (1999) os quais são quatro estágios que proferem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais, bem como será descrito cada estágio em suas principais particularidades.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editorarealize.com.br

O que Vygotsky diz sobre a literatura infantil?

Segundo Vygotsky (1989), a brincadeira cria uma zona de desenvolvimento proximal fazendo com que a criança ultrapasse seus conhecimentos já adquiridos (desenvolvimento real), fazendo com ela alcance novas conquistas e tenham uma melhor compreensão de sua ação sobre o mundo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.utfpr.edu.br

O que diz Paulo Freire sobre literatura infantil?

(FREIRE, 1989, p. 11). pré-leitor dentro da literatura infantil como fonte de prazer, permitindo o desenvolvimento do imaginário das crianças através da leitura de imagens, e descobertas oferecidas pelos livros como suporte lúdico, criativo e atrativo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editorarealize.com.br

O que Piaget fala sobre jogos e brincadeiras?

Na perspectiva de Piaget (1978), o jogo é uma condição vital para o desenvolvimento da criança, inicialmente egocêntrico e espontâneo, vai se tornando cada vez mais uma atividade social, na qual as relações individuais são fundamentais. Através do jogo a criança assimila e se apropria daquilo que percebe na realidade.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em repositorio.ufc.br

O que Piaget defende?

Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em editorarealize.com.br

O que diz Vygotsky sobre a leitura?

A leitura gera a aprendizagem e, portanto, contribui para o desenvolvimento do indivíduo, proporcionando o aprimoramento do que Vygotsky denomina de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Atua na complexificação e nas funções intrapsíquicas.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em periodicos.ufpb.br

O que Freire diz sobre a leitura?

Conforme Paulo Freire, o leitor deve ser um sujeito ativo, e que a leitura de um texto significa mais do que decifrar o significado das palavras. Ler nesse contexto, é convocar um espírito investigador e inovador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em journal.editorametrics.com.br

O que Piaget fala da educação infantil?

Segundo Piaget (1977) cada vez que ensinamos prematuramente a uma criança alguma coisa que poderia ter descoberto por si mesma, esta criança foi impedida de inventar e, consequentemente, de entender completamente. o objeto de conhecimento, e os novos esquemas se formam a partir de outros, anteriormente adquiridos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em fclar.unesp.br

O que é infância segundo Piaget?

Para Piaget (1973), as crianças adquirem conhecimento por meios de ações sobre os objetos e de experiências cognitivas concretas. Elas constroem o seu conhecimento durante as interações com os outros e com o mundo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portal.fslf.edu.br

Qual teoria Piaget criou?

Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br

Qual o principal objetivo da contação de história?

Essa prática é muito importante, pois promove desenvolvimento cognitivo e social na criança, melhorando suas capacidades de comunicação. Diferente da leitura comum, a contação de histórias permite improviso e interação com o ouvinte, o que torna tudo muito mais envolvente e prazeroso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em superautor.com.br

Qual a importância do lúdico na contação de história?

Ao brincar, jogar, fazer de conta, a criança reproduz momentos que possibilitam realizar seus sonhos e fantasias. Esse momento de descontração também possibilita a criança reviver os conflitos e angustias do dia a dia para melhor compreende-los.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em meuartigo.brasilescola.uol.com.br

Qual é o desenvolvimento da contação de história?

A contação de histórias na educação infantil desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento, proporciona vivenciar diversas emoções como medo e angústias, ajudando a criança a resolver seus conflitos emocionais próprios, aliviando sobrecargas emocionais.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em docs.uninove.br

Quais autores falam sobre a importância da leitura?

Assim, ver, sentir, perceber e refletir sobre a leitura em meio as suas inúmeras dobras é o que fizeram Paulo Freire, Marcel Proust e Walter Benjamim. Três leitores/escritores que, a partir de suas percepções e histórias de leitura, construiram fundamentos teóricos para uma melhor compreensão do que é o ato de ler.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em revista.ueg.br

Quem criou a leitura?

A origem da leitura anda de mãos dadas com a história humana. Essa prática está intimamente associada aos suportes de acomodação da escrita. Desde as tábuas com escrita cuneiforme da Antiga Mesopotâmia até a escrita moderna dos smartphones, esses suportes moldam a prática da leitura em cada época específica.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em colegionovotempo.com.br

O que os filósofos falam sobre a leitura?

7 — “A leitura é o caminho mais curto para o conhecimento”. — Aristóteles. Aristóteles foi um filósofo grego que abordou diversos campos do conhecimento como lógica, política, retórica, ética, física e biologia, sempre em busca da sabedoria de cada assunto.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em vestibulares.estrategia.com