A resposta para essa pergunta é não, uma vez que temos frutos que não obedecem aos critérios para serem considerados frutas. Popularmente, considera-se que a fruta deve ter um sabor adocicado. Frutos como chuchu, quiabo e tomate, por exemplo, não são frutas, sendo popularmente chamados de legumes.
Entretanto, não podemos generalizar, pois frutas como maçã, caju e morango, na realidade, não são frutos verdadeiros, são um fruto acessório, também conhecido como pseudofruto. Nesse caso, temos um fruto cuja parte carnosa é derivada, em grande parte ou completamente, de tecidos que não são do ovário.
Abacaxi, morango e figo são frutas, certo? Errado! Eles são infrutescência: resultado da fusão de várias flores que, após serem fecundadas, se juntam em um único fruto ou infrutescência. No morango, por exemplo, os frutos são os diversos pontinhos escuros.
Para ser uma fruta, é preciso que ela venha do ovário da flor de uma planta. No caso do caju, o fruto é a castanha. No morango, as frutas são os aquênios, aquelas "sementinhas" que ficam na polpa. E na maçã, a fruta é a parte central da polpa, onde ficam as sementes (veja as fotos abaixo).
PODE COMER FRUTA À VONTADE ? - DR.LAIR RIBEIRO/CARDIOLOGISTA E NUTRÓLOGO
Por que caju não é fruta?
Porque o caju não é uma fruta? O caju é constituído de duas partes: a castanha e o pedúnculo, que é carnoso, rosado e chamado de falso fruto ou pseudofruto. A denominação ocorre porque, para ser considerado fruta, é preciso que tenha vindo do ovário da flor.
🌱 Figo não é fruta: na verdade, ele é uma flor "invertida", então suas estruturas florais estão voltadas para o seu interior, explica o professor da UFSJ. Figo selvagem "come" vespa: na natureza, para que o figo crie sementes férteis, ele precisa ser polinizado.
Afinal, pepino é fruta ou legume? A resposta para essa pergunta é: nenhum dos dois! Na verdade, o pepino é um fruto, parte comestível das hortaliças de que são derivados. Outros exemplos de frutos são o tomate, a abobrinha e o chuchu.
O tomate é sim um fruto, porque ele é oriundo do desenvolvimento da flor do tomateiro, geralmente ele não é chamado de fruta, por não ser doce. Ele é conhecido como legume ou vegetal, o que também não está errado.
Em botânica, a Encyclopedia of Life explica que o tomate é um fruto, pois sua composição morfológica é formada por uma baga que nasce do ovário da planta com flor, juntamente com suas sementes em seu interior.
O grão de milho é o fruto de uma semente, ou cariopse característico das gramíneas. O pericarpo (camada externa) é derivado da parede do ovário e pode ser incolor, vermelho, marrom ou variegado. A ponta do grão é a parte remanescente do tecido (pedicelo), que conecta o grão ao sabugo.
O que alguns não sabem é que a banana não é um fruto, mas sim, um pseudofruto, onde o tubo floral desenvolve-se em conjunto com o ovário, durante a frutificação; comercialmente é chamada de fruta. As bananas possuem um formato alongado, uma coloração amarela ou vermelha e um sabor doce.
Simbologia. No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã.
8. Berinjela. A berinjela não é legume, mas sim o fruto da planta Solanum melongena, isso significa que ela é o ovário amadurecido da planta e que comporta as suas sementes.
Ouça o texto abaixo! O caju é considerado muitas vezes como o fruto do cajueiro, embora seja um pseudofruto. É constituído de duas partes: a castanha que é a fruta propriamente dita, e o pedúnculo floral, pseudofruto confundido com o fruto. Esse se compõe de um pedúnculo piriforme, carnoso, amarelo, rosado ou vermelho.
A gente te ajuda: Os legumes são os frutos, as raízes, os caules e os tubérculos das plantas, como: tomate, abóbora, berinjela. mandioca, cenoura, palmito e batata. Já as verduras são as folhas e flores das plantas, como: alface, couve, repolho, acelga, espinafre, brócolis e couve-flor.
O abacaxi ou ananás (Ananas comosus) é uma infrutescência tropical produzida pela planta de mesmo nome, caracterizada como uma planta monocotiledônea da família das bromeliáceas da subfamília Bromelioideae.
Originário do México e América Central, o pimentão (Capsicum annum) é um vegetal da família das Solanáceas, a mesma da batata, berinjela, tomate, etc. O formato e a cor da hortaliça variam conforme as diversas espécies da mesma. Os frutos mais comuns são os de coloração verde, amarela e vermelha.
O morango é uma fruta vermelha, cuja origem é a Europa. Produzida pelo morangueiro, é um fruto rasteiro. Existem várias espécies de morango, sendo a fragaria a mais comum e cultivada em várias partes do mundo. É uma fruta pouco calórica, apresentando cerca de 32 kcal por 100 gramas de morango.
Suas flores é que irão originar o fruto e é uma árvore caducifólia ou decídua, ou seja, em determinado período do ano essa árvore perde totalmente suas folhas. No período de sua folhagem apresenta cor verde-claro. Na primavera essa planta produz fruto que irão amadurecer no verão.