Já o presépio deve aguardar mais duas semanas para ser montado: ele aparece no terceiro domingo do Advento — 17 de dezembro —, que é marcado pelo Evangelho da anunciação de Jesus pelo anjo Gabriel à Maria.
Como manda a tradição, o presépio deve ser montado no primeiro domingo do Advento (do latim, chegada, preparação para a chegada do natal), ou seja, entre a última semana de novembro e a primeira semana de dezembro, com exatamente 4 semanas antecedendo o Natal.
Também existe uma data certa para a montagem do presépio, o terceiro domingo do Advento, que neste ano cai em 17 de dezembro, dia marcado pelo aviso do anjo Gabriel sobre a chegada de Jesus para Maria.
A árvore de Natal deve ser montada no dia 29 de novembro, de acordo com o calendário cristão. A momento de retirar e guardar as decorações da data é em 6 de janeiro.
PRESÉPIO COM MUSGO NATURAL!ELEMENTOS DO PRESÉPIO EM BAMBU!
Até quando o presépio fica montado?
A Igreja Católica orienta que o Presépio seja montado no primeiro domingo de Advento e seja desmontado no dia 6 de janeiro, data que encerra o período natalino.
Enquanto as comemorações de fim de ano são época de enfeitar a casa para o Natal, o Dia de Reis, celebrado neste sábado, 6 de janeiro, marca o momento de desmontar da árvore natalina ao presépio.
3 de dezembro. em 6 de janeiro. Porém, como a celebração do Dia de Reis só acontece no domingo após a data, a decoração deve se estender até o dia 7 de janeiro de 2024.
A Igreja Católica define que o presépio deve ser montado no primeiro domingo do Advento, devendo ser desmontado no dia 6 de janeiro. Essa tradição se consolidou entre os cristãos por meio de São Francisco de Assis, que iniciou a prática no século XIII.
Quando vamos montar o presépio com a primeira coisa que colocamos?
Ordem para montar o presépio
No primeiro domingo do advento, iniciando o tempo de preparação para o Natal, comece a preparação do presépio com a manjedoura e os animais: boi, burro e ovelhas. No segundo domingo do advento, coloque no presépio a estrela e o anjo.
Ele deve ser colocado embaixo da árvore após duas semanas, no terceiro domingo do Advento, que este ano cai no dia 11 de dezembro. A data representa o Evangelho da anunciação de Jesus pelo anjo Gabriel à Maria. Não é por acaso que enchemos as nossas Árvores de Natal de pisca-pisca!
A dica é começar pelos personagens principais: o Menino Jesus deve ficar no centro do presépio, ganhando destaque e, claro, em cima da manjedoura. Maria e José ficam bem próximos, um de cada lado, valorizados. A estrela de Belém deve ser posicionada no local mais alto.
De acordo com a tradição cristã, a árvore natalina deve ser montada no primeiro domingo do advento — tempo litúrgico que significa as quatro semanas que antecedem o dia 25 de dezembro. Por isso, neste ano de 2023, o domingo do advento vai cair em 3 de dezembro, dia recomendado para montar a árvore.
O presépio representa a cena do nascimento de Jesus, por isso, conta com a presença de alguns animais na cena (boi, burro, ovelhas e cabras) e alguns pastores. Maria e José são os pais de Jesus. Os anjos presentes no momento foram os responsáveis por anunciar o nascimento da criança.
Quando montar a árvore de natal? Segundo a tradição cristã, a árvore deverá ser montada no primeiro domingo Advento, neste ano comemorado no dia 28 de novembro, quatro semanas antes do Natal. O Advento é um tempo de preparação para o Natal, que marca o nascimento de Jesus Cristo.
Já o presépio deve aguardar mais duas semanas para ser montado: ele aparece no terceiro domingo do Advento — 17 de dezembro —, que é marcado pelo Evangelho da anunciação de Jesus pelo anjo Gabriel à Maria.
No entanto, se você quiser seguir o sentido religioso do Natal, existe um dia “D” ideal para desmontar a árvore. A árvore e todo os enfeites devem ser desmontado até 6 de janeiro.
O advento, para os cristãos, significa o tempo de preparação para o nascimento de Jesus Cristo. No Brasil, segundo a tradição cristã, a árvore de Natal deve ser montada quatro semanas antes da data, no chamado primeiro domingo do Advento.
De 22 de novembro a 23 de dezembro de 2024, a cidade será palco de uma das maiores programações natalinas do Brasil, com decoração natalina podendo ser apreciada até o Dia de Reis, em 6 de janeiro de 2025.
Resumindo, o advento seria o tempo de preparação para a chegada do Natal. Contudo, o presépio não deve ser montado de uma única vez. A tradição católica diz que as figuras devem aparecer aos poucos na medida em que se aproxima o dia 25 de dezembro.
Depois das festividades de fim de ano, é hora de desfazer a decoração natalina e desmontar a tradicional árvore de Natal. Mas quando fazer? De acordo com frei Faustino Paludo para o Portal A12.com, o dia correto para desmontar a árvore e o presépio é hoje, 06 de janeiro, quando é comemorado o Dia dos Reis Magos.