No caso de impostos e contas de consumo (cujo código de barras começa com 8), por exemplo, normalmente os pagamentos são aceitos até às 16h. No caso das demais contas, o horário de compensação costuma ser até às 20h, exceto feriados e datas especiais em que o Banco Central altera o expediente bancário.
Quanto tempo demora para compensar um boleto agendado?
Após pagar o boleto, o prazo para a sua compensação é de até um dia útil, a partir da data de pagamento. Isso significa que o dia em que você realizou o pagamento não conta, apenas o dia seguinte é considerado dia útil (com exceção de final de semana ou feriado).
Para que o pagamento seja compensado no mesmo dia, é necessário realizá-lo até o horário limite de 13h30. Essa regra vale para todos os dias úteis, respeitando os horários de funcionamento das instituições financeiras envolvidas.
A compensação bancária na modalidade cartão de débito é praticamente imediata em qualquer hora do dia e dia da semana. Qual o horário de compensação bancária para o Boleto? A compensação na modalidade boleto é no mesmo dia se for pago até 20h. Entretanto, se for pago após 20h, leva até 3 dias úteis.
O cliente pode realizar a ação pelo código de barras do boleto ou da conta em questão. Simples assim. Dessa forma, no dia do agendamento, o banco automaticamente faz o débito na conta do pagador para compensar o pagamento daquele boleto ou fatura.
A efetivação de um pagamento agendado acontece até às 13:00 (horário de Brasília) da data escolhida e é feita apenas uma tentativa automática. Por isso, é importante se certificar de que você terá os valores em conta no dia da efetivação.
Observe o comprovante gerado quando a transação foi feita – também na parte de cima do documento. Caso você tenha realizado um agendamento, verifique a data. Se, mesmo sendo diferente da que você tinha planejado, for antes do seu vencimento, tudo bem. A quantia será debitada da sua conta nessa data.
Boletos de consumo, como impostos e tributos: até às 21h. Entretanto, algumas recebedoras aceitam o pagamento desses boletos até às 16h. Demais boletos bancários: 20h.
Por que demora para compensar? O boleto bancário passa pelo sistema de compensação do banco que o emitiu. Mas o que isso significa, afinal? De uma maneira bem resumida, isso indica que o pagamento será verificado pelos funcionários antes que o beneficiário — no caso, a sua loja — receba o dinheiro na conta.
Todavia, quando se trata de Pix Agendado, o valor costuma cair nos primeiros minutos do horário diurno. Isso quer dizer que se você agendou um Pix para o dia 15 para outra pessoa, ela vai receber esse valor perto das 06hs da manhã. Pode acontecer atrasos, mas dificilmente o valor vai cair só no meio do dia.
Você pode realizar o pagamento no mesmo dia ou fazer um agendamento para outra data. No primeiro caso, basta confirmar as informações do boleto (valor, quem o receberá, o código e banco em que será recebido) e clicar em “Escolher forma de pagamento”.
Geralmente o pagamento agendado se efetiva durante a madrugada. Por exemplo deixei um boleto agendado pra hoje e iria ser efetivado as 3:40 da madrugada.
As transferências acontecem até 17H em dias úteis. TEDs realizadas após esse horário e em fins de semana e feriados, são agendados automaticamente para o próximo dia útil.
Agendamentos: serão efetivados até o limite do saldo disponível em conta corrente, apurado entre 0h e 21h30 (horário de Brasília) do dia da execução, desconsiderando-se resgates (exceto automáticos), depósitos bloqueados e DOCs a receber, que são processados a partir das 24 horas.
Se o pagamento for feito após *às 13h30, a liquidação ocorrerá no dia seguinte. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) esclarece que nada mudará para quem paga o boleto. A mudança ocorrerá para o credor do documento, ou seja, aquele que irá receber o dinheiro.
Com a mudança, boletos pagos até às 16h30 (alterado para 13h30) serão compensados no mesmo dia. A novidade é mais um projeto de modernização feito pelo setor bancário na modalidade de boletos, que englobará 136 bancos e será mandatória.
Que horas ocorre a compensação de boletos? A compensação de boletos pode ocorrer durante todo o horário comercial de dias úteis, principalmente nos horários da manhã, das 9:00 e 12:00.
A compensação de boleto é o processo onde o valor pago em um boleto de cobrança é transferido da conta do pagador para a conta do beneficiário (quem emitiu o boleto). O tempo de compensação de boleto inicia após o pagamento do boleto pelo cliente.