O trabalho demorou três semanas para ficar pronto, num total de 17,5 horas e Carolyn apresentou seis opções a Knight e seus dois outros sócios Jeff Johnson (que sugeriu o nome Nike) e Bob Woodell.
A Nike, fundada por Bill Bowerman e Phil Knight, tem sede em Beaverton, Oregon, Estados Unidos. A empresa recebeu primeiramente, em 1964, o nome de Blue Ribbon Sports.
O logo foi adotado pela empresa em 1937 e representa a capacidade dos motores da marca, que dominam o mar, terra e ar. A Nike dispensa comentários neste caso. Seu famoso símbolo chamado Swoosh, possui uma simplicidade que inspira até hoje inúmeras outras marcas. Foi criado em 1971 pelo designer Carolyn Davidson.
HISTÓRIA DAS MARCAS #1 - HISTÓRIA DA MARCA NIKE E O SEU LOGO “SWOOSH”
Porque a logo da Nike é assim?
Em 1971, a marca lançou oficialmente o nome Nike, inspirado na deusa grega da vitória. Essa mudança de nome veio acompanhada de um novo logotipo: o famoso “swoosh”. A escolha do swoosh foi resultado da colaboração com Carolyn Davidson, uma estudante de design gráfico da Universidade Estadual de Portland.
A Nike nasceu em 25 de janeiro de 1964 como Blue Ribbon Sports e tinha como atividade base importar tênis de corrida japoneses para os EUA, em especial os Tiger.
Após a separação com o Tiger, a Blue Ribbon Sports renomeou-se totalmente como Nike. Phil Knight inicialmente queria chamar a empresa de “Dimensão 6”, mas Jeff Johnson, felizmente, inspirou-se na Nike depois de ver a deusa grega do nome da vitória em um sonho.
O que é a Nike Air? A tecnologia Nike Air consiste em ar pressurizado no interior de uma cápsula resistente, mas flexível, e proporciona maior flexibilidade e impulso sem comprometer a estrutura. As unidades Air Sole mantêm a forma determinada com elasticidade e menor impacto e mantêm a sapatilha firme e leve.
A Nike, um ícone mundial do material esportivo, nasceu no porta-malas desse carro aí da foto. Era nele que Phillip Knight levava os tênis que importava do Japão para vender de porta em porta. Em 1964, quando ele começou sua jornada, a empresa ainda não se chamava Nike. Àquela altura, o nome era Blue Ribbon Sports.
Niké é a Deusa Grega da Vitória e está vinculada ao Triunfo e à Glória. Todos os Deuses, atletas e guerreiros desejavam Niké ao seu lado, pois assim, a vitória estaria garantida.
Como a Nike cresceu tanto? A expansão da Nike teve início em 1978, quando a companhia começou suas operações na América do Sul e na Europa. No mesmo ano, a empresa desenvolveu o departamento de futebol, investindo em marketing esportivo com diversos atletas.
Nike - ou Níkē, em grego, e Nice, em português - era uma deusa grega que personificava a vitória, a força e a velocidade. A marca se inspirou na imagem de bronze de Nice que se encontra no Museu do Louvre, em Paris (França), e seu símbolo se assemelha a uma asa também em homenagem à deusa.
No início dos anos 1970, a Nike assinou sua primeira parceria com um atleta. O contrato de patrocínio de Steve Prefontaine, um corredor de 22 anos, foi assinado em 1974, por US$ 5 mil. Na época, a Nike tinha apenas três anos.
No começo de 1985, um tênis foi criado: um pouco desajeitado e nada ortodoxo, com as cores preta e vermelho do Chicago Bulls de Jordan. O sucesso foi imediato e impulsionado pelo jogo aéreo de JM e de fato, o nome “Air” vem da incrível habilidade do atleta de voar nas quadras.
Em entrevista antiga concedida ao USA Today, Michael Jordan havia falado sobre como Raveling como o grande responsável por levá-lo para a Nike, embora nem sempre leve o crédito. "Sonny Vaccaro gosta de levar os créditos, mas não foi realmente foi, foi George Raveling.
Em 1984, um executivo chamado Sonny Vaccaro convenceu a Nike a assinar um contrato milionário de cinco anos com Michael Jordan, ainda um jovem estreante na NBA, mesmo tendo Larry Bird e Magic Johnson como grandes ícones.
Para lhe dar um exemplo específico, se olhar para as camisolas das equipas de futebol Nike (equipa francesa, PSG ou outras), notará que a vírgula Nike é sempre cosida em frente ao coração (lado direito).
O logotipo, conhecido como "Jumpman", originou-se de uma fotografia de Jacobus Rentmeester, tirada antes de Jordan jogar pela equipe dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Verão de 1984. A silhueta de Michael Jordan serviu de inspiração a criação do logotipo "Jumpman".
O público-alvo da Nike é amplo e diversificado. A marca atende desde atletas profissionais até pessoas comuns que buscam um estilo de vida ativo e saudável. Seus produtos são projetados para homens, mulheres e crianças, abrangendo uma ampla faixa etária.
A sede em desenvolvimento da Grande China, em Xangai, conta com milhares de funcionários e tem à disposição diversos atrativos, como campo de futebol e quadra de basquete coberta.
O tênis seria o primeiro passo para a história da Nike. A princípio, era só um teste, mas tudo deu tão certo que o companheiro de equipe de Knight – Otis Davis – ganhou ouro nos 400 metros das Olimpíadas de 1960 com ajuda dos sapatos.
A Nike representa uma cultura global de esporte, estilo e da busca pela grandeza. Somos apaixonados pelo potencial e acreditamos que todos deveriam ter as ferramentas para alcançar o potencial de cada um. Investimos em nossos funcionários, inspirando novas ideias, métodos e produtos que nos levam ao futuro do esporte.